A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

IMAGENS DE DEPILAÇÃO










Diferenças entre depilação e epilação


Foto de mulher depilando a perna















A remoção de pêlos pode ser realizada por dois modos: a Epilação e a Depilação.

Epilação é quando ocorre a remoção por extração dos pêlos inteiros incluindo as porções abaixo da pele, como parte do bulbo piloso. Ex: pinças, ceras, aparelhos elétricos que arrancam os pêlos, laser, luz intensa pulsada, eletrólise.

Depilação é a remoção de pêlos rente à superfície da pele não sendo atingido as porções internas dos folículos pilosos.


Referência: Disponível em: http://www.senado.gov.br/portaldoservidor/jornal/jornal84/beleza_epilacao.aspx Acesso em 31/05/2012.

FICHA DE ANAMNESE - DEPILAÇÃO



NOME:
ENDEREÇO:
BAIRRO:
CEP:
TEL:
PROFISSIÃO:
DN:____/____/___ IDADE:
1) Já fez algum tipo de depilação? ( ) sim ( ) nãoLocal depilado:
2) Quais produtos usou?
3) Teve alguma reação alérgica: ( ) sim ( ) não.Que tipo:
4) Tem nódulos? ( ) sim ( ) não Local:
5) Tem vasos e/ou varizes? ( ) sim ( ) não
6) Está grávida? ( ) sim ( ) não
7) Está amamentando? ( ) sim ( ) não
8) sofreu algum tipo de cirurgia? ( ) sim ( ) não
9) Tem algum problema hormonal? ( ) sim ( ) não Local:
10) Faz uso de algum tratamento de pele? ( ) sim ( ) não Local:
11) Faz uso de ácidos glicólico e/ ou ácido retnóico? ( ) sim ( ) não Local:
12) Apresenta algum tipo de alternação na saúde? ( ) sim ( ) não
13) Apresenta algum tipo de alternação na pele? ( ) sim ( ) não
Qual: ( ) micose ( ) coceira ( ) outros _____________________ 
14) Faz uso de algum medicamento? ( ) sim ( ) não
15) É alérgico a algum medicamento? ( ) sim ( ) não Qual?
Obs.:As informações dadas acima são verdadeiras, isentando o profissional de qualquer responsabilidade. Por informações omitidas ou negadas.

 Assinatura do Cliente


Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.


Sobrancelhas/ Depilação com linhas


Em primeiro lugar, observe bem as sobrancelhas de seu cliente. Os pêlos invadem as pálpebras? O traçado desequilibrado.O rosto de alguma forma? Pesa, por exemplo, na fisionomia? Altera a expressão facial? Há sobrancelhas caídas que fazem a pessoa parecer triste, outras são tão arqueadas quedão um ar gaiato. E por ai vai...Mas o que mais interessa aqui é a gentes saber como cuidar de um par de sobrancelhas finas ou grossas de formaque fiquem lindas! Favorecendo sempre, mesmo, o rosto totalmente entregue á habilidade das mãos de uma depiladora profissional. Antes de qualquer coisa, saiba como se preparar impecavelmente: vista o jaleco coloque a lupa de pala e a máscara descartável, lave as mãos e calce as luvas de biossegurança.

Sobrancelhas que marcaram época
Anos 20 = Raspada e redesenhada no formato reta
Anos 30 = Fina e arqueada (estilo Marlene Dietrich)
Anos 40 = desenhada, porém mais espessas
Anos 50= Grassa (estilo Brigite Bardot)
Anos 60 = Natural
Anos 70= Bem fina quase apagada ( pós Hippie)
Anos 80 = Modismo quanto á cliente
Anos 90 = Ao gosto do cliente atualmente.




Tipos de sobrancelhas Conforme o Formato do Rosto

Rosto Oval= deve-se larga o seu inicio e estreita a partir do ponto mais alto doarco, até o seu final.

Rosto Redondo = deve ser elevado, formando um ângulo no ponto mais alto do arco. Lembre-se de nunca arredondar sobrancelhas em um rosto redondo.

Rosto quadrado= a sua largura deve ser igualmente proporcional em toda a sua extensão, acentuando o contorno mais alto do arco quase no seu final.

Rosto Retangular = deve-se deixá-la o mais horizontal possível, se definir o ponto mais alto do arco.

Rosto Losangular = deve-se elevar o ponto mais alto do arco. No final,recomenda-se arquear a sobrancelha suavemente.

Rosto Triangular Tipo I =Deve ser mais larga no inicio e arqueada suavemente no final, sem formar angulo.

Rosto Triangular tipo II= deve ser larga em toda a sua extensão, formando um arco quase no seu final.

Rosto Hexagonal Tipo I =Deve-se arqueá-la, acentuando o ponto mais alto do arco.

Rosto Hexagonal Tipo II =- deve-se arqueá-la suavemente, sem forma ângulo.

Cuidados para a realização da técnica

• A depilação da sobrancelha sempre deve ser realizada com pinças adequadas que não provoquem irritação cutânea, sempre no sentido do crescimento do pêlo, seguindo a sua linha natural e o mais importante,tracionando a superfície cutânea para fazê-la.

• Os pêlos devem ser escovados superior e inferiormente para podemos verificar a necessidade de apará-los.

Antes de iniciar a técnica higienizar e desinfetar a superfície cutânea. O trabalho pode ser finalizado com uma máscara.

• As sobrancelhas devem estar harmonia com pó rosto.

Passo a Passo

Prenda os cabelos da cliente com uma faixa de cabeça um algodão umedecido em loção pré-depilatória na região das sobrancelhas dela .Apóie a ponta do bastão de laranjeira no canto externo do nariz direita,encostando a outra ponta na testa. Trace uma linha reta imaginária para cima,em direção, ao canto interno do olho, e, com o lápis apropriado, marque o ponto em que deve começar a sobrancelha direita Apóie a ponta do bastão de laranjeira no canto externo narina direita, encostandoa outra ponta na testa. Trace uma linha diagonal imaginária, para cima, emdireção ao canto externo do olho, e, com o lápis apropriado, marque o ponto emque deve terminar a sobrancelha direita. Apóie a ponta do bastão de laranjeira no canto externo do lado direito dos lábios, encostando a outra ponta na testa. Trace uma linha reta imaginária paracima, em direção ao meio da pupila, e, ponto mais alto da sobrancelha. Pronto. Está feita a marcação de como deve ser depilada a sobrancelha direita.Todo pêlo que estiver fora do traçado deverá ser retirado. ( As falhas podem ser  preenchidas com desenhos a lápis, hena ou implante de pêlo.) Escove a sobrancelha na diagonal e apare as pontinhas dos pêlos se necessário.

OBS: faça as mesmas mediações no outro lado do rosto para marcar os limitesda sobrancelha esquerda.

Depilação com cera fria: Antes de aplicar a cera, passe um algodão com talco na região a ser depilada. O talco não permitirá que a cera grude na pele. Mergulhe o pau de laranjeira na fria, suspenda-o, gire-o para retirar o excesso e espalhe a cera na região demarcada entre as sobrancelhas, sempre de dentro para fora. Seguida, no mesmo sentido, coloque uma banda de papel tecido sobre a pele com a cera, fixando-a com o dedo indicador. Puxe a banda de papel-tecido fixada entre as sobrancelhas com um movimento rápido, no sentido contrario o de nascimento dos pêlos. Enquanto mantém bem esticado a pele da região da sobrancelha, aplique a cera no local a ser depilado, usando o bastão de laranjeira. Ainda com a pele da região da sobrancelha bem esticada, fixe uma banda de papel-tecido sobre a cera fria. Segure a banda de papel-tecido pela ponta e puxe-a no sentido contrário ao do nascimento dos pêlos. Penteie a sobrancelha com uma escovinha e , caso seja necessário, aperfeiçoe o seu contorno aparando com uma tesourinha. Se for preciso, use também a pinça.

OBS: não deixe de passar o óleo pós-depilação; ele retira qualquer resíduo de cera fria. É bom também aplicar um creme calmante.
Depilação com cera quente
Se o cliente optar pela cera quente, tome muito cuidado. A cera tem que estar gelatinosa, numa temperatura morna para quente. Equivalente á temperatura morna para quente, equivalente á temperatura médiado corpo: 36º a 37º. E, mesmo assim, a cliente deve ficar de olho fechado. É aconselhável colocar um pedaço de algodão umedecido com soro sobre a pálpebra após o processo.Para fazer o contorno da parte de cima da sobrancelha, estique a pele da região e aplique a cera na área a ser depilada, usando o bastão de laranjeira. Mantendo ainda a pele da sobrancelha esticada, puxe rapidamente e com firmeza assim que a cera começar a endurecer.Para fazer o contorno da parte de baixo da sobrancelha, esticada a pele da região e aplique a cera na área a ser depilada, usando o bastão de laranjeira.Com uma das mãos, mantenha a pele da sobrancelha esticada e, com a outra, puxe rapidamente e com firmeza, assim que a cera começar a endurecer.

OBS: Com cera quente a depilação das sobrancelhas é mais rápida e menos dolorosa.

Atenção = sempre que utilizar um pau de laranjeira jogue-o na lata de lixo imediatamente após o uso. Outra coisa. A depilação das sobrancelhas deve ser apenas para limpar ou redefinir o taco, Daí ser aconselhável a depiladora perguntar sempre ao cliente oque ele quer. E, se for o caso, até sugerir o que pode ser feito. Mas se um cliente desejar modificar o formato ou afinar as sobrancelhas, a depiladora precisa avisá-lo do seguinte: ao se arrancarem os pêlos da sobrancelha, os que surgiremdepois não terá a mesma estrutura e tampouco nascerão exatamente no local depilado. 


Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.

ÁREAS DE DEPILAÇÃO


Axilas:

Nas axilas, a pele é fina e os pêlos são muito grossos. Daí não ser aconselhávelo uso de cera fria nessa região. A depilação deve ser feita com cera quente, que dilata os poros e facilita a remoção dos pêlos, e obedecendo ao sentido de seu nascimento. Havendo ou transpiração, uma boa assepsia torna-ser indispensável.


Virilhas:

Trata-se de uma região delicada em todos os sentidos. A começar pela pele sensível, muito irrigada e com pêlos muito grossos. Daí ser preferível utilizar cera quente. E ter o cuidado de esticar e segurar bem a pele da área em que estiver sendo feita a depilação. (é aconselhável que a cliente tire a sua roupa íntima e vista uma calcinha descartável, geralmente fornecida pela profissional.) 
Diante de uma situação complicada de pêlo encravado, encaminhe o cliente para um dermatologista.
Após a assepsia. Pegue um lápis de sobrancelha e desenhe a região dos pêlos pubianos a ser preservada. Lembre-se sempre de perguntar á cliente se ela deseja uma depilação pouco ou muito cavada. Só então comece a preparar a virilha para a depilação. Após a assepsia com uma loção pré-depilatória, passe um pouco de talco na região com o auxilio de um pedaço de algodão. A melhor forma de depilar a virilha é em pequena etapa. Assim, com a espátula descartável de madeira, aplique um pouco de cera de cada vez.
 
 Na hora de tirar a cera, um recomendável; cada puxada deve ser dada com movimentos bem rápidos e firmes, no sentido contrário ao do nascimento dos pêlos. E a pele deve estar esticada. Se ainda permanecer algum pêlo, finalize o serviço com uma pinça e, por fim, aplique o gel pós-depilatório.
OBS:após a remoção dos pêlos, pressione suavemente o local com a mão para normalizar o fluxo da corrente sangüínea a região.

Pernas
O método mais apropriado para depilação das pernas é o chamado roll-on.(Esse método é aconselhável também para a depilação de costas, peito, barriga eregiões glúteas.) Antes de aplicar o roll-on, limpe a pele a ser depilada com uma loção para retirar resíduos de suor, oleosidade, sabonete ou qualquer outro produto pré-depilatório. Aplique um pouco de talco e espalhe sobre a pele para facilitar aderência da banda de papel-tecido á cera do roll-on. Pressione e deslize o aparelho roll-on sobre uma banda de pape-tecido. Nunca a pele do cliente.

Atenção = não se deve usar o roll-on diretamente sobre a pele da cliente para não ocorrer o risco de contaminar o refil.Pegue a banda com a cera e coloque-a, como se fosse um esparadrapo, sobre a pele da perna da cliente. Pressione-a delicadamente no sentido do nascimento dos pêlos. Em seguida, puxe de uma só vez a ponta da banda no sentido oposto ao nascimento dos pêlos. Se ainda permanecer algum pêlo, finalize o serviço co uma pinça. Em seguida, passe o óleo removedor de cera e aplique o gel pós-depilatório.E os pêlos das costas, do tórax, da barriga e das nádegas? O melhor método para arrancá-los ainda é o roll-on. Nesses casos, o procedimento é o mesmo recomendado para a depilação das pernas. E o ânus? Bem, ai a depiladora, com luvas, poderá usar o dedo indicador ou um bastão de laranjeira para passar e puxar rapidamente a cera-morna para quente entre 36º e 37º - no local.


Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.

Atendimento ao Cliente - Depilação



Uma das coisas mais difíceis do dia-a-dia é lidar com as pessoas complicadas, certo? Errado! Depois de assistir esta palavra você como será como será bem mais fácil lidar com pessoas venenosas, destrutivas, e aprende a identificar cada tipo, você conhecerátécnicas infalíveis para lidar com cada uma delas. Saberá como não se deixar ofender nem magoar por aquilo que essas pessoas falam ou fazem. E verá que é possível conviver com o mínimo de desgaste, com manias alheias.No contato com o publico são comuns as perguntas, nelas moram grande perigo no atendimento. Segue perguntas abertas e fechadas.

Perguntas abertas: sempre clarificam a resposta.

Perguntas fechadas: sempre deixam sinal d interrogação na resposta não concluindo o raciocínio. Vejamos exemplo.Quatro princípios para um bom atendimento:Para temos uma boa didática no atendimento ao publico existem quatro princípios:Amor, ações, bem e alegria
Princípios do BEM:
 ninguém é destrutivo porque quer claro que todo publico tem momentos de raiva, vingança, egoísmo e cinismo. Isso não significa que todos os momentos o publico em geral seja assim. Isto nos obriga a tratá-los de forma branda e amigável transmitindo toda harmonia, pois a maldade não se instala quando não se reage a ela!
Principio de ALEGRIA: 
Ninguém é triste porque quer, todos nós sabemos como a tristeza é prejudicial á vida. E ninguém em sãconsciência, deseja ser triste, mal humorado, destrutivo, na verdade nenhum de nós é assim, então em consideração ao principio de alegria,manifestemos o do sorriso a cada publico alvo, pois mais vale um sorriso triste, que a infelicidade de nunca ter sorriso antes! Sorria sempre!Lembre-se disso quando estiver diante de uma pessoa que não sorrir, ela não é assim porque quer, mas porque não consegue tirar a venda dos olhos e enxergar à vida como ela é.

Princípios do AMOR:
 Ninguém odeia porque quer, Paulo Freire fala o AMOR e o ÓDIO são irmãos Gêmeos, o ódio nasce e cresce quando somos profundamente humilhados, ele só fica anormal quando não vai embora, quando bloqueia o Amor entrar. Ao publico tratá-lo com Amor é uma função fundamental para um bom atendimento, Amar o que faz e zelar pelo carinho do contato ao publico, favorecem de retornos positivos.
Princípios de AÇÂO POSITIVA: 
ninguém age de maneira negativa porque quer. Quem sabe faz a hora não espera acontecer!Devemos tomar cuidados com a vingança no atendimento ao publico pois certamente o mesmo poderá voltar para te novamente o contato com sua pessoa, o passado não deverá está presente no novo atendimento, mostrar para seu cliente o Grande profissional que és, é uma forma exemplificar para o próximo que: mágoas, raivas levam a profundo poço dentro de si! Melhor falando ás vezes entramos no subsolo do poço esquecendo-se da luz da ação positiva que existe d e cada um de nós!Partiremos para o patamar de ação psicológica que nós cada um deve ter ao atender com nosso cliente. Qual dessas pessoas você é ao atender o publico?

O desligado
O apaixonado
O bonzinho
O ingênuo
O necessitado
- O Otimista

Agora que nós já conhecemos um pouco de nós mesmos, vamos conhecer  psicologicamente como é o nosso cliente:

- O Autoritário
O impulsivo
- O dissimulado
O egoísta
O inseguro
O controlador 
O dominador 
O arrogante

Vamos conhecê-los?

O arrogante : é o tipo mais fácil de identificar: nariz empinado, expressãode desdém, olha o mundo por cima como se fosse superior.
Como tratá-lo?
Manter a voz mansa e controlada, para dar aimpressão de que as coisas que pensa e diz são razoáveis e produtos de muitareflexa. Trata-o com respeito, mas deixe claro que o respeito é subordinação.Quando ele passa dos limites, diga-lhe isso com carinho e firmeza. Peça-lhe paralhe considerar a atitude. 

Autoritário: faz o possível para esconder suas verdadeiras intenções,mesmo demonstra na fala ou gestos a linguagem da imposição.
Como tratá-lo?
Evite confrontações com ele, quando se julgar magoado, humilhado lembre-se dos quatro princípios e se fortaleça. Olhe para a pessoa nos olhos, procurando transmitir carinho, simpatia e confiança.

O impulsivo: é preciso ter cautela! Ele pode ser totalmente transparente eoferecer riscos no atendimento. O mesmo traz dentro de si mesmoimitações a você!
Como tratá-lo?
Basta evitar qualquer palavra ou atitude que possa provocá-lo. Afaste-se e aguarde que as coisas voltem ao normal. 

O dissimulado: é o tipo mais perigoso do que o impulsivo, pois o mesmo põe a raiva para fora, o dissimulado tem o que nos chamamos de duascaras. 
Como tratá-lo?
Falar sobre a ética mantendo a responsabilidademútua e a sinceridade. Se perceber uma artimanha, desmonte-o calma. Aoflagrar as mentiras desmascare-as como ética não transparecendo você“atendente” o superior sobre o mesmo.

O egoísta:só pensa nele como a única pessoa do mundo, esquece atémesmo que precisa da sua ajuda para resolver seu problema.
Como tratá-lo?
Água mole e pedra dura tanto batem a te que fura! Nãoforneça platéia para o egoísmo, pois o mesmo gosta de subir no palco da vida para aparecer! Mostre que vivemos em sociedade egoísta, pois mesmo gostade subir no palco da vida para aparecer! Mostre que vivemos em sociedade e precisamos um dos outros. 

O inseguro: o mesmo não tem certeza de nada do que quer! Você iráajudá-lo a decidi o caminho! Cuidado você irá orientá-lo, não decidi pelomesmo! Mostrar o caminho que pode percorrer faz parte do bomatendimento ao publico! 
Como tratá-lo?
Quando conseguimos a convencê-los de que não somos guia e nem protetores, devemos tomar cuidados de não sermos confundidos como psicólogos, pois o mesmo pode até mesmo pedir orientações para sua vida peculiar.
 
O controlador:  No inicio o mesmo aparenta uma pessoa inocente, com isto é uma tática para ganhar campo, realidade o mesmo controla pessoas somente para aramar o circo e depois de longe vê-lo pegar fogo! 
Como atender?
Ter um controlador por perto é o mesmo que se sentir vigiado, não sabemos como ele pode acompanhar todos os nossos movimentos,é claro que isso é muito desagradável, pois o mesmo cobra de uma forma quenós atendentes a lhe dever. Tomar total domínio do atendimento é o primordial para você controlador. Firmeza na fala.

Dominador: A diferença entre o controlador e o dominador é que o dominador exerce o poder de controlar tudo e todos. Devemos tomar cuidado, pois potencialmente destrutivo ele gosta da dar nó em pingo d’água, como um túmulo enterra boas intenções s, se acha direito de tudo,se julga forte e imbatível. 
Como atender?
É preciso ter muita paciência, pois é altamentedesgastante, por outro lado podemos conversar sempre que necessário com calma, expondo nossos pontos de vista e alertando-o quando passar dos limites. Não podemos mudar os outros, mas podemos mudar nossa maneira de encarar-los. Compreender suas razões e suas limitações ajuda a vê-los de um pontode vista mais humano. 




Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.

Sete conselhos para a depiladora dar aos seus clientes



1-  Não passar cremes na pele antes da depilação. A gordurosas impede a aderência da cera.

2- Se estiver menstruada, evitar a depilação.
Nesse período, o organismo retém maior quantidade de líquidos, o que provoca inchaço e deixa a pele mais sensível á dor.

3- Caso esteja fazendo algum tratamento á base de ácido glicólico ou retinóico,informar a depiladora. O uso de ceras não recomendável nesse caso. A pele estará muito sensível á temperatura da cera quente e se ressecará facilmente com a aplicação da cera fria, o que poderá irritar e provocar manchas na região depilada.

4- Não vestir roupas apertadas ou meias de náilon logo após à depilação. Elas podem irritar a pele e provocar inflamação de algum poro por causa do atrito.

5- Aplicar bandagens com chá de camomila gelado ou soro fisiológico gelado na região recém-depilada. Dá alivio a pele.

6-Não usar desodorante ou qualquer produto que contenha álcool durante 24horas após a depilação. O álcool irrita e desidrata a pele.

7-Esperar 48 horas para se expor ao sol. Esse tempo de segurança previne o aparecimento de manchas e outros tipos de lesões causadas pelos raios solares na pele ainda sensibilizada pela depilação.



 

Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.

Alterações dermatológicas



Alteração da pele

Dos tumores existentes, o câncer é o mais freqüentes. Muito deles poderiam ser evitados se medidas de prevenção fossem aplicadas em tempo apropriado, permitindo assim a cura. Existem três tipos de câncer de pele:carcinoma basocelular, espinocelular e melanoma.

Qualquer pessoa pode ter Câncer de pele, principalmente as de pele, olhos ecabelos claros, que sempre se queimam e nunca se bronzeiam. Além desses,ruivos e “portadores de sardas”, pessoas que se expões ao sol por muito tempoou os que possuem história familiar de tumor na pele estão no grupo de risco.

Como reconhecer os sinais precoces
Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida,avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.Uma “pinta” preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho. Uma mancha ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas,erosões ou sangramento. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do Câncer da pele. Eloá se encontra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. A exposição excessiva e prolongada ao sol contribui não só para o risco no desenvolvimento do câncer como no envelhecimento da pele. É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativo, ou seja,mesmo depois de parar de se expor ao sol, as alterações da pele podem semanifestar anos depois. Além da radiação solar, outros fatores como raios-X e certas substânciasquímicas podem levar ao câncer da pele

  
Como prevenir

Examinando sua pele regulamente e reconhecendo os sinais precoces de tumor.P rotegendo-se dos raios solares do uso de roupas e/ ou filtros solares adequados. Não se esqueça que a radiação entre 10 horas da manhã e 3 horas da tarde é prejudicial. Não aconselhamos o uso do bronzeamento artificial. Não esqueça: O importante com relação ao câncer da pele, é que é possível prevenir-lo e curá-lo quando diagnosticado precocemente.

Escabiose (ou sarna)

A escabiose (ou sarna) é causada por um ácaro parasita, transmitida de uma pessoa a outra pelo contato direto. A sana acomete a qualquer pessoa,independente de raça, idade ou hábitos de higiene pessoal. A doença écaracterizada por uma coceira intensa, principalmente á noite, na região doumbigo, axilas ou entre os dedos das mãos. A sarna forma pequenas crostas nasáreas mais quentes do corpo: entre os dedos, atrás dos joelhos, atrás doscotovelos, nádegas, virilhas, umbigos e mamas. Nas crianças, acomete todocorpo – inclusive as palmas das mãos, as plantas dos pés e o couro cabeludo.Todas as pessoas que moram na mesma casa do portador da sarna devem ser tratados ao mesmo tempo, com uso local ou oral – dependendo da orientação dodermatologista. As roupas devem ser trocadas e lavadas diariamente.

Como a escabiose é transmitida?
O contágio normalmente ocorre através de contato direto com o doente(inclusive relação sexual) ou contato indireto com vestimentas ou roupas decama usada por ele/ela.

Quais os sintomas os sinais de sarna?
Após o período de incubação de cerca de 3 semanas, uma erupção pruriginosaaparece nos dedos das mãos, punhos, axilas, mamilos, genitais, área Periumbilical e nádegas. Ela é caracterizada por pápulas (“bolinhas”) e lesões emtúnel lineares) de trajeto sinuoso, és vezes pouco visíveis. Além disso,encontramos também, escoriações causadas pelo ato de coçar, infecçõesSecundárias e nódulos na bolsa escrotal ou pênis. Em crianças, as lesõeslocalizam-se também no couro cabeludo, palmas das mãos e planta dos pés.

Como é feito o diagnóstico?

Baseando na história de prurido noturno e nas lesões encontradas nas áreassugestivas, qualquer dermatologista é capaz de fazer o diagnóstico clínico que pode ser facilmente confirmado com um exame direto do material era raspadoda pele do doente e examinado ao microscópio.

Como é feito o tratamento?
Existem vários medicamentos de uso tópico que podem ser utilizados notratamento da escabiose. São soluções escabicidas que normalmente devem ser diluídas e aplicadas á noite, no corpo todo do individuo, por alguns dias, não hánecessidade de ferver roupas de cama ou pessoais, pois o acaro não sobreviver  por muito t5empo fora do hospedeiro.Existe também a possibilidade de tratamento com medicação oral que deverá ser  prescrita pelo seu médico.Os sabonetes escabicidas que não costumam ser eficazes e produzem, emdiversos casos, reações alérgicas que pioram.Todas as pessoas que residem na casa do doente devem ser examinadas oumesmo tratadas, ás vezes com doses menores da medicação Gestante e lactentesnão devem utilizar os mesmo medicamentos que as outras pessoas acometidas por esta zoonose.

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, também conhecida como lepra. Se uma área da pele apresenta queda dos pelos, manchas brancas ou avermelhas , estár esse cada e com sensação de formigamento e dormência, isso pode ser hanseníase. Em alguns casos, também pode haver diminuição da força muscular. A doença afeta a pele e os nervos, e as manchas podem estar localizadas em qualquer parte do corpo. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas e pés) e o rosto.Assim que uma mancha com essas características for notada, você deve procurar um dermatologista. Isso porque a hanseníase tem cura, mas quando não há tratamento a doença pode causar deformidades, principalmente, nas mãos e pés. A hanseníase pode ser transmitida pelo contato com uma pessoa sem tratamento,através das vias respiratórias. Entretanto a maioria das pessoas não adoecequanto tem contato com a bactéria porque tem uma resistência natural para combater a doença.
 
O tratamento da hanseníase é fornecido gratuitamente pelo Governo a todos os doentes, o tratamento é o chamado de poliquimioterapia (PQT), porque é composto por dois ou três medicamentos. O tratamento pode durar de 6 a 24meses, dependendo de cada caso.

Manchas
Você sabia que manchas na pele podem ser caracterizas de algumas doenças?Observe sempre a sua pele para identificar algumas dessas doenças.

LUPUS
O lúpus eritematoso cutâneo é uma doença que afeta principalmente asmulheres, na idade entre 20 e 40 anos. São manchas vermelhas que aparecemnas áreas expostas ao sol, como o rosto, a região do decote, os brancos e o courocabeludo. Essas parecem que se forma uma cicatrizes. Elas podem mudar de cor,variando para marrons ou brancas. E raramente há comprometendo de outrosórgãos.O diagnóstico do lúpus eritematose é feito através de biopsia da pele. Éimportante que os pacientes evitem a exposição ao sol, pois as lesões podemaumentar e piorar. Além disso, devem usar filtro solar diariamente, roupas demangas longas (sem decotes), chapeis e bonés. Os tratamentos complementaresdevem ser prescritos pelo dermatologista.

Psoríase

A psoríase é um a doença de pele muito freqüente, de causa desconhecida ecomum em pessoas da mesma família. Não é uma doença contagiosa, pode ser tão discreta e atingir grandes partes do corpo – nesses casos, é preciso calma e paciência para que o tratamento tenha sucesso.A doença é caracterizada pelo9 aparecimento de manchas ou placas vermelhasno corpo com descamação intensa. As principais áreas que manifestam a doenças são: joelhos, cotovelos, couro cabeludo e dorso. A psoríase inflama a pele, que fica bem vermelha e com aspecto espesso como escama.O dermatologista faz o diagnostico de psoríase exami8nando a pele, as unhas e ocouro cabeludo do paciente. Se existe duvida no dia diagnostico pode ser feitasuma biopsia de pele. O tratamento é baseado na idade, no estilo de vida na paciência e na severidade do quadro de psoríase.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença que destrói as células que contem o pigmentoresponsável pela cor da pele; por isso, aparecem manchas brancas, no local, acausa da doença ainda é desconhecida e na grande maioria dos casos não hánenhum prejuízo para a saúde. O vitiligo não é contagioso e nem hereditárioapesar de em alguns casos serem encontrados anteceder familiares com adoença. Os locais mais afetados são as mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos,rostos e região genital. Certos fatores podem desencadear o vitiligo em algumas pessoas, como ferimentos e inflamações na pele, queimaduras solares e estresse. Dependendo da localização, da extensão e do tempo em que o vitiligo apareceuno corpo, a doença pode ser curada, no entanto, a ciência ainda não descobriuquais os fatores que determinam a possibilidade de cura. Assim, alguns pacientes conseguem resultados positivos, outros não. Ou seja; existe um fator  próprio em cada pessoa que determina a reação do corpo á doença. Os mesmo medicamentos utilizados em que se curou podem não funcionar em outra pessoa. Não se sabe que fator é esse, e não se podem prever quem será curado ou não.Todo tratamento é uma tentativa. O que sabemos é que o estado emocional influencia na manifestação e notratamento da doença. Pessoas muito tensas, preocupadas, ansiosas e depressivastêm maior probabilidade de serem tomadas por novas manchas de vitiligo.Portanto, é necessário que o paciente tente aliviar as tensões emocionais paramelhores resultados. O tratamento do vitiligo pode variar desde o uso de medicamentos locais e por comprimidos, até a indicação de técnicas cirúrgicas, radiação ultravioleta oulaser. O dermatologista deverá indicar o melhor tratamento para o paciente,observando o tipo e o estágio do vitiligo, pois o resultado depende da capacidadede ração do organismo. No entanto, na ausência de tratamento, vitiligo tende aaumentar e comprometer outras partes do corpo.

Micoses

Manchas brancas ou avermelhadas que causam coceiras, em áreas dedobras ( como axilas, virilhas, entre os dedos as mãos e pés), podem ser micoses.Existem diversos tipos de micoses, todas causadas por fungos. Vamosconhecer algumas delas;Pitiriase versicolor: é uma micose muito freqüente, pequenas como umconfete.Podem estar agrupadas ou isoladas, e normalmente aparecem na partessuperiores dos braços, troncos, pescoço e rosto.
Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entreo branco, rosado ou castanho, e pode coçar. A pitiriase versicolor é mais comumem adolescentes e jovens, sendo que pessoas podem ter efeito commedicamentos locais ou orais. No entanto, esta micose pode voltar ao corpo por varias vezes.Sua superfície tem uma descamação fina, com a tonalidade variando entreo branco, rosado ou castanho, e pode coçar. A pitiriase versicolor é mais comumem adolescentes e jovens, sendo que pessoas podem ter efeito commedicamentos locais ou orais. No entanto, esta micose pode voltar ao corpo por varias vezes.
Pênfigos
Os pênfigos são doenças que atingem a pele e mucosas (boca, olhos egenitais) causando bolhas feridas e crostas. Os Pênfigos não são contagiosas, esua causa é desconhecida pela medicina,. Há duas formas da doença: pênfigosvulgar e pênfigos foliáceo.O pênfigos vulgar é relativamente raro e ocorre em homens e mulheresacima dos 40 anos. Geralmente começa com feridas na boca, nos olhos ou nosgenitais. Depois surgem bolhas muito dolorosas no rosto, tronco, braços e pernas, atingindo grandes áreas e acompanhadas de muitas fraquezas.O pênfigos foliáceo, também chamado de fogo selvagem, é menos gravedo que o pênfigos vulga. No Brasil, ocorre principalmente nas áreas rurais deGoiás, minas gerais de Goiás, minas Gerais, mato grosso, mato grosso de sul,São Paulo e Paraná; é mais comum em adultos, jovens e p0ode acometer várias pessoas de uma mesma família, incluindo as crianças as crianças. Nos pênfigosfoliáceos surgem bolhas que se rompem facilmente, formando escamas. Ele nãoatinge as mucosas. As lesões costumam aparecer nas áreas expostas ao sol,como face, região do couro cabeludo, e depois espalham para o corpo todo.O diagnóstico é feito pelo exame clinico feito pelo dermatologista econfirmando por biopsia. O tratamento é feito com medicamento de uso oral econtrole rigoroso pelo dermatologista
Urticária
A urticária é uma doença muito comum, caracterizada pela formação de placas avermelhadas na p0ela que causam muita coceira ou sensação dequeimação. Podem se formar placas isoladas ou em grupos, em qualquer localdo corpo. Essas desaparecem espontaneamente em algumas áreas, sem deixar marcas.As lesões da urticária variam de tamanho, e podem formar áreas deedemas ( placas roxas) e inchaços. Geralmente coçam muito e podem apresentar sensações de queimação. Quando a urticária acomete os abios, as pálpebras ouórgãos genitais o inchaço regride em monos de 24 horas.A urticária pode aparecer com uma reação do organismo a alergias, produtos químicos, alimentos ou medicamento. Alguns alimentos que podemcausar urticárias são: castanhas, chocolates, tomates, ovos, leite e corantes
Cetep CaxiasApostila de Depilação60
 

Pênfigos

Os pênfigos são doenças que atingem a pele e mucosas (boca, olhos egenitais) causando bolhas feridas e crostas. Os Pênfigos não são contagiosas, esua causa é desconhecida pela medicina,. Há duas formas da doença: pênfigosvulgar e pênfigos foliáceo.O pênfigos vulgar é relativamente raro e ocorre em homens e mulheresacima dos 40 anos. Geralmente começa com feridas na boca, nos olhos ou nosgenitais. Depois surgem bolhas muito dolorosas no rosto, tronco, braços e pernas, atingindo grandes áreas e acompanhadas de muitas fraquezas.O pênfigos foliáceo, também chamado de fogo selvagem, é menos gravedo que o pênfigos vulga. No Brasil, ocorre principalmente nas áreas rurais deGoiás, minas gerais de Goiás, minas Gerais, mato grosso, mato grosso de sul,São Paulo e Paraná; é mais comum em adultos, jovens e p0ode acometer várias pessoas de uma mesma família, incluindo as crianças as crianças. Nos pênfigosfoliáceos surgem bolhas que se rompem facilmente, formando escamas. Ele nãoatinge as mucosas. As lesões costumam aparecer nas áreas expostas ao sol,como face, região do couro cabeludo, e depois espalham para o corpo todo.O diagnóstico é feito pelo exame clinico feito pelo dermatologista econfirmando por biopsia. O tratamento é feito com medicamento de uso oral econtrole rigoroso pelo dermatologista

Urticária

A urticária é uma doença muito comum, caracterizada pela formação de placas avermelhadas na p0ela que causam muita coceira ou sensação dequeimação. Podem se formar placas isoladas ou em grupos, em qualquer localdo corpo. Essas desaparecem espontaneamente em algumas áreas, sem deixar marcas.As lesões da urticária variam de tamanho, e podem formar áreas deedemas ( placas roxas) e inchaços. Geralmente coçam muito e podem apresentar sensações de queimação. Quando a urticária acomete os abios, as pálpebras ouórgãos genitais o inchaço regride em monos de 24 horas.A urticária pode aparecer com uma reação do organismo a alergias, produtos químicos, alimentos ou medicamento. Alguns alimentos que podemcausar urticárias são: castanhas, chocolates, tomates, ovos, leite e corantes
presentes nos alimentos industrializados. Entre os medicamentos que podemcausar a doença estão os antibióticos analgésicos, sedativos, antiácidos,vitaminas, e laxantes. Por isso, o melhor tratamento é descobrir a causa daurticária e evitar o contato com esse agente além dos antialérgicos que deverãoser prescritos pelo dermatologista.

Dicas :

A depiladora deve informar ao cliente que a melhor medida dos pêlos paraa depilação é em torno de três mm de comprimento. Se estiverem mais curtosque isso fica difícil de remover-los. Mais longos, eles podem quebrar e encravar.O cliente deve ser informado também de que não deve usar ácidoretinóico e derivados (produtos para renovação celular) um ou dois dias antes da depilação. Outra boa informação para o cliente é que a aplicação de produtosesfoliantes (produtos a base de sílicas) 3 a 5 dias antes da depilação ajuda aevitar pêlos encravados. No dia de arrancar os pêlos pele absolutamente limpa! Nada de produtos com álcool, antes e depois da depilação, porque desidratam e torna a pele mais sensível. A depiladora deve usar 4 produtos calmantes e anti-sépticos na pele do cliente, após a depilação. O cliente precisa ser avisado de que a exposição ao sol, antes e após adepilação, deixa a pele mais vulnerável ao risco de manchas. É preciso ter um cuidado maior com morenas e negras, porque há mais perigo de manchas na pele. A depiladora não deve depilar, em hipótese alguma , áreas queimadas ou machucadas.

Não existem receitas precisas

Resumo, aí vão as sugestões mais recomendadas de como uma depiladora profissional deve se comportar em seu dia-dia. Receba o cliente com simpatia, pergunte sobre o serviço desejado e dê asinformações necessárias. Acompanhe o cliente até a cabine, indicando-lhe onde colocar a roupa eos demais pertences. Mostre-lhe a toalha ou a bata descartável com a qual ele poderá se cobrir e, assim, diminuir qualquer constrangimentos. E a calcinhadescartável, se necessário lave as mãos na presença do cliente para lhe transmitir maior confiança. Observe discretamente as condições da pele e do pêlo do cliente e façadiagnóstico, registrando-o em um a ficha, se o cliente é antigo, consulte suaficha e anote qualquer novidade. As fichas com dados pessoais dos clientes sãométodos a ser empregados. E tranqüilidade ao cliente no que diz respeito aocontrole de saúde e seu bem- estar.




Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.