A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 29 de abril de 2012

Biossegurança na Estética




Resumo 


O profissional de estética, durante a realização de limpezas de pele, está exposto à uma grande variedade de microorganismos, que podem ser causadores de doenças infecto-contagiosas. Essa exposição acaba sendo facilitada, devido à proximidade profissional-cliente durante o atendimento, no qual ocorre um período de contato prolongado, aumentando as chances de exposição do profissional a fluídos orgânicos, provenientes do cliente e de contato com lesões presentes na pele do mesmo. Além disso, a alta rotatividade no atendimento e a omissão ou até mesmo o desconhecimento, por parte do próprio cliente de que possui alguma doença infecto-contagiosa, podem contribuir para o contágio do profissional. Levando em conta esses fatores de risco, é de fundamental importância para o profissional adotar medidas de biossegurança, dentre elas, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI's), os quais incluem: luvas, avental, gorro, máscara e óculos de proteção. O objetivo do trabalho é abordar, através da revisão de literatura, quais os principais equipamentos de proteção individual e suas funções na proteção do profissional, contra doenças como: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e, até mesmo, a AIDS. Este trabalho apresenta, através de estudo de caso, uma análise do uso dos equipamentos de proteção individual, pelo profissional de estética durante a realização de limpezas de pele, utilizando-se como instrumento de coleta de dados, um questionário. Observou-se que, embora a grande parte dos entrevistados saiba o que são equipamentos de proteção individual, e a importância da sua utilização, muitos não utilizam "por completo" todos os equipamentos necessários, ou utilizam-nos de forma inadequada. 


Palavras-chave: limpeza de pele; equipamentos de proteção individual (EPI's); doenças infecto-contagiosas. 


Introdução 


O presente trabalho vem demonstrar o que são os equipamentos de proteção individual, bem como, deve ser o uso correto dos mesmos pelo profissional de estética na realização de limpezas de pele, como forma de proteção contra doenças infecto-contagiosas. Também aborda o conhecimento, por parte de vários profissionais da área, a respeito do que são os equipamentos de proteção individual e dos procedimentos em relação ao uso desses equipamentos. Na realização de limpezas de pele, a alta rotatividade no atendimento e o contato profissional-cliente muito próximo e prolongado, fazem com que o risco de exposição do esteticista à microorganismos provenientes do cliente, seja por meio de secreções como a saliva; fluídos como sangue; exsudatos provenientes da extração de acnes ou por meio de lesões na pele, seja aumentado. Desta forma, o profissional pode torna-se mais vulnerável à contaminação por diversas doenças infecto-contagiosas, como: herpes, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e AIDS. 


Levando em consideração os fatores de risco, é que a biossegurança visa ações voltadas para a proteção da vida, e uma delas é o uso dos equipamentos de proteção individual, os quais incluem: luvas, óculos de proteção, máscara, avental e gorro. Esses equipamentos agem como verdadeiras "barreiras" contra microorganismos patogênicos e, tornam-se deficientes, quando são usadas de forma incorreta ou de forma incompleta. 


O trabalho aborda o que é biossegurança, bem como os principais equipamentos de proteção individual que devem ser utilizados pelo profissional de estética. Além disso, traz os principais fatores de risco presentes em uma limpeza de pele, que podem contribuir para a contaminação do profissional por doenças infecto-contagiosas, e quais são essas doenças. 


Biossegurança 


O presente capítulo aborda, de forma breve, a origem da biossegurança, bem como o seu significado. 
Segundo Costa e Costa (2002, p. 1), o conceito de biossegurança teve origem na década de 70, na reunião de Asilomar, na Califórnia, na qual cientistas iniciaram a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade. A partir desse momento, o conceito de biossegurança, foi sofrendo alterações com o passar dos anos. 
Para Costa1 (1999, 2000 apud COSTA; COSTA, 2002, p. 2), o conceito de biossegurança pode ser definido como módulo, processo ou como conduta. Como módulo, pois a biossegurança não é uma ciência e sim uma interação entre conhecimentos diversos. Como processo, pois a biossegurança é uma ação educativa, que pode ser entendida como a aquisição de conteúdos e habilidades, com o objetivo de preservar a saúde do homem, das plantas, dos animais e do meio ambiente. Como conduta, pois a biossegurança pode ser considerada um conjunto de comportamentos, hábitos, conhecimentos, sentimentos que devem ser passados ao homem, para que esse realize sua atividade de forma segura. 
"A biossegurança pode ser entendida, hoje, como uma ocupação, agregada a qualquer atividade onde o risco2 à saúde humana esteja presente" (COSTA; COSTA, 2002, p. 4). 
A Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz (2003) traz um conceito amplo e completo para a biossegurança, considerando-a como um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às 


atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. 


Segundo Nogueira (1996, p. 71-73), a biossegurança deve ser vista como a realização de práticas destinadas a conhecer e controlar os riscos que o trabalho em saúde, e também em estética, podem aportar ao ambiente e à vida, e deve ser um dos principais objetivos em uma empresa. A preocupação com a biossegurança faz parte de uma tendência mundial, não estando restrita somente à área de saúde. Está apoiada em uma mudança de paradigma cultural, promovendo novos padrões de comportamento, no que diz respeito à preservação do meio-ambiente e da própria vida. Problemas relacionados a biossegurança tornam-se problemas relacionados à própria qualidade do serviço prestado. 


Uma das ações de biossegurança para a proteção da saúde humana, durante a prestação de serviços é a utilização dos EPI's (Equipamentos de Proteção Individual), os quais serão abordados a seguir. 


Os Equipamentos de Proteção Individual - EPIs 


De acordo com Costa (1996, p. 123), dados históricos sobre o antigo Egito demonstram que os responsáveis pelo processo de mumificação utilizavam, durante suas atividades, meios de proteção para as mãos e o rosto, o que poderíamos considerar, hoje, como os "ancestrais" dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 


O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Norma Regulamentadora 6 - NR6, da Portaria nº 3.214/1978, considera Equipamento de Proteção Individual EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. 


De acordo com as Precauções Universais (CDC3, 1987), os profissionais devem evitar contato direto com matéria orgânica, através do uso de barreiras protetoras como luvas, aventais, máscaras, gorros e óculos (equipamentos de proteção individual), os quais irão reduzir as chances de exposição da pele e mucosas a materiais infectados. 


Para Oda et al (1996, p. 248), as precauções universais têm por objetivo evitar que trabalhadores da área da saúde, considerando também os que trabalham na área de estética, entrem em contato com fluídos orgânicos como sangue, exsudatos4 e secreções5 contaminadas, por via parenteral6, por via da membrana mucosa ou da pele não intacta. 


"As barreiras de proteção reduzem o risco de exposição tanto da pele como das membranas mucosas do profissional da saúde ao material infectante" (ODA et al, 1996, p. 250). 


Segundo Jorge (2002, p. 2), o uso dos equipamentos de proteção individual, os quais incluem luvas, avental, gorro, máscara e óculos de proteção, é de extrema importância, pois impedem que microorganismos, provenientes de clientes por meio de fluídos como o sangue, secreções orgânicas ou exsudatos, possam contaminar o profissional. 


A seguir serão abordados todos os equipamentos de proteção individual, que devem ser utilizados pelo profissional de estética, durante a realização de limpezas de pele. 


Gorro: Guandalini et al (1997, p. 13), considera que o uso do gorro, conforme a figura 1, evita a queda dos cabelos (que representam uma importante fonte de infecção, já que podem conter inúmeros microrganismos), na área do procedimento. 






Figura 1 Gorro descartável de polipropileno7.

Figura 2 - Uso correto do gorro pelo profissional. 


Além disso, o gorro oferece uma barreira mecânica para a possibilidade de contaminação dos cabelos, através de secreções que possam "espirrar", além de evitar que microorganismos possam colonizar os cabelos do profissional. É uma medida de segurança e de higiene, tanto para o profissional quanto para o cliente, que também deverá utilizá-lo. 


Ainda de acordo com o autor (1997, p. 13), o profissional deve prender os cabelos, sem deixar mechas aparentes, de forma que o gorro cubra todo o cabelo e orelhas, conforme demonstra a figura 2. Ao retirar o gorro, o mesmo deve ser puxado pela parte superior central e descartado no lixo8, devendo ser trocado entre os atendimentos sempre que houver necessidade, devido ao suor e as sujidades. Gorros descartáveis não devem ser guardados, pois representam um meio bastante propício à proliferação de bactérias. 


Avental: Os vários tipos de aventais são usados para fornecer uma barreira de proteção e reduzir a oportunidade de transmissão de microorganismos. Previnem a contaminação das roupas do profissional, protegendo a pele da exposição a fluídos como sangue, exsudatos e secreções orgânicas. 


Conforme Guandalini et al (1997, p. 14), os aventais não precisam ter necessariamente a cor branca, apesar de possibilitar a melhor visualização de sujidades. Silva et al (2002, p. 5), considera que os mesmos devem apresentar mangas longas, conforme é mostrado na figura 3, para que os punhos possam ser cobertos pelas luvas, para assim, permanecerem descontaminados, o que irá possibilitar uma melhor proteção do profissional. Guandalini et al (1997, p. 14), considera que os aventais devem ser trocados, sempre que apresentarem sujidades e contaminação visível, seja por sangue ou por secreções orgânicas. Devem ser utilizados somente na área de trabalho e nunca devem ser guardados no mesmo local, onde são guardados objetos pessoais. 


Máscara: Conforme Silva et al (2002, p. 6), a máscara representa uma importante forma de proteção das mucosas da boca e do nariz, contra a ingestão ou inalação de microorganismos. Para Guandalini et al (1997, p. 15), a máscara também representa a mais importante medida de proteção das vias superiores, contra os microorganismos presentes durante a fala, tosse ou espirro. Devem ser sempre utilizadas no atendimento de todos os clientes e são obrigatoriamente descartáveis, conforme mostra a figura 4. Devem apresentar boa qualidade de filtração e ser seguras durante duas horas de uso.



Figura 3 Avental branco e de mangas longas.

Figura 4 - Diferentes tipos de máscaras de fibra sintética. 




Durante a realização de uma limpeza de pele, a distância entre o cliente e o profissional, é bastante pequena. A esteticista está com sua boca muito próxima a do cliente, existindo a possibilidade de tanto o profissional quanto o cliente, ao falar, tossir ou espirrar, lançar gotículas de saliva contaminadas por microorganismos. Outro fator é durante a extração, principalmente de pústulas9, onde há o risco do conteúdo destas atingir a face do profissional. Desta forma, o uso de máscara protege tanto o profissional quanto o cliente. 


De acordo com Guandalini et al (1997, p. 15), o profissional deve considerar algumas características ao comprar máscaras, as quais devem: 


a) ser confortáveis; b) ter boa adaptação aos contornos faciais; c) não tocar lábios e a ponta do nariz; d) não irritar a pele; e) não provocar embaçamento dos óculos; f) ter boa capacidade de filtração; g) ser descartável. 


Obs.: "As máscaras são confeccionadas com diferentes tipos de materiais e cada um apresenta uma capacidade de filtração diferente. As máscaras de tecido (pano), espuma e papel, embora confortáveis, têm baixa capacidade de filtração dos microorganismos". (GUANDALINI et al, 1997, p. 15). 


Micik10 (1992 apud GUANDALINI et al, 1997, p. 15), realizou um estudo sobre a eficiência das máscaras de acordo com suas capacidades de filtração. Os materiais utilizados para o estudo e suas capacidades de filtração foram: fibra de vidro (99%), fibra sintética11 (99%), algodão ou pano (18 a 50%), papel (32%) e espuma (14%). 


Guandalini et al (1997, p. 16), apresenta algumas recomendações para o uso das máscaras, as quais incluem que o profissional: 


a) Deve certificar-se, antes de iniciar o tratamento, de que a máscara está bem adaptada, protegendo toda a região logo abaixo dos olhos, protegendo o nariz e a boca; 


b) Deve evitar tocar na máscara durante o tratamento; 


c) Não deve puxar a máscara para a região do pescoço, pois a mesma é considerada um material contaminado; 


d) Deve trocar a máscara quando esta ficar úmida e, se possível, no intervalo de cada cliente. Máscaras molhadas perdem a capacidade de filtração, facilitando a penetração de microorganismos. Além disso, a máscara deve ser utilizada por no máximo duas horas, que é o tempo recomendado para uma proteção eficaz; 


e) Não deve reutilizar máscaras descartáveis; 


f) Deve retirar a máscara somente após a retirada das luvas e a lavagem das mãos, devendo jogá-las no lixo para materiais contaminados. 


A seguir, as figuras 5 e 6 demonstram, respectivamente, o uso correto e o uso incorreto da máscara pelo profissional.  


Uso correto da máscara.

Uso incorreto da máscara







Óculos de Proteção: Os óculos, conforme a figura 7, assim com as máscaras, também representam uma barreira de proteção de transmissão de infecções, mais particularmente, uma proteção para os profissionais, diante do risco de fluídos contaminados como sangue, exsudatos e secreções, atingirem diretamente os olhos. 


De acordo com Guandalini et al (1997, p. 17), os óculos de proteção devem ser usados para evitar que sangue, exsudatos (como pus ou secreções como saliva), atinjam os olhos do profissional durante o atendimento, visto que a conjuntiva do olho, apresenta menor barreira de proteção, que a pele). 



Figura 7 - Óculos de Proteção



Um exemplo de situação que poderia ocorrer na estética, durante uma limpeza de pele, seria na extração de uma pústula, que tende, com a pressão dos dedos, espirrar o seu conteúdo, podendo atingir face e olhos do profissional. Conforme a figura 8, o óculos deve ser colocado após a máscara, ficando posicionado sobre a mesma.


"Apesar dos olhos serem suscetíveis a infecções, a epidemiologia de doenças transmitidas através da conjuntiva é desconhecida. No entanto, a literatura pesquisada relata um caso de uma enfermeira que desenvolveu hepatite em 101 dias após uma gota de sangue de um paciente contaminado pelo vírus, ter acidentalmente atingido seus olhos" (GUANDALINI, 1997, p. 17). 


 
Figura 8 - Uso correto do óculos pelo profissional.


Silva et al (2002, p. 6), considera que os óculos adequados devem possuir barreiras laterais, ser leves e confortáveis e de transparência o mais absoluta possível, devendo ser de material de fácil limpeza. 


Guandalini et al (1997, p. 17), afirma que, quando os óculos apresentarem sujidades, devem ser lavados com sabonetes líquidos germicidas ou soluções anti-sépticas, enxaguados e enxugados com toalha de papel. 


Luvas: De acordo com Guandalini et al (1997, p. 18), as luvas servem como barreira mecânica para as mãos, sendo consideradas como uma "segunda pele". É uma medida de proteção, tanto para o profissional quanto para o cliente, sempre que houver a possibilidade de contato com sangue, secreções, mucosas e tecidos, devendo ser trocadas a cada cliente.
O uso de luvas descartáveis deve ser indispensável, durante os procedimentos de limpeza de pele, em função do possível contato com sangue, secreções, exsudatos e lesões presentes na pele. 
Conforme Guandalini et al (1997, p. 19), as luvas utilizadas são de látex, ambidestras, apresentam três tamanhos: pequeno, médio e grande, e geralmente, são vendidas em caixas com cem unidadescomo mostra a figura 9. A desvantagem dessas luvas é a de apresentarem punho curto e má adaptação às mãos. 



 
Figura 9 - Luvas de Látex para o profissional. 


Para Jorge (2002, p. 6), as mãos devem ser lavadas de forma criteriosa, antes da colocação das luvas, pois irá diminuir a quantidade de bactérias presentes nas mesmas, prevenindo possíveis irritações causadas por microorganismos, presentes abaixo das luvas.
De acordo com Lima e Ito12 (1993 apud JORGE, 2002, p. 6), o uso de luvas deve respeitar algumas normas como: a) nunca tentar desinfetar as luvas utilizadas, pois agentes desinfetantes podem causar deterioração do material; b) nunca atender ao telefone, abrir portas, gavetas, pegar objetos, etc, de luvas durante o atendimento ao cliente, sem usar sobreluvas, conforme mostra a figura 10.
Guandalini et al (1997, p. 18-20), faz algumas recomendações que devem ser seguidas para o uso de luvas:
a) Lavar as mãos com água e sabão antes de calçá-las;
b) Colocá-las de forma a cobrir os punhos do avental;
c) Enquanto o profissional estiver de luvas, não deverá manipular objetos como canetas, fichas de clientes, maçanetas, ou qualquer objeto que esteja fora do seu campo de trabalho, a não ser com o uso de sobreluvas;
d) As luvas deverão ser retiradas imediatamente, após o término do tratamento do cliente;






Figura 10 - Uso de sobreluvas.


e) Deverão ser removidas pelo punho, evitando tocar na sua parte externa, conforme mostra a figura 11;
f) Deverão ser jogadas no lixo para materiais contaminados;
g) As mãos deverão ser lavadas, assim que as luvas forem retiradas.
Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2000a), as luvas não protegem de perfurações de agulhas, mas está comprovado que elas podem diminuir a penetração de sangue, em até 50% de seu volume.
É necessário esclarecer os profissionais, que não acreditam na necessidade de maiores cuidados com a própria saúde, que a não utilização dos equipamentos de proteção individual, pode favorecer a sua própria contaminação.


Limpeza de Pele: O Risco de Contaminação 
De acordo com Meda (2003, p. 8), a limpeza de pele é um procedimento que pode ser realizado em todos os tipos de pele, porém com ênfases diferentes. Em peles lipídicas a ênfase maior é a extração das acnes13; nas peles eudérmicas (normais) é a manutenção do equilíbrio e, nas peles alípicas e desvitalizadas, é o reequilíbrio do manto hidrolipídico. É um procedimento que deve ser aplicado antes de qualquer tratamento.
O objetivo do profissional de estética é o de trabalhar com pessoas 



Figura 11 - Seqüência da Forma Correta de Retirar as Luvas




saudáveis, porém muitas pessoas aparentemente saudáveis, podem não saber que possuem alguma doença infecto-contagiosa, pelo fato de serem portadores assintomáticos. Outro fato importante, e que deve ser levado em consideração, é o da possível omissão, por parte do cliente, da existência de algum tipo de doença contagiosa, durante a realização da anamnese14.
“Os pacientes podem albergar agentes etiológicos de determinada doença, mesmo sem apresentar os sintomas clínicos ou mesmo sem desenvolver a doença em questão”. (JORGE, 2002, p. 9).
De acordo com as Precauções Universais (CDC, 1987), uma abordagem segura é considerar que todo paciente, ou no caso da estética, todo o cliente pode ser portador em potencial de algum tipo de doença infecto-contagiosa.
A limpeza de pele é um procedimento, no qual existe uma grande proximidade, entre o esteticista e o cliente. Segundo o Programa de Biossegurança e Ergonomia em Odontologia da Secretaria de Estado da saúde de Minas Gerais (1999), a concentração de microorganismos em torno do corpo, é maior num raio de 50 cm. Durante o procedimento, a distância estabelecida entre o cliente e o profissional é muito pequena, conforme mostra a figura 12, e o acúmulo de microorganismos é mais intenso. Além disso, quando o cliente chega à sala de estética, traz consigo uma grande quantidade de microorganismos, sendo estes patógenos ou não, e que estão presentes em sua pele, cabelos e roupas. Outro fato importante em relação à proximidade, é que durante a fala, espirro ou tosse do cliente, gotículas de saliva contaminadas podem ser aspiradas ou inaladas pelo profissional.
O profissional também irá estabelecer um longo período de contato direto com o cliente, através da manipulação da sua estrutura tegumentar. Além disso, a alta rotatividade no atendimento faz com que o profissional entre em contato direto com uma quantidade variada de pessoas.



Figura 12 – Distância entre Profissional e Cliente




Durante a realização do procedimento, o profissional, pode se deparar com duas situações: 


a) Pele sem solução de continuidade15: que caracteriza uma pele hígida, sem a presença de lesões, que interrompam a continuidade do tecido. Neste caso, também podem ser incluídas as peles com acne de grau I, conforme mostra a figura 13, caracterizada pela presença de comedões16. Este tipo de pele irá oferecer menor risco de contaminação ao ser manipulada. 


b) Pele com Solução de Continuidade: que caracteriza uma pele que apresenta lesões que interrompem a continuidade do tecido. Neste caso, também podem ser incluídas as peles com acnes de grau II (pápulo-pustulosa), grau III (nódulo-cística), grau IV (conglobata) e grau V (fulminans). Uma pele que apresenta solução de continuidade, como mostra a figura 14, acaba oferecendo maior risco de contaminação para o profissional, pois ao manipular este tipo de pele, pode entrar em contato com fluídos orgânicos como sangue, ainda que em pequena quantidade, e exsudatos provenientes da extração de pústulas ou de lesões abertas. As lesões existentes nos tecidos podem ser, não somente lesões de acne, mas manifestações de alguns tipos de doenças. Algumas lesões possuem na sua superfície, ou no seu interior, o agente infeccioso, como por exemplo, as lesões do herpes simples e da tuberculose. 


De acordo com as Precauções Universais (CDC, 1987), sangue e certas secreções de todos os clientes, que forem atendidos dentro da estética devem ser considerados potencialmente infectantes para HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), HBV (Vírus da Hepatite B) e outros patógenos, mesmo estes clientes estando aparentemente saudáveis. 


O profissional deve saber que a pele e as mucosas possuem uma determinada permeabilidade, e que este fator pode influenciar o seu contágio por microorganismos, e que a chance de contágio será ainda maior, se a pele ou mucosa estiverem lesionadas, por exemplo: a retirada da cutícula das unhas é uma forma de agressão e que pode facilitar a penetração de microorganismos. Segundo Lavery et al (1997, p. 258), uma pele saudável e intacta representa uma barreira eficaz contra diferentes tipos de vírus e bactérias. 


Portanto, é de extrema importância o conhecimento dos fatores de risco presentes, durante a realização de uma limpeza de pele, pois só assim 
o profissional de estética irá se paramentar de forma adequada durante o atendimento dos seus clientes, evitando situações, como demonstra a figura 15, na qual o profissional não utiliza avental, touca e óculos de proteção. 






Figura 13 - Acne Grau I
Fonte: Dermatologia.net

Figura 14 - Acne Grau II
Fonte: Dermatologia.net

Figura 15 Uso Incompleto dos Equipamentos de Proteção Individual





Principais Doenças Infecto-Contagiosas 


Conforme abordado anteriormente, são vários os fatores presentes em uma limpeza de pele, que podem favorecer a contaminação do profissional, por alguma doença infecto-contagiosa. 


"Infecção é a invasão do corpo por microorganismos patogênicos e a reação dos tecidos à sua presença e à das toxinas por eles geradas". (PACIORNIK, 1975, p. 313). 


Segundo Teixeira e Valle (1996, p. 55-56), as vias de penetração por microorganismos são: via aéreas superiores, via cutânea e via ocular. 


Através das vias aéreas superiores (nariz e boca), o profissional pode inalar ou aspirar, gotículas de saliva ou secreção nasofaringeana contaminadas, que podem ser eliminadas pelo cliente, durante a fala, tosse ou espirro. 


Por via cutânea, quando o profissional possui cortes ou ferimentos, e entra em contato direto com secreções ou sangue contaminados do cliente ou sofre um acidente com agulha contaminada. 


Por via ocular, quando secreções contaminadas, atingem a conjuntiva dos olhos. Um exemplo seria durante uma extração, quando o profissional ao realizar pressão com os dedos para extrair uma pústula, o exsudato contaminado atingisse o seu rosto e olhos. 


As principais doenças infecto-contagiosas que serão abordadas e que podem representar riscos para o profissional de estética na realização de limpezas de pele, são: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e, até mesmo, a AIDS. 


Herpes Simples: Para Baptista (2003, p. 1), o herpes simples é uma doença infecto-contagiosa ocasionada por um vírus denominado vírus do herpes simples (HSV), e que se divide em dois tipos: o HSV-I e o HSV-II.. Boraks (2001, p. 206), considera que é uma doença universal, de grande poder de disseminação e, que apesar de infectar cerca de 90% da população, não se manifesta clinicamente em mais de 30%. Ainda de acordo com o autor (2001, p. 206), o HSV-I é responsável pelo herpes labial e o HSV-II pelo herpes genital. Porém, o VHS-I é o agente etiológico em 20% das infecções genitais primárias, e o VHS-II pode ser causa de infecções em outras áreas, além da região genital. 


De acordo com Baumann e Santo (1991, p. 75), o herpes caracteriza-se pelo aparecimento de vesículas17 agrupadas, conforme a figura 16, e que se localizam especialmente nos lábios, conforme mostra a figura 17, e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo como: olhos (por meio da auto-inoculação pelas mãos), face, nariz, e cavidade oral. 


Conforme Baptista (2003, p. 1), a infecção ocorre quando uma pessoa não infectada entra em contato direto com lesões herpéticas infectadas com o vírus, através da pele ou da mucosa, o que caracteriza a infecção primária. 




Figura 16 - Vesículas Agrupadas
Fonte: Dermatologia.net

Figura 17 - Lesão de Herpes Simples
localizada no Lábio Inferior
Fonte: Dermatologia.net 





A figura 18 mostra lesões de herpes simples mais agressiva, que costuma ocorrer na infecção primária ou quando o indivíduo está muito debilitado. De acordo com Veronesi (1976, p. 62), o herpes também é transmitido, através do contato direto com a saliva de pessoas contaminadas, mesmo essas sendo assintomáticas.



Figura 18 - Herpes Simples mais Agressiva - Fonte: Boraks (2001, p. 209).


"O primeiro contato com o vírus ocorre em geral ainda na infância, sendo que grande parte da população já está contaminada quando se expõe a pessoas portadoras durante a vida". (BORAKS, 2001, p. 115). 


O autor (2001, p. 206), considera ainda que, o vírus penetra na célula e se reproduz. A partir daí, penetra no tecido nervoso, onde permanece em latência. Fatores como estresse emocional, baixa de resistência, exposição ao sol, frio intenso, podem reativar o vírus que retorna à superfície do epitélio, provocando as manifestações clínicas. A transmissão pode ocorrer tanto de pessoas com manifestação clínica evidente, como assintomáticas. 


"A sintomatologia da doença caracteriza-se por mal-estar, náuseas, cefaléia, irritabilidade, aumento da temperatura (febre) e adenopatia cervical18". (BORAKS, 2001, p. 206). 


De acordo com o mesmo autor (2001, P. 206), o aparecimento da doença é precedido, cerca de um dia antes, de várias sensações: prurido, queimação ou "formigamento", em geral acompanhados de eritema. Em seguida surgem vesículas múltiplas, cheias de líquido19 claro ou amarelado, que se rompem dois a três dias após o seu aparecimento, deixando úlceras. Surge então uma crosta escura e endurecida, conforme é demonstrado na figura 19, que se destaca 7 a 15 dias, caracterizando o período de involução ou regeneração da lesão. 


figura19
Figura 19 Crosta provocada pela Ruptura das Vesículas



Conforme Baumann e Santo (1991, p. 75), no estágio em que as vesículas se rompem e formam feridas com secreções, o perigo de transmissão é maior.


"Após a infecção primária o vírus penetra nas células epiteliais, atingindo em seguida o sistema nervoso periférico, onde permanece em estado latente no interior de gânglios nervosos, mantendo-se assim, em equilíbrio com o hospedeiro, até que fatores estimulantes façam com que o vírus se exacerbe, provocando recidiva da lesão" (BORAKS, 2001, p. 207).


De acordo com Boraks (2001, p. 207), a infecção recorrente instala-se em uma pessoa previamente infectada e é caracterizada pela reativação do vírus, com alguns sintomas semelhantes ao da infecção primária, porém menos severos, que aparecem até dois dias antes das lesões típicas. As lesões involuem num prazo de 7 a 15 dias e o vírus fica novamente em período de latência em um gânglio nervoso. Os períodos de recorrência são variáveis podendo ocorrer em intervalos de dias, meses ou anos e estão diretamente relacionados a fatores climáticos, orgânicos (imunitários) e emocionais. Ainda, segundo o autor, as vacinas anti-herpéticas são duvidosas e ineficazes.
Para o profissional de estética, a forma de prevenção mais adequada é o uso correto dos equipamentos de proteção individual.


Hepatite B: Conforme Veronesi (1976, p. 162), a hepatite B é uma infecção causada pelo vírus HBV, conforme a figura 20, que provoca lesões degenerativas ou inflamatórias no fígado. Pode se apresentar em intensidades variáveis, desde um quadro clínico agudo (de evolução rápida) e benigno, até um quadro grave e fatal, ou ainda evoluindo para hepatopatias20 crônicas (que evoluem lentamente e perduram por muito tempo). Yoshida (1996, p. 258), aborda que no Brasil os dados indicam a incidência anual, em torno de 22% de casos agudos de hepatite B atendidos ao longo dos últimos seis anos, sendo a freqüência maior (63%), na faixa de 21 a 40 anos. A esta ocorrência de casos novos soma-se a população de portadores crônicos que compõem o reservatório de vírus da população.


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (2004), existem mais de 300 milhões de pessoas portadoras do vírus da hepatite B no mundo. Os bancos de sangue do Estado do Paraná detectam anualmente perto de 30.000 novos doadores infectados pelo vírus da hepatite B, e destes, 2.000 são portadores do HBV. Em mais dos 60% dos casos em adultos a infecção pela hepatite B é assintomática, ou seja, a pessoa não sabe que tem a doença. 


A figura 21, mostra países e áreas em todo o mundo, que apresentam risco moderado a alto para a infecção pela hepatite B, sendo o Brasil um deles, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde para o ano de 2003. 


A hepatite B é extremamente contagiosa e pode ser propagada por pessoas que não sabem que são portadoras do vírus. Existem portadores que permanecem assintomáticos durante anos.


epatiteb
Figura 20 - Partículas do HBV isoladas no Plasma Humano
mapaepatite
Figura 21 - Países/áreas, com risco moderado a alto
de infecção pela hepatite B





Para Yoshida (1996, p. 261), o vírus é transmitido parenteralmente (por via sangüínea), por meio de exposição da pele lesionada ou mucosa ao sangue ou a outros fluídos orgânicos. Fluídos orgânicos como: secreções nasais, pus, suor e lágrimas apresentaram HBsAg (antígeno indicador da infecção), porém o risco de transmissão por meio dos mesmos é extremamente baixo ou inexistente. 


"A concentração mais elevada do vírus é observada no sangue, estando presente também em exsudatos. Menores concentrações, porém significativas, são encontradas no sêmen, no fluído vaginal e na saliva de indivíduos com viremia. Portanto, exposição ao sangue e contatos sexuais são modos mais comuns de transmissão do HBV. O vírus permanece viável em superfícies secas à temperatura ambiente por um período de sete dias e, possivelmente, até por períodos mais longos. Mesmo em quantidades ínfimas de sangue ou soro21, um indivíduo pode se contaminar no caso de inoculação percutânea, contato com superfície ocular ou outras mucosas e ainda por uma exposição inadvertida, através de cortes e arranhões preexistentes na pele ou na mucosa" (YOSHIDA, 1996, p. 261). 


Conforme Jorge (2002, p. 9), o vírus da hepatite B pode estar presente no sangue em concentrações muito elevadas, podendo ser transmitido por várias vias com quantidades insignificantes de sangue (0,000025 ml). 


As formas possíveis de contágio que poderiam ocorrer com o profissional de estética, durante uma limpeza de pele, seriam através de um acidente com agulha contaminada, ou através do contato direto da pele ou mucosa do profissional, com sangue contaminado, exsudatos purulentos ou secreções como, por exemplo, a saliva. 


Segundo Yoshida (1996, p. 260), a maioria dos indivíduos que são infectados pelo vírus da hepatite B desenvolve uma infecção aguda, podendo ou não apresentar sintomas. O período médio de incubação é de 120 dias e os sintomas e sinais mais comuns em adultos são: anorexia, náuseas, vômitos, dor abdominal, hepatomegalia22 e icterícia23. 


Ainda conforme a autora (1996, p. 260), a doença em adultos é resolvida, obtendo-se a cura. O vírus é eliminado e são produzidos anticorpos específicos (anti-HBs), que conferem imunidade ao indivíduo. Porém, em portadores assintomáticos, a fase aguda pode evoluir para a fase crônica, e os indivíduos sem saber, podem transmitir o vírus para outras pessoas. 


"A hepatite B apresenta cura espontânea em até 90% dos casos, mas a taxa de cronificação varia de acordo com a idade da infecção, de 85% em recém-nascidos e entre 6% a 10% em adultos. Cerca de 50% dos doentes crônicos desenvolvem cirrose hepática ou carcinoma hepatocelular" (Ministério da Saúde, 2002). 


A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (2004), considera que após a fase aguda, estado inicial da doença, 10 a 5% dos doentes, não se curam da infecção e desenvolvem a hepatite crônica. Desses, 30% podem desenvolver cirrose e câncer de fígado e aproximadamente 70% permanecem com o vírus, transmitindo a doença para outras pessoas.


hvc
Figura 22 - Partículas do HCV isoladas em Plasma Humano


Conforme o Ministério da Saúde (BRASIL, 2000b), uma das principais medidas de prevenção para a hepatite B é a vacinação pré-exposição. A vacina é extremamente eficaz, não apresenta toxicidade e é aplicada em 3 doses, devendo ser indicada para todos os profissionais da saúde.
Yoshida (1996, p. 266), afirma que de acordo com as medidas de precauções universais, todo o sangue ou fluído orgânico deve ser considerado potencialmente infectado, e o contato com os mesmos, deve ser prevenido por meio do uso adequado dos equipamentos de proteção individual. 




mapaedp
Figura 23 - Prevalência de Infecção por Hepatite C nos diversos Países do Mundo

Hepatite C: O texto de convocatória da oitava Conferência Internacional sobre Hepatite C, realizada em Londres Inglaterra, em setembro de 2004, mostra que 3% da população mundial (aproximadamente 170 milhões de pessoas) está infectada pelo vírus HCV, que é mostrado na figura 22. A doença foi identificada em 1989 e hoje é reconhecida como a maior causa de cirrose e câncer do fígado. 


A figura 23 mostra a prevalência da infecção pela hepatite C, no ano de 2003, nos diversos países do mundo. Entre a população do Brasil, a prevalência de infecção encontra-se na faixa de 1% a 2,4%.


"Atualmente, a infecção pelo vírus da hepatite C é considerada por muitos especialistas a doença infecciosa crônica mais importante em todo o mundo". (Ministério da Saúde, Programa Nacional para prevenção e controle das Hepatites virais, 2002, p.1). 


Assim como a hepatite B, a hepatite C é uma infecção causada por vírus (HCV), que provoca lesões predominantes no fígado, degenerativas ou inflamatórias. É transmitida principalmente pelo contato direto de mucosas ou pele lesionada, com sangue ou algumas secreções corporais de pessoas contaminadas. O contágio também pode ocorrer por meio de acidentes com agulhas ou quando o profissional é atingido por secreções de uma pessoa contaminada.
De acordo com Varella24, após a infecção com o vírus da hepatite C, o doente pode apresentar, em alguns casos, sintomas como mal-estar, vômitos, náuseas, icterícia e dores musculares, que caracterizam a fase aguda da doença. Porém esta hepatite é assintomática na maioria dos casos e o portador só saberá que está doente, anos após ter sido infectado, já estando em fase crônica e com o risco de desenvolver cirrose e câncer de fígado.
"Entre as pessoas infectadas pelo HCV, apenas 15% a 20% eliminam o vírus do organismo, enquanto cerca de 80% a 85% evoluem para a infecção crônica, sob diferentes apresentações. Vários estudos demonstram que 20% dos portadores crônicos de hepatite C evoluem para cirrose e entre 1% a 5% desenvolvem carcinoma hepatocelular. O tempo de evolução para o estágio final da doença é de 20 a 30 anos"(Ministério da Saúde, Programa Nacional para prevenção e controle das Hepatites virais, 2002, p.1).
Ainda não foi desenvolvida uma vacina para a hepatite C. A forma mais eficaz de proteção para o profissional de estética é o uso correto dos equipamentos de proteção individual. 


Influenza (Gripe): Veronesi (1976, p. 16), considera que a gripe é uma doença viral, de evolução rápida e intensa (aguda), geralmente benigna, mas que pode se agravar e até mesmo levar à morte. É uma doença altamente contagiosa que atinge de forma evidente o aparelho respiratório. Afeta milhões de pessoas a cada ano, ocupando o primeiro lugar entre as doenças de distribuição universal. 


De acordo com Neto et al (2003, p. 267), o vírus da gripe é conhecido como Myxovirus influenzae, conforme figura 24, também denominado vírus influenza, que se subdivide em A, B e C, sendo que somente os do tipo A e B, tem relevância clínica em humanos. Devido à sua grande capacidade de mutação acaba gerando novas variantes, para as quais a população não está imune.Veronesi (1976, p. 22), afirma que devido ao aparecimento das variantes do vírus, a percentagem de proteção que a vacina contra a gripe oferece apresenta uma grande variação, sendo em média de 80%. 


Ainda segundo o autor (1976, p. 17), o vírus influenza se encontra em abundância na região nasofaringeana, e transmite-se por meio do contato direto com gotículas da secreção nasofaringeana que pessoas infectadas eliminam ao tossir, falar ou espirrar, e são inaladas ou aspiradas por outra pessoa. Quando o vírus atinge as vias respiratórias superiores, invadem as células epiteliais que revestem as mucosas dessas vias e se multiplicam, conforme figura 25, sendo eliminados nos exsudatos resultantes do processo inflamatório que provoca. A deposição deles em roupas, utensílios e objetos pode viabilizar sua disseminação. Ambientes fechados onde se aglomeram muitas pessoas contribuem para a sua disseminação, bastando existir apenas uma pessoa infectada, para que a doença possa se alastrar. 


"O período de incubação25 varia entre 24 e 72 horas. O vírus pode ser encontrado desde o início dos sintomas nas secreções nasais e faringianas e persiste enquanto houver febre". (VERONESI, 1976, p. 20). 


Ainda de acordo com o autor (1976, p. 20), as características clínicas da doença são: febre entre 38º C e 40º C, calafrios, suor excessivo, tosse seca, dores musculares e articulares, fadiga, mal-estar, dor de cabeça, nariz obstruído, coriza, dor e irritação na garganta, podendo todos ou somente alguns sintomas estar presentes. O quadro clínico ainda pode sofrer complicações, evoluindo para bronquites, bronquiolites e pneumonias. 


Nas últimas décadas, a imunização anual com vacinas inativadas contra influenza, tem sido a principal medida para a profilaxia da gripe e redução da morbi-mortalidade, relacionada à doença. Atualmente, entre 180-200 milhões de doses de vacina contra influenza são distribuídas e utilizadas a cada ano no mundo (NETO et al, 2003, p. 271). 


Na estética, a gripe pode ser prevenida por meio da vacinação e pelo uso correto dos equipamentos de proteção individual.






Figura 24 Myxovirus Influenzae
Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

Figura 25 - Hemácia infectada com o
Vírus da Gripe
Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)





Resfriado Comum: Veronesi (1976, p. 11), considera que o resfriado comum é uma afecção aguda, altamente contagiosa e que atinge o trato mais alto do aparelho respiratório (cavidade nasal e faringe). Não apresenta grande comprometimento do estado geral e na maioria 
dos casos não é acompanhado de febre, sendo considerado pouco grave.






Figura 26 - Bactérias em forma de bastão:
Bacilos da Tuberculose
Fonte: Wikipedia: a Enciclopédia livre.

Figura 27 - Grupos de Mycobacterium
Tuberculosis

Fonte: Wikipedia: a Enciclopédia livre.



"Cinco famílias diferentes de vírus podem causar os resfriados. O vírus mais freqüentemente envolvido é o rinovírus. Devido à grande variedade de vírus, não existem ainda vacinas para proteger as pessoas destas viroses". (LANÇA, 2001a, p. 1). 


Segundo Veronesi (1976, p. 12), a principal via de transmissão se dá a partir do contato direto com gotículas de secreções nasofaringeanas contaminadas, eliminadas pela boca ou nariz do doente ao falar, tossir e espirrar. Essas gotículas contaminadas são inaladas por outra pessoa e depositam-se na mucosa nasal. Os vírus que chegam até a conjuntiva dos olhos, também podem se estender até o nariz, desenvolvendo a doença. O vírus também pode sobreviver horas na superfície dos objetos e nas mãos das pessoas infectadas. 


Ainda, de acordo com o autor (1976, p. 13), os sintomas surgem de um a três dias, após a pessoa entrar em contato com o vírus, e podem durar até uma semana, na maioria dos casos. Dentre as características clínicas, destacam-se: coriza intensa, obstrução do nariz dificultando a respiração, espirros, tosse e garganta inflamada (dolorosa), diminuição do olfato e da gustação, dores pelo corpo, dor de cabeça. A febre é rara e, quando presente, não ultrapassa 38ºC. 


Na estética, o resfriado pode ser prevenido, através do uso correto dos equipamentos de proteção individual.



Figura 28 - Lesões Ulceradas de Tuberculose Cutânea
Fonte: Cardoso (2003, p. 4).




Tuberculose: Para Veronesi (1976, p. 317), a tuberculose é uma doença infecto-contagiosa que atinge principalmente os pulmões (tuberculose pulmonar), podendo afetar outros órgãos como pele, conforme é mostrado na figura 28, rins, ossos, intestinos, cérebro, etc. (tuberculose extrapulmonar). Seu agente etiológico é o Mycobacterium tuberculosis, conhecido também por bacilo26 de Koch27, núcleos de Wells contêm bacilos da tuberculose envoltos, por uma camada de muco e podem permanecer no ar durante horas, em ambientes úmidos e mal iluminados. É indireta também a transmissão que se realiza por via digestória, através de objetos e alimentos contaminados." (VERONESI, 1976, p. 318). 


De acordo com Lança (2001b, p. 2), após a transmissão do bacilo de Koch, várias situações podem ocorrer. A primeira é que o indivíduo, através das suas defesas, pode eliminar o bacilo sem nada acontecer. Na segunda situação, os microorganismos se desenvolvem, mas não causam a doença. Veronesi (1976, p. 318), afirma que essa segunda situação, também é conhecida como infecção tuberculosa, na qual os microorganismos causam apenas lesões discretas, não progressivas, que evoluem para formas cicatriciais. Na terceira situação, ocorre o desenvolvimento da doença. De acordo com o autor (1976, p. 318), no contexto patogênico, a tuberculose pode ser dividida, conforme a fase em que se apresenta: tuberculose primária, que ocorre em um organismo que nunca foi infectado; e tuberculose pós-primária ou de reinfecção, na qual a ativação da doença pode ocorrer logo após a infecção primária ou anos depois. Também pode ocorrer devido a novos contágios, por reinfecção exógena ou por reativação endógena de focos tuberculosos preexistentes, oriundos de disseminação da infecção primária. 


Veronesi (1976, p. 317), explica que a tuberculose pulmonar possui um início silencioso e, sua evolução, que pode durar meses ou anos, se dá de forma crônica com febre, tosse, expectoração, falta de apetite e emagrecimento. 


Uma das formas mais importantes de prevenção da tuberculose pelo profissional de estética é o uso adequado dos equipamentos de proteção individual.



Figura 29 - Incidência de Tuberculose nos vários Continentes .


Figura 30 HIV "atacando" Células do Sangue
Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). 






AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida): Segundo Boraks (2001, p. 214-215), a síndrome da imunodeficiência adquirida, cuja sigla na língua portuguesa é SIDA, e em inglês é AIDS, é causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), que ao penetrar na corrente sangüínea, irá infectar os linfócitos T4, que são as células responsáveis pela imunidade celular. A figura 30 mostra pequenos pontos pretos (HIV), atacando células do sangue. Na realidade não é uma doença e sim um estado de deficiência imunológica. De acordo com Sion et al (1986, p. 21), ocorre uma profunda supressão da resposta imune mediada pelos linfócitos T4.


"A síndrome de imunodeficiência adquirida (AIDS) é a doença infecciosa que mais mata no mundo. Desde que foi reconhecida pelo CDC (sigla em inglês para Centro para o Controle de Doenças), de Atlanta, EUA, em 1981, a AIDS se espalhou rapidamente, sendo considerada uma epidemia mundial, já no final da década de 1980. Hoje, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 40 milhões de pessoas possuem a enfermidade. Do total de infectados, aproximadamente 95% vivem em países em desenvolvimento, sobretudo na África, onde 10% da população está contaminada. No Brasil, já foram notificados mais de 215 mil casos, principalmente, nas regiões Sudeste e Sul. A AIDS não tem cura e já matou cerca de 20 milhões de pessoas desde o início da epidemia." (COELHO, 2004)28.


Figura 31 - Sarcoma de Kaposi
Fonte: Dermatologia.net


Ainda de acordo com Coelho, o HIV compromete o sistema imunológico, impedindo que ele realize a defesa do organismo contra as agressões de bactérias, outros vírus, parasitas e células cancerígenas. Após a pessoa ter sido contaminada pelo HIV, decorre um certo tempo até o aparecimento de sintomas como fraqueza, febre, emagrecimento e diarréia prolongada, sem causa aparente. Sendo que, mais da metade dos soropositivos, só irão apresentar os sintomas da AIDS, após oito anos de infecção. 
Sion et al (1986, p. 30), afirma que a AIDS manifesta-se clinicamente por: infecções oportunistas causadas por protozoários, fungos, bactérias e vírus, sendo que a pneumonia provocada pelo protozoário Penumocystis carinii é a mais comum; neoplasias raras como o Sarcoma de Kaposi, atingindo com maior freqüência a pele; além de outras neoplasias malígnas.
Segundo Serra29, as lesões do Sarcoma de Kaposi, conforme figura 31, são elevadas, de coloração vermelho-arroxeada, e podem se localizar em qualquer parte da pele, podendo ser única, ou múltipla. Seu agente causador é um tipo de vírus, denominado Herpes Vírus Humano 8 (HHV8) ou Herpes Vírus do Sarcoma de Kaposi (HVSK). 
Boraks (1996, p. 184), afirma que a transmissão ocorre através da inoculação do vírus na corrente sangüínea, por meio de sangue e esperma contaminados, sendo rara a transmissão por meio do suor, lágrima e saliva. 


Oda et al (1996, p. 249), explica que a transmissão por meio de fluídos como secreções nasais, pus, suor e lágrimas, é extremamente baixo ou inexistente. Porém, o HIV têm sido demonstrado em alguns desses fluídos. Precauções de proteção devem ser tomadas com relação ao sangue e fluídos corpóreos que contenham sangue.
“Além de ter poder invasor bem menor do que o vírus da hepatite B, o HIV necessita de concentrações bastante elevadas para produzir um processo infeccioso”. (LIFSON30, 1988; PIZZACOLO31" et al, 1988 apud ODA et al, 1996).
Conforme Lavery et al (1997, p. 258), uma pele saudável e intacta, representa uma barreira bastante eficiente, contra a penetração por diferentes tipos de bactérias e vírus, inclusive o HIV.
Na estética, durante a realização de limpezas de pele, a contaminação pode ocorrer quando o profissional entrar em contato, através da mucosa ou pele lesionada, com sangue contaminado ou secreções, que também contenham sangue. Também pode ocorrer por meio de um acidente com agulha contaminada com sangue.
Segundo Jorge (2002, p. 1), existe uma grande dificuldade de identificar todos os portadores do HIV, uma vez que existem portadores assintomáticos, e que não sabem que estão com o vírus. Por isso, todas as pessoas devem ser consideradas como portadores em potencial, de algum microorganismo patogênico. De acordo com Lavery et al (1997, p. 258), existem pessoas infectadas com o HIV há 13 anos e que não desenvolveram nenhum sintoma da doença.
Oda et al (1996, p. 240), afirma que pelo fato da AIDS ser uma doença de maior gravidade que a hepatite B, as medidas necessárias para a proteção são as mesmas utilizadas para a hepatite B, as quais incluem a utilização de equipamentos de proteção individual de forma adequada.


Metodologia


Esta pesquisa se caracteriza como um Estudo de Caso, onde se analisa o conhecimento dos profissionais da área de estética, em relação à utilização dos equipamentos de proteção individual na realização de limpezas de pele.
O estudo de caso foi realizado, durante o período de setembro a outubro de 2004, e destacou-se como amostra desta pesquisa, 32 profissionais de estética da região de Curitiba, que exercem a prática da limpeza de pele.
Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, um questionário de nove questões fechadas, sobre o conhecimento, indicação e utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI’s), durante a realização de limpezas de pele e sobre o procedimento em si. A elaboração do questionário foi baseada em um artigo publicado por Greppi e César (2002, p. 3 e 4), realizando-se as modificações necessárias para a área de estética.


O questionário foi embasado:


a) No conhecimento dos profissionais em relação ao que são equipamentos de proteção individual;
b) Nos equipamentos de proteção individual, que os profissionais acham importante serem utilizados, durante uma limpeza de pele;
c) Nos equipamentos de proteção individual, que os profissionais utilizam durante o procedimento de limpeza de pele;
d) Na forma de utilização da máscara pelos profissionais: sobre o nariz, abaixo do nariz ou não utilizam;
e) No que os profissionais costumam fazer com a máscara e gorro por eles utilizados: jogam fora, reutilizam ou não utilizam;
f) Na limpeza de pele considerada como um procedimento que oferece risco de contaminação para a esteticista;
g) Se na realização das limpezas de pele, ocorrem ou não pontos de sangramento;
h) Se os profissionais já entraram em contato direto com sangue ou outro fluído do cliente;
i) No procedimento adotado pelos profissionais quanto à retirada das luvas: puxam pela ponta dos dedos; puxam pelo punho; lavam e retiram pelo punho; ou não utilizam luvas.




  


Resultados
Os dados obtidos foram analisados quantitativamente, com base na amostra da pesquisa de 32 entrevistados, e expressos em gráficos de forma a facilitar a visualização, e posterior análise. Para cada pergunta é apresentado um gráfico, com a respectiva legenda e as porcentagens dos dados obtidos.






Gráfico 1 Conhecimento sobre Equipamentos de Proteção Individual








O gráfico 1, aborda o conhecimento dos profissionais, com relação ao que são os equipamentos de proteção individual.
Podemos observar, que 87,5% dos profissionais entrevistados, tinham conhecimento do que era equipamento de proteção individual (EPI), enquanto 12,5% não sabiam 


Gráfico 2 Equipamentos de Proteção Individual que devem ser utilizados






O gráfico 2, diz respeito à opinião dos profissionais, em relação à quais equipamentos de proteção individual, devem ser utilizados durante a realização de limpezas de pele.
Podemos observar que 87,5% dos profissionais responderam o uso de avental; 62,5% responderam o uso de óculos; 100% responderam tanto o uso de máscaras, quanto o de luvas; 72% responderam o uso de gorro e, 0% dos profissionais, responderam não ser importante nenhum dos equipamentos. 


Gráfico 3 Equipamentos de Proteção Individual utilizados pelos Profissionais 


O gráfico 3, mostra quais os equipamentos de proteção individual os profissionais utilizam, durante a realização de limpezas de pele.
Podemos verificar que 84% dos profissionais responderam o uso de avental; apenas 28% responderam o uso de óculos de proteção; 97% responderam o uso de máscara; 100% responderam o uso de luvas; 62,5% responderam o uso de gorro e 0% responderam o uso de nenhum equipamento.


Gráfico 4 Forma de utilização da Máscara de Proteção







O gráfico 4, diz respeito à forma de utilização da máscara pelos profissionais: se abaixo do nariz ou sobre o nariz.
Como podemos observar 78% dos profissionais utilizam a máscara sobre o nariz; 19% utilizam abaixo do nariz e 3% não fazem uso de máscara. 


Gráfico 5 Procedimento dos Profissionais em relação ao Gorro e Máscara




O gráfico 5, aborda qual o procedimento adotado pelos profissionais, em relação à máscara e gorro, por eles utilizados: se jogam fora, reutilizam ou não utilizam.
Podemos observar, primeiramente em relação ao gorro, que 40,6% dos profissionais jogam fora; 21,9% reutilizam e 37,5% não utilizam gorro. Com relação à máscara: 53% dos profissionais jogam fora; 44% reutilizam e, apenas 3%, não utilizam.


Gráfico 6 Limpeza de Pele como um Procedimento que pode oferecer Risco de Contaminação




O gráfico 6, diz respeito à opinião dos profissionais com relação à limpeza de pele ser considerada ou não, um procedimento que pode oferecer risco de contaminação.
Podemos observar que 84% dos profissionais responderam que a limpeza de pele pode ser considerada um procedimento, que pode oferecer risco de contaminação, enquanto 16%, responderam não ser um procedimento, que pode oferecer risco.


Gráfico 7 Ocorrência de Pontos de Sangramento


O gráfico 7 aborda se, durante as limpezas de pele realizadas pelos profissionais, ocorrem ou não, pontos de sangramento.
Podemos observar que 84% dos profissionais responderam ocorrer pontos de sangramento e, apenas 16%, responderam não ocorrer pontos de sangramento. 


Gráfico 8 – Contato Direto com Sangue ou outro Fluído
O gráfico 8, aborda se os profissionais já entraram em contato direto com sangue ou outros fluídos do cliente.
Podemos observar que 28% dos profissionais responderam já terem entrado em contato e, 72%, responderam não ter entrado em contato.


Gráfico 9 – Procedimento de Retirada das Luvas
O gráfico 9, diz respeito ao procedimento adotado pelos profissionais, quanto à retirada das luvas.
Podemos observar que, 0% dos profissionais, respondeu puxar as luvas pelas pontas dos dedos; 91% responderam puxar pelo punho; 9% responderam lavar e retirar pelo punho e, 0%, responderam não utilizar luvas.


Análise dos Dados Obtidos


Analisando de forma conjunta os gráficos 1, 2 e 3, podemos observar que, apesar dos profissionais terem conhecimento do que são os equipamentos de proteção individual, não os utilizam por completo, com exceção das luvas. Além disso, muitos profissionais questionaram o uso de óculos, dizendo que a lupa já seria uma forma de proteção. A lupa não pode ser considerada um equipamento de proteção individual, pois não protege de forma adequada e segura a área dos olhos.
Com relação ao gráfico 4, uma quantidade bastante significativa de profissionais (19%), utiliza a máscara de forma inadequada, ou seja, abaixo do nariz. Segundo Guandalini et al (1997, p. 15-16), a máscara representa a mais importante medida de proteção das vias superiores e deve estar bem adaptada protegendo toda a região logo abaixo dos olhos (nariz e boca). 
No gráfico 5, uma grande quantidade de profissionais afirmou reutilizar a máscara (44%) e gorro (21,9%). No questionário, muitos destacaram ao lado da alternativa, que dizia respeito à reutilização das máscaras, que lavavam as mesmas para posterior reutilização. Segundo Guandalini et al (1997, p. 16), após duas horas de uso, as máscaras perdem o poder de filtração. Além disso, depois de usadas, as máscaras representam um grande nicho de microorganismos, e devem ser descartadas, em lixo próprio para este fim: hospitalar.
Analisando o gráfico 6, a limpeza de pele foi considerada um procedimento, que pode oferecer risco de contaminação, por 84% dos profissionais. Durante o procedimento, o profissional, ao manipular a pele do cliente e durante a extração de comedões e pústulas, pode entrar em contato com fluídos orgânicos como sangue, ainda que em pequena quantidade, exsudatos purulentos, secreções provenientes de lesões abertas (pele não intacta), e até mesmo a saliva (por meio de gotículas que são lançadas no ar, provenientes da fala, espirro ou tosse do cliente). Além disso, pode ainda entrar em contato, com diversos tipos de lesões, que podem existir na pele do cliente. Estas alterações nos tecidos podem ser, não somente lesões de acne, mas manifestações de alguns tipos de doenças.
No gráfico 7, a maioria dos profissionais (84%) afirmou ocorrerem pontos de sangramento, durante a realização de limpezas de pele. Essa informação é de suma importância, pois de acordo com as Precauções Universais CDC (1987), sangue e certos fluídos de todos os pacientes devem ser considerados, potencialmente infectantes para HIV, HBV e outros patógenos.
Com relação ao gráfico 8, uma porcentagem significativa de profissionais (28%), afirmou ter entrado em contato direto com sangue ou outro fluído do cliente. De acordo com as Precauções Universais (CDC, 1987), os profissionais devem evitar contato direto com matéria orgânica, através do uso de barreiras protetoras como luvas, aventais, máscaras, gorros e óculos (equipamentos de proteção individual), os quais irão reduzir as chances de exposição da pele e mucosas a materiais infectados.
De acordo com o gráfico 9, a maioria dos profissionais (91%), procede a retirada das luvas de forma correta. Segundo Guandalini et al (1997, p. 18-20), as luvas devem ser removidas pelo punho, evitando tocar na sua parte externa e devem ser jogadas no lixo para materiais contaminados (hospitalar).
As informações obtidas sobre a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPI,s), pelos profissionais da área de estética, mostraram que a grande maioria sabe o que são EPI’s e a importância da sua utilização, sendo que os mesmos referem a não utilização por completo dos equipamentos, durante a realização de limpezas de pele, mesmo sabendo que o procedimento pode oferecer riscos de contaminação.
Acreditamos que modificações em relação à conduta adotada pelos profissionais da área de estética, venham contribuir com a manutenção da saúde e prevenção de doenças, através de uma maior conscientização em relação a biossegurança.


Considerações Finais


A Biossegurança estabelece ações para a proteção da saúde humana e uma delas inclui a utilização dos equipamentos de proteção individual. Os profissionais de estética, durante a realização de limpezas de pele, devem evitar o contato direto com mucosa ou pele do cliente e com matéria orgânica (sangue, exsudatos, secreções), proveniente do mesmo, por meio do uso de barreiras protetoras como luva, avental, máscara, gorro e óculos. 
O uso desses equipamentos de proteção individual, reduzem as chances de exposição do profissional à possíveis microorganismos, provenientes de clientes e que podem ser causadores de doenças como: herpes simples, hepatite B, hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose e AIDS. Além do risco de contato com matéria orgânica, a proximidade entre profissional-cliente, a alta rotatividade no atendimento e o tempo de contato prolongado, podem contribuir para a transmissão de algumas dessas doenças.
O uso inadequado ou incompleto dos equipamentos de proteção individual por parte dos profissionais, pode não constituir proteção total contra os microorganismos, já que a limpeza de pele oferece alguns riscos, que podem contribuir para a contaminação do profissional. Além disso, a eficiência e a importância de cada equipamento determina uma interdependência, e a utilização dos mesmos em conjunto, promove uma eficiência na proteção.
Desta forma, é essencial que haja conscientização para que aconteçam mudanças na conduta dos profissionais, levando-os a adotarem medidas mínimas de segurança no atendimento de todos os clientes, como forma de preservar a própria saúde e da pessoa que está sendo atendida. Acreditamos que a conscientização pode ser feita por meio de palestras abertas, demonstrações do uso dos equipamentos e até por meio da criação de cartazes explicativos.
Nota da Editora: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Técnico em Estética Facial e Corporal, ao Instituto Martinus de Educação e Cultura, Centro Técnico de Educação Profissional Martinus, sob a orientação da Profª Denise Mercer.


Referências Numeradas


1 COSTA, M. A. F. Protegendo a Vida. Revista Proteção, n.86, p. 46-47, fev. 1999.
COSTA, M. A. F.; COSTA, M. F. B.; MELO, N. S. F. O. Biossegurança: ambientes hospitalares e odontológicos. São Paulo: Santos, 2000.
COSTA, M. A. F. Qualidade em Biossegurança. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.


2 Segundo Houaiss (1979, p. 740), risco é a probabilidade de perigo.


3 Centers for Disease Control and Prevention.


4 Segundo Paciornik (1975, p. 246), é um líquido orgânico seroso, fibrinoso ou mucoso, que escorre (exsuda) ao nível de uma superfície inflamada. 


5 Para Paciornik (1975, p. 468), é qualquer substância segregada pelo organismo, como por exemplo: urina,  suor, saliva, lágrimas, que também podem ser denominadas de excreções, pois são jogadas para fora do corpo. 


6 O mesmo que via sanguínea. 


7 Conforme Rosseti, é um polimero ou plástico derivado do propeno ou propileno. É chamado de termoplástico e pode ser moldado usando apenas aquecimento. 


8 De acordo com Guandalini et al (1997, p. 56), luvas, máscaras e gorros descartáveis são considerados materiais contaminados e por isso classificados como lixo infeccioso e seu acondicionamento deve ser 
feito em lixeira com tampa acionada por pedal e no seu interior deve ser colocado um saco de lixo especial na cor branca com cruz vermelha e dizeres "lixo hospitalar"ou na sua falta sacos de lixo comuns  duplos. 


9 Lesão elementar de conteúdo purulento, que forma-se pela ruptura parcial de comedões fechados. Segundo Paciornik (1975, p. 440), pus é um exsudato constituído por uma parte líquida (soro), leucócitos degenerados, góbulos de gordura e microrganismos diversos, sob a influência de uma infecção. 


10 MICIK, R.E. et alii. Studies dental aerobiology: efficacy of surgical masks in protecting dental personel from airbone bacterial particles. Jour. Dent. Res., v. 50, nº 3, p. 626, 1971. 


11 Um exemplo de fibra sintética é o polipropileno, um dos materiais usados na confecção das máscaras e gorros descartáveis. 


12 LIMA, S. N. M.; ITO, I. I. Controle de infecções no consultório odontológico: sistema BEDA de controle. Ribeirão Preto: Dabi-Atlante, 1992. 


13 Para Meda (2003, p. 12), é uma dermatose inflamatória crônica, caracterizada pela inflamação do folículo pilo-sebáceo. Pode ser classificada em: grau I (comedoniana); grau II (pápulo-pustulosa); grau III (nódulo-cística); grau IV (conglobata); grau V (fulminans). 


14 Segundo Guandalini et al (1997, p.11), através da anamnese é possível coletar dados a respeito da história pessoal, médica passada e presente do cliente. É a primeira e uma das mais importantes medidas de proteção para o profissional e sua equipe. 


15 De acordo com Moreno (2004), solução de continuidade significa "interrupção", ou seja, que a  continuidade foi dissolvida. 


16 Caracterizados pela presença de sebo no folículo pilo-sebáceo. Podem ser encontrados como pontos pretos (comedões abertos nos quais o sebo sofreu processo de oxidação) e pontos brancos (comedões  fechados). São caracterizados como sendo as lesões primárias da acne. 


17 De acordo com Boraks (2001, p. 90), vesículas são lesões elementares de pequenas dimensões (até 3mm de diâmetro), elevadas e circunscritas, contendo líquido em seu interior. 


18 Adenopatia cervical é o enfartamento dos gânglios cervicais. 


19 Conforme Veronesi (1976, p. 63-64), o líquido contido nas vesículas encerra vírus em abundância,  visíveis ao microscópio comum. 


20 Para Paciornik (1975, p. 292 e p. 405), hepatopatias são doenças do fígado. 


21 De acordo com Paciornik (1979, p. 480), soro é a porção clara e líquida do sangue. 


22 Hepatomegalia é o aumento do volume do fígado. 


23 Para Paciornik (1979, p. 307), icterícia é a coloração amarelada da pele e mucosas devido a 


presença de pigmentos biliares na corrente sanguínea. 


24 VARELLA, D. Hepatite C. Diagnósticos. Disponível em: <http://www.drauziovarella.com.br/arquivo/ arquivo.asp?doe_id=84>. Acesso em: 25 ago. 2004. 


25 Segundo Paciornik (1975, p. 312), é o período que decorre entre o contágio e o aparecimento dos  primeiros sintomas da doença. 


26 Segundo Paciornik (1975, p.115), é um microrganismo em forma de bastonete. 


27 Conforme Veronesi (1979, p. 317), Robert Koch descobriu o agente etiológico da tuberculose em 1882, e a partir daí a doença passou a ser bem caracterizada. 


28 SERRA, M. Sarcoma de Kaposi. Pele e AIDS. Disponível em: <http:// www.dermatologia.net> Acesso em: 23 out. 2004. 






BAPTISTA, P. Herpes simplex. Artigos por especialidades: artigos em inglês, 2003. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?549>. Acesso em: 2 out. 2004.


BAUMANN, J. C.; SANTO, M. L. Sistema imunológico: fortalecer ou enfraquecer um grande segredo. Curitiba: Paraná Livros, 1991.


BORAKS, S. Diagnóstico bucal. 3. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2001.


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Políticas da Saúde.

Coordenação Nacional de DST e AIDS. Manual de condutas. Controle de infecções na prática odontológica em tempos de AIDS:. Brasília: Ministério da Saúde, 2000a. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/manual_odonto.pdf>. Acesso em: 9 nov. 2004. 


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Políticas da Saúde. Coordenação Nacional de DST e AIDS. Manual de condutas. Exposição ocupacional a material biológico: hepatite e HIV. Brasília: Ministério da Saúde, 2000b. Disponível em: 
<http://lildbi.saude.gov.br/cgi-bin/wxis.exe/iah_txtc/>. Acesso em: 10 nov. 2004.


BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Políticas da Saúde. Programa nacional para a prevenção e o controle das hepatites virais. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: <http://dtr2001.saude.gov.br/sps/areastecnicas/hepatite/
conteudo/download/plano_operacional_pnhv.doc>. Acesso em: 20 set. 2004.


BRASIL. MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MET). Equipamentos de proteção individual (EPI). Norma regulamentadora 6 - NR 6. Disponível em: <http:// www. mte.gov.br/Empregador/segsau/ComissoesTri/ctpp/oquee/conteúdo/nr6/
conteúdo/nr06b.asp>. Acesso em: 28 set. 2004.


CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC), 1987. Universal Precautions for prevention of transmission of HIV and other bloodborne infections. Divison of Healthcare Quality Promotion (DHQP). Disponível em: <http://www.cdc.gov/ncidod/hip/blood/universa>. Acesso em: 25 set. 2004. 


COELHO, S. AIDS. Glossário de doenças, abr. 2004. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/ccs/ glossario/AIDS.htm> Acesso em: 28 set. 2004.


COSTA, M. A. F. Segurança química em biotecnologia: uma abordagem crítica. In: TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. p. 123-132.


COSTA, M. A. F. C; COSTA, M. F. B. Biossegurança: elo estratégico de SST. Revista CIPA, n. 253, jan. 2002. Disponível em: <http://www.biossegurancahospitalar.com.br/files/qualidade.doc>. Acesso em: 28 set. 2004.


FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Estética do invisível. Disponível em:
<http://www.fiocruz.br/ccs/estetica/estetica.htm>. Acesso em: 28 set. 2004.


FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Biossegurança. Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo Cruz, 2003. Disponível em: <http://www.
fiocruz.br/biosseguranca/Bis/bisbior.htm>. Acesso em: 28 set. 2004.


GREPPI, F. S.; CESAR M. F. Utilização de equipamento de proteção individual (EPI) para o paciente odontopediátrico. Revista Biociências, São Paulo, v. 8, n. 1, 1. sem, 2002. Disponível em: <http://www.unitau.br/publicacoes/revista_biociencias.htm>. Acesso em: 28 set. 2004.
GUNDALINI, L. S. et al Como controlar a infecção na odontologia. Londrina: Gnatus, 1997.


HAOUAISS, A. Pequeno dicionário enciclopédico Koogan Larousse. Rio de Janeiro: Larousse do Brasil, 1979.


JORGE, C. O. A.; Princípios de biossegurança em odontologia. Revista Biociências, São Paulo, v. 8, n. 1, 1. sem, 2002. Disponível em: <http://www.unitau.br/publicacoes/revista_biociencias.htm>. Acesso em: 28 set. 2004.
LANÇA, M. A. Resfriado. Artigos por especialidades: pneumologia, 2001a. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?361>. Acesso em: 3 out. 2004.


LANÇA, M. A. Tuberculose pulmonar. Artigos por especialidades: pneumologia, 2001b. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?432>. Acesso em: 3 out. 2004.


LAVERY, S. et al Enciclopédia familiar da saúde: guia completo das medicinas alternativas. São Paulo: Clube Internacional do livro, 1997. p. 258-259.


LIEBER, S. R. Saiba mais sobre as hepatites virais. Disponível em: <http://www.mackenzie.com.br/universidade/exatas/boletim/saiba_mais/hepatite.htm>. Acesso em: 21 dez. 2004.


MEDA, M. F.Técnicas profissionais de estética facial. Curitiba, 2003.
MORENO, C. Solução de continuidade. Pergunte ao doutor. Disponível em: < http://educaterra.terra.com.br/sualingua/01/01_continua.htm>. Acesso em: 9 dez. 2004.


NETO et al Influenza. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, mar./abr. 2003, v. 36, n. 2, p.267-274. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php? script= sci_arttext&pid=S0037-86822003000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 2 out. 2004.


NOGUEIRA, R. P. Gestão de qualidade e biossegurança. In: TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança:uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. p. 65-74.


ODA, L. M. et al AIDS como doença ocupacional. In: TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. p. 239-256.


PACIORNIK, R. Dicionário médico. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1975.


ROSSETI. Dicionário: quimicamente falando. Disponível em: < http://www.rossetti.eti.br/dicuser/detalhe.asp?vnome=polipropileno&vini=1&vfim=26&vcodigo=1333>. Acesso em: 15 dez. 2004.


SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS. Programa de biossegurança e ergonomia em odontologia, 1999. Revista in foco, n.1, fev. 2004. Disponível em: < http://www.ada.com.br/infoco/especial.asp>. Acesso em: 28 set. 2004.


SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ. Alerta Hepatite B: vacine-se já contra esta doença. Última atualização: mar. 2004. 
Disponível em: <http://www.saude.pr.gov.br/alerta.htm>. Acesso em: 2 out. 2004.


SERRA, M. Sarcoma de Kaposi. Pele e AIDS. Disponível em: <http//www.dermatologia. net>. Acesso em: 10 out. 2004.


SERRA, M. Acne. Acne grau I. Disponível em: < http://www.dermatologia.net/ framesets/a_noticias.htm>. Acesso em: 11 dez. 2004.


SERRA, M. Acne. Acne grau II. Disponível em: < http://www.dermatologia.net/framesets/a_noticias.htm>. Acesso em: 11 dez. 2004.


SILVA, P. E. B. et al Avaliação da conduta de biossegurança em clínicas odontológicas de graduação. Revista Biociências, São Paulo, v. 8, n. 1, 2002. Disponível em: <http:// www.unitau.br/publicacoes/revista_ biociencias.htm>. Acesso em: 28 set. 2004.


SION, F. S. et al Etiologia, imunopatologia e aspectos clínicos. In: LIMA, M. B. C. AIDS – SIDA. Rio de Janeiro: Medsi, 1986. p. 21-35.


TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1996. p. 41-64. TEXTO DE CONVOCATÓRIA. Oitava Conferência Internacional. 




Kelly Christine Schmitt Shmidlin
Técnica em Estética pelo IMEC (Curitiba PR) 
Cursando o Tecnólogo em Estética na Uniandrade (Curitiba PR) 
Tels.: (41) 3333-0567 / 8405-7444  
e-mail: kellyschmidlin@brturbo.com.br  


Referência: Disponível em: http://www.revistapersonalite.com.br/ Acesso em: 29/04/2012.





Nenhum comentário:

Postar um comentário