A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 15 de julho de 2012

Relação entre a profundidade das rugas faciais e a densidade de ‘retinacula cutis’


Pesquisadores japoneses publicaram, recentemente, no Archives of Dermatology, um estudo em que procuraram identificar se há uma relação entre a profundidade das rugas faciais e a densidade de retinacula cutis no tecido subcutâneo da pele.

A profundidade da ruga foi avaliada com análise da imagem na fronte e no canto lateral de cadáveres humanos. A densidade de retinacula cutis foi medida nas secções cutâneas marcadas por Azan-Mallory, obtidas ao redor das rugas. O estudo foi conduzido na Seção de Anatomia Total da Kagoshima University Graduate School of Medical and Dental Sciences, com análise de 55 cadáveres masculinos e femininos de 35 a 93 anos de idade. A profundidade máxima de cada ruga foi utilizada para representar o grau da ruga. Em secções cutâneas, a densidade de retinacula cutis foi medida ao redor do ponto mais profundo de cada ruga em uma área de 1 mm de largura (a área que inclui a ruga).

Em ambas as áreas, específica da ruga e que inclui a ruga, as densidades de retinacula cutis tornaram-se menores na fronte e nas áreas cantais laterais. Quando uma ruga era rasa, a densidade foi menor na área específica da ruga que na área que incluía a ruga. Com a progressão da ruga, a diferença de densidade entre a área da ruga e a área que inclui a ruga diminuiu gradualmente até não haver diferença aparente.

Os pesquisadores concluíram que rugas faciais parecem se desenvolver acima de áreas de densidade reduzida de retinacula cutis. Conforme uma ruga se desenvolve, a densidade diminui tanto na área específica da ruga quanto na área que inclui a ruga, enquanto que a diferença de densidade entre essas áreas desaparece.


Uma resenha de Relationship between the depth of facial wrinkles and the density of the retinacula cutis - Archives of Dermatology; 2012;148(1):39 – 46

Referência: Disponível em: http://www.medicalservices.com.br/atualizacao/especialidades/exibe.php?id_nct=6 Acesso em: 15/07/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário