A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 1 de abril de 2012

ENVELHECIMENTO DA PELE




Envelhecimento é um processo seqüencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte”. (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE - OPAS).
Papaléo  Neto  &  Borgonovi  (1999)  definem  o  envelhecimento  como  um  processo dinâmico e progressivo, no qual há modificações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas e psicológicas, que determinam a perda gradual da capacidade de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e consequentemente maior incidência de processos patológicos. E com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificarão seu aspecto gradativamente caracterizando o envelhecimento cutâneo.
"A face é uma das primeiras partes do corpo humano a demonstrar sinais de envelhecimento. Esse processo de envelhecimento começa a partir dos 25 anos, embora varie conforme a raça, tipo de pele e a característica genética de cada um. Está comprovado que o envelhecimento facial é mais rápido nas pessoas de pele clara do que em negros ou amarelos, que apresentam uma pele mais grossa devido à maior quantidade de colágeno e elastina (proteínas naturais que compõem a cútis). Além da etnia e herança familiar, outros fatores podem contribuir para um envelhecimento mais precoce."




COSTA, Priscila. Alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento. Dispónivel em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABc1EAJ/alteracoes-fisiologicas-associadas-ao-envelhecimento  Acesso: 01abr. 2012.
FREITAS, Leticia D.O. de. O Processo de Envelhecimento Natural da Pele do Idoso. Porto Alegre, 2010 Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abd/v84n3/v84n03a08.pdf Acesso em: 01 abr. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário