A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 1 de abril de 2012

O ENVELHECIMENTO INTRÍNSECO


O ENVELHECIMENTO INTRÍNSECO
Abordando o envelhecimento da pele, o envelhecimento intrínseco pode ser definido como o processo de envelhecimento que ocorre naturalmente com o passar dos anos. É esperado, previsível, inevitável e progressivo.
Em torno dos 30 anos, como sinais de envelhecimento da pele, já começam a surgir na pele as rugas, manchas de hiperpigmentação nas zonas mais expostas, redução da quantidade de cabelos nos homens principalmente e aparecimento de pêlos nos buços e queixos das mulheres.
A partir da quarta década de vida, a análise histológica da pele demonstra uma diminuição na presença de fibras elásticas na derme. Há uma acentuada fragmentação destas fibras, se comparadas com o aspecto contínuo presente em dermes mais jovens. As fibras colágenas apresentam-se mais frouxamente dispersas e há uma deficiência na ancoragem das fibras nas papilas dérmicas.
Na epiderme se verifica a redução da atividade do sistema imunológico, com a redução das células de Langerhans e monócitos, diminuição da síntese de melanina pelos melanócitos, conseqüentemente uma menor pigmentação da pele. A alteração da pigmentação da pele também nos traz o fato de que esta se torna mais vulnerável a radiação UV do sol, com o passar dos anos.
Clinicamente o envelhecimento da pele é caracterizado por uma atrofia generalizada das estruturas cutâneas. Ainda que na camada córnea não se verifique grandes mudanças, há um decréscimo de densidade na derme, diminuição de vascularização, alteração na junção derme-epiderme e redução do número e tamanho das células epiteliais. Com o passar dos anos, queratinócitos e fibroblastos tem menor capacidade de resposta ao hormônio do crescimento.
Outras alterações observadas no envelhecimento natural da pele são a perda de gordura subcutânea, a alteração da função das glândulas sebáceas, o aumento de suscetibilidade a infecções e outras doenças.
Às alterações intrínsecas, somam-se fatores externos (extrínsecos) que darão à pele seu aspecto final. Por isso pessoas de mesma idade muitas vezes apresentam alterações diferentes ao longo dos anos.
QUADRO 2 – Alterações cutâneas no envelhecimento intrínseco
Camada da pele
Estrutura cutânea
Alteração
Epiderme
Queratinócitos
Diminuição da capacidade de reprodução na camada basal
Melanócitos
Diminuição da produção de melanina
Células Langerhans
Diminuição de número de células
Derme
Fibroblastos
Diminuição de número e função das células
Fibras colágenas
Redução do número de fibras viáveis
Fibras elásticas
Redução do número de fibras viáveis
Substância fundamental
Diminuição da capacidade de retenção de água
Fonte: da autora
Fragmento extraído do curso de Estética Facial – Cosméticos antienvelhecimento do Portal Educação
www.esteticacursos.com.br/estetica/cursos/cursos_detalhes.asp?id=229">http://www.esteticacursos.com.br/estetica/cursos/cursos_detalhes.asp?id=229
Fonte: Portal Educação Acesso: 01 abr 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário