A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

CREME HIDRATANTE


Natália B. Ripamonti, Fernanda C. Guidastre Fundação Educacional de Barretos, SP
 
Os cremes são formas farmacêuticas e cosméticas, destinadas ao uso externo, e constituídas geralmente de duas fases intimamente dispersas uma na outra, podendo conter substâncias terapêuticas ativas, dissolvidas ou emulsionadas em uma das fases. Apresentam o comportamento reológico pseudoplástico e portanto, deformam-se durante a aplicação, facilitando o espalhamento e recuperando a viscosidade inicial no momento que se encerra a aplicação, o que evita que o produto escorra. Cremes não se formam espontaneamente quando dois líquidos imiscíveis são misturados. É necessário energia, através de agitação, vibração mecânica ou calor, e também a presença de um agente emulsificante para facilitar a interação.
Uma emulsão é uma mistura heterogênea de dois líquidos não miscíveis, em que uma fase dispersa está na forma de pequeníssimas gotas em outro líquido que é chamado de fase contínua. Por exemplo, o creme hidratante à base de óleo e água. Nas misturas água e óleo não interagem, são utilizadas então substâncias emulsificantes que facilitam tal interação.
O tipo de emulsão é determinado pela solubilidade do agente emulsificante. Se o agente emulsificante for mais solúvel em água (hidrofílico), então a água será a fase contínua. Consequentemente se formará uma emulsão do tipo de óleo/água que, quando aplicadada na pele torna-se menos gordurosa e pegajosa, e por isso pode ser empregada em cremes e loções para todo o corpo. Se o agente emulsificante for mais solúvel em óleo (lipofílico), então o óleo será a fase contínua. Se formará então uma emulsão do tipo de água/óleo que possui um toque gorduroso.
Todos os componentes devem apresentar segurança toxicológica, ausência de componentes alérgicos, sensibilizantes e irritantes. De modo geral, os componentes para uma emulsão cosmética na forma de creme ou loção são os seguintes:
  • Fase aquosa: a água, quando a emulsão é aplicada na pele, tem por função manter a elasticidade e a juventude da epiderme, mantendo a pele hidratada.
  • Fase oleosa: os componentes oleosos também chamados emolientes são responsáveis por características importantes da emulsão como espalhamento, absorção e sensação lubrificante na pele.
  • Agentes emulsionantes: são substâncias que apresentam características lipófilas e hidrófilas, ou seja, possuem afinidade pelas fases oleosa e aquosa, sendo também conhecido como substâncias anfifílicas, ou seja, por duas partes a lipófila e a hidrófila.
  • Agentes de consistência: existem os agentes de consistência da fase oleosa e da fase aquosa, que agem como auxiliares dos emulsificantes, aumentando a viscosidade da fase externa.
  • Antioxidantes: preservam a formulação dos processos oxidativos, devem ser preferencialmente solúveis na fase oleosa, entretanto, eventualmente é conveniente utilizar antioxidantes também na fase aquosa.
  • Conservantes: como toda emulsão é constituída de uma fase aquosa, ela é suscetível ao ataque microbiano, e por isso é de suma importância o uso de agentes conservantes.
  • Princípios ativos: são sustâncias utilizadas no tratamento, cura, prevenção ou diagnóstico de uma doença, ou para evitar a aparição de um processo patológico não desejado.
  • Umectantes: substâncias responsáveis pela retenção de água nas emulsões, impedindo que ela evapore rapidamente da emulsão evitando desta forma, a formação de crosta e ruptura na emulsão. Facilitam a distribuição e ação lubrificante dos cremes sobre a epiderme, prevenindo contra o ressecamento.
  • Corantes: deve-se verificar se os corantes utilizados foram aprovados pelos órgãos de vigilância sanitária quanto à sua toxicidade.
  • Fragrâncias: devem ser estáveis, não devem reagir com outros produtos da formulação, não podem ser alergênicas nem de difícil manipulação.
Os hidratantes constituem um grupo de produtos cosméticos elaborado para o cuidado e higiene da pele. Suas pretensões estão centralizadas no tratamento de pele seca, o que resultará em pele suave, mais flexível e com aparência mais saudável.
O processo de envelhecimento é acompanhado pelo ressecamento do estrato córneo, portanto, a manutenção e o fortalecimento da hidratação desta barreira é de fundamental importância no tratamento antienvelhecimento. Mantendo a pele hidratada, conserva-se sua firmeza, elasticidade e o aspecto jovial. 

Referência: Disponível em: http://cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_42/atualidades.html Acesso em: 01/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário