A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

terça-feira, 16 de abril de 2013

A Dança do Ventre e sua Sensualidade

                                                       


A dança do ventre surgiu em várias culturas, há indícios de que possa ter
surgido no antigo Egito por volta de 7.000 a.C, onde eram realizadas por
sacerdotisas para rituais de fertilidade e adoração, e também existem
pesquisadores que acreditam que ela tenha surgido com um povo mais antigo, os sumérios, proveniente de um ritual sagrado.
O verdadeiro nome dessa dança é Raks Sharki (dança do oriente), no Brasil
é chamada de Dança do Ventre, esta é uma dança produzida por mulheres e para as mulheres, foi desenvolvida num tempo onde às deusas estavam vivas e presentes em forma de mito, num tempo onde à mulher e a serpente eram
sagradas.
A dança do ventre é extremamente sensual, estimula o corpo, acaba com a inibição e mexe com a fantasia e o emocional das pessoas. Os movimentos são sensuais e sem apelar para a vulgaridade, melhora a mobilidade articular, a feminilidade, a maternidade, a consciência corporal, estimula a auto-estima e é um poderoso exercício físico.Podendo ser praticada desde a adolescência (após a menarca) até a "melhor" idade.
Esta dança envolve o conhecimento e a movimentação de todo o corpo, atua como um estímulo ao refinamento do comportamento, da necessidade de gostar-se mais e da valorização de si mesma. Seus movimentos são marcantes pelas ondulações abdominais, de quadril e tronco isoladas ou combinadas, movimentos de mãos e braços, tremidos e batidas de quadril (shimmies) entre outros.
Em termos terapêuticos a dança do ventre alivia os efeitos da tensão pré-menstrual, a sensação dolorosa e o desconforto abdominal, previne distúrbios da menstruação e disfunções sexuais como a frigidez, e pode ajudar no combate a prisão de ventre (a dança promove uma massagem nos órgãos internos pelos movimentos ondulantes e pelo trabalho com a respiração).
Com tantos benefícios, a dança do ventre é vista hoje em dia não somente como uma arte milenar, mas como uma atividade física que traz diversos benefícios aos seus praticantes. Alterna exercícios aeróbicos e localizados que funcionam através de seu ritmo e exercícios intensos de quadril (movimentos pélvicos circulares, arredondados, espirais, torções, entre outros), abdômen, pernas, braços, mãos, cabeça, glúteos,trabalhando o corpo por completo e minucioso, resgatando as linhas orgânicas e a coordenação motora. Tem efeitos fisiológicos: intestinos, útero e ovários.
Existem variações da dança do ventre  como:

- Dança dos Sete Véus: a dançarina inicia com sete véus amarrados no corpo, cada um de uma cor que correspondem aos sete chakras. Ao decorrer da dança, os véus vão sendo desamarrados um de cada vez, o que representa a abertura de cada chakra. Por ser uma dança de ritual era dançada vestindo-se apenas os véus. Atualmente se usa por baixo uma roupa comum da dança do ventre preferencialmente na cor lilás ou branca, que simboliza a transmutação.

- Dança dos Cinco Elementos: estes elementos são: água, terra, fogo, ar e o éter, sendo esta uma dança de devoção.
  • O ar é dançado com os movimentos dos véus;
  • A água recebe ondulações das mãos como os movimentos da sereia e do parto;
  • A terra vem com o movimento da representação do crescimento de uma árvore;
  • O fogo é representado por movimentos de serpente e ondulatórios de quadril, que simboliza a subida da kundaline (energia sexual);
  • O éter tem seu simbolismo no camelo, por ser um animal que consegue passar longos períodos sem água ou alimentação em condições adversas, como se sua força viesse de uma fonte de energia não material.
- Dança da Espada: diz-se que antigamente as mulheres tomavam as espadas dos guardas nas tabernas e ficavam dançando com elas, equilibrando-as na cabeça e em outras partes do corpo e assim teria surgido esta dança.
Há ainda muitas outras danças consideradas folclóricas como a dança das flores, dança do candelabro, do dabke, do punhal, a dança da bengala, do khaliji entre outras, cada uma com suas características particulares.
A dança realiza exercícios diante do espelho, você em contato com a sua projeção e é nessa projeção que a mulher muitas vezes a percebe seu corpo em sintonia com sua alma, trabalhando o corpo e seus chakras. É uma descoberta de uma sensualidade que existe em você que muitas vezes se perde com os dias de hoje, com a correria do dia-a-dia. Através dessa projeção com o passar das aulas e a mudança acontecendo dentro de você, vem a vontade de colocar toda essa sensualidade para fora e assim incorporando a dança como por exemplo: as moedas em torno dos quadris que servem de guia para saber se o movimento está sendo realizado corretamente, a música, roupas e a maquiagem.
E é claro que com essa entrega a dança a mulher seja em qualquer idade aumento seu libido e auto-estima. 
Cuidado homens ...















Liandra Lilian Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário