A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Benefícios da Água no Emagrecimento


A água é o constituinte mais importante do corpo humano: representa entre  45 a 75% do peso corporal. Esta variação depende de diversos fatores, entre eles:


Sexo: em relação a mulher o homem tem mais 15% de água corporal total, que constitui 60% do peso total. A diferença entre os sexos  é devida ao maior teor  de gordura habitualmente presente nas mulheres.


Idade: as crianças têm, em relação ao volume corporal total , maior percentual de água corporal que os adultos.  Ao nascimento, a água representa cerca de 75% do peso do corpo.


Repartição da água no organismo
Órgão ou tecido % do peso molecular % do peso de água total
Osso 23-30 1
Músculo 75 50
Rim 75-80 4-5
Coração 79 3
Pulmão 78-79 3
Fígado 70 4
Gordura 30 12


Necessidades diárias
As necessidades de água em nosso corpo são permanentes. Em condições normais é preciso de cerca de 35 ml de água por cada kg de peso por dia para um indivíduo adulto sedentário, o que dá um aporte diário de 2,0 a 2,5 litros . A maior parte desse aporte advém da bebida , e o restante dos alimentos, como legumes , frutas, etc. A necessidade de um praticante de exercícios será maior, dependendo da intensidade e freqüência do esporte praticado.


Funções básicas da água
                                                                                    

1)A água impregna todos os tecidos. É fundamental para a manutenção da homeostasia, ou seja , equilíbrio do meio interno com o externo. Todas as reações bioquímicas se processam em meio aquoso. A água é indispensável às combinações químicas e elétricas. Ela é o meio de transporte dos elementos nutritivos para a célula.
2) Transporta gases, alimentos e produtos do metabolismo celular.
3) A água lubrifica vários tecidos como articulações, possibilitando menor atrito nos movimentos e também lubrifica as membranas serosas (pleura, peritônio, pericárdio) .
4) A água participa ativamente nos processos digestivo e excretor .
5) Responsável pela manutenção da temperatura corporal. A dinâmica dos líquidos corporais depende do metabolismo celular e da produção de calor. A perda desse calor é feita pela evaporação. A evaporação é o principal método usado para eliminar calor. A perda de água insensível (não-perceptível), pela pele, chega a ser de 600 ml por dia. Também perdemos água na expiração. O restante da água será eliminada pela urina e também pela água contida no bolo fecal.

Outras ( importantes) funções da água:


- Previne a celulite e seu aspecto em casca de laranja- Por carregar para fora do corpo as toxinas, ajuda a tratar essas “ondulações”.
- Hidrata a pele, deixando-a mais jovem e bonita. A água mantém o maior órgão do corpo com aparência fresca e luminosa. Ela é responsável pela hidratação das camadas profundas da pele.
- Limpeza do corpo e eliminação toxinas – Os rins têm função excretória, ou seja, elimina as impurezas que não nos são mais necessárias via urina
- Aumenta a saciedade – Associada a uma boa reeducação alimentar , ou seja, à ingestão de legumes, frutas e verduras e fibras , essas ultimas , presentes nos vegetais, incham como uma esponja macia quando em contato com a água, o que garante sensação de estômago cheio com menos alimentos.
-Reduz a Absorção de gorduras – Nos intestinos, as fibras solúveis como a aveia, por exemplo, ligam-se a moléculas de gorduras diminuindo a sua a sua absorção, o que optimiza a perda de peso e o controle do colesterol.
-Minimiza a prisão de ventre – Já as fibras insolúveis (encontradas no farelo de trigo, entre outros) passam varrendo os intestinos dos resíduos alimentares. Livre das toxinas, o corpo fica mais leve e funciona melhor.
-Ajuda na formação de líquidos orgânicos. Ajuda manutenção e multiplicação celular bem como na formação de secreções, como a lágrima.
-Previne doenças . Tomar água evita a formação de cálculos renais, impedindo a cristalização de sais que passam pelos rins.



Água, Dieta, e Perda de Peso

Existem muitas razões pelas quais é importante beber água, especialmente se você está de dieta:



• A perda de peso inicial é em grande parte, devida à perda de água. Você precisa beber uma quantidade suficiente de água para evitar a desidratação.
• O processo de queimar calorias requer um fornecimento adequado de água para funcionar de forma eficiente. A desidratação retarda o processo de queima de gorduras.
• A desidratação provoca uma redução no volume sanguíneo e diminui o fornecimento de oxigênio para os músculos, podendo gerar uma sensação de cansaço.
• A água ajuda a manter a o tônus e contração musculares, além de lubrificar as articulações. Uma hidratação adequada pode ajudar a reduzir a dor articular e muscular durante o exercício.
• A perda de peso saudável inclui uma boa quantidade de fibras na dieta. Mas, enquanto as fibras normalmente são úteis para o sistema digestivo, sem a quantidade adequada de líquidos acrescida às fibras, pode ocorrer prisão de ventre, em vez de ajuda à eliminação do bolo fecal.

Convém lembrar que o uso abusivo de substâncias como o álcool, o uso de determinados medicamentos como corticoides, de certas classes de pílulas anticoncepcionais e o consumo excessivo de sal , acabam, por diferentes mecanismos bioquímicos , dando a sensação de que estamos “inchadas”. Sendo assim, acabamos tendo a impressão de um falso aumento de peso por retenção hídrica temporária. Isso também acontece freqüentemente na segunda metade do ciclo menstrual, quando estamos sob a influência do hormônio progesterona, e ficamos, por exemplo com as mamas doloridas e inchadas, na conhecida Síndrome da Tensão Pré Menstrual ou simplesmente TPM.
Um estudo científico realizado em 2008, no Oakland Research Institute, California, sugere que a ingestão água potável pode ajudar na perda de peso, alterando o consumo de energia total e / ou alterando o metabolismo. As análises foram realizadas em 173 mulheres na pré-menopausa com sobrepeso (entre 25 - 50 anos) que relataram ingestão menor que 1 litro de água potável por dia no início do estudo. Dieta hipocalórica, atividade física, peso corporal, percentual de gordura e circunferência da cintura foram estabelecidos e avaliados no início, e com 2, 6 e 12 meses de estudo. Modelos mistos foram utilizados para testar os efeitos dos aumentos absoluto e relativo de água potável nas mudanças do peso e composição corporal, em relação ao estado inicial.
Resultados: Foram relacionados aumentos absolutos e relativos de ingestão de água com significativa perda de peso , independente das
covariáveis , segundo a pesquisa dos doutores Stockey JD, Constant F, Popkim BM e Gardner CD . Portanto, os resultados sugerem
que beber água pode auxiliar na perda de peso nas mulheres que estejam com sobrepeso e em dieta hipocalórica.



Conclusão:


“Conforme dissemos, devido às suas inúmeras funções, a água é primordial para o funcionamento de nosso organismo. Porém apenas a ingestão de água não elimina gorduras. Para que haja emagrecimento real, é fundamental ter um balanço energético negativo , ou seja, comer menos e gastar mais calorias, além de eliminar os maus hábitos alimentares, e adotar a prática regular de exercícios físicos .”


Autor(a): Dra. Silvia Bretz

Referência: Disponível em: http://www.buscasaude.com.br/endocrinologista/beneficios-da-agua-no-emagrecimento/ Acesso em: 01/08/2012.

Dica: Temos que tomar pelo menos 2 litros de água e se estiver fazendo atividade física deve-se aumentar a ingestão de água. (Liandra Lilian Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário