A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Colágeno e sua permeabilidade



O colágeno é a proteína mais abundante no organismo animal representando cerca de 25% de toda proteína corporal, formada a partir de 19 cadeias polipeptídicas diferentes, que formam a tríplice hélice do colágeno, ordenadas três a três, formando 27 tipos. Goissis (2008), diz que colágeno tipo I é aproximadamente 90% do existente e tem maior número de domínios funcionais do reino animal.
        
A utilização em cosméticos de colágeno solúvel como princípio ativo iniciou pela suposição de que poderia estimular a síntese de novas fibras colágenas na derme, proporcionando uma maior turgecência do tecido à propriedade de reter água do colágeno. Porém, após extenuantes pesquisas científicas comprovou-se que sua ação é apenas de superfície onde, por afinidade com as proteínas do estrato córneo principalmente (queratina) da pele fica aderida e exerce ação hidratante por retenção de água. Forma-se então, um filme aquoso sobre as camadas mais externas da epiderme o que impede o TEWL, ou seja, que haja uma perda de água transepidermal das camadas mais profundas resultando na turgecência tão desejada.
        
Os extratos de colágeno para fins cosméticos são obtidos a partir de pele de animais jovens, bovinos, suínos e marinhos. Para um ativo permear deve estar em seu estado molecular, sua permeabilidade é inversamente proporcional ao tamanho da molécula. O colágeno tipo I tem como unidade básica o tropocolágeno, uma macromolécula linear, semiflexível cuja massa molecular média é de aproximadamente 280.000 Da, e com dimensões de 300nm de comprimento e 1,5nm de diâmetro4.
        
A caracterização do colágeno pela eletroforese no gel de poliacrialamida dodecilsulfato de sódio mostrou duas bandas de maior intensidade, provavelmente correspondentes às cadeias a1 e a2 do colágeno tipo I, entre os pesos moleculares de 193.000 e 112.000 Da do padrão de peso molecular.
        
Outra banda de intensidade significativa foi observada com uma massa molecular bem próxima à 193.000 Da, provavelmente referente às cadeias do tipo  ß, duas cadeias a unidas. Os valores de peso molecular das bandas observadas no colágeno ficaram bem próximas àqueles valores descritos na literatura para as cadeias a1 e a2 típicas do colágeno tipo I ¹,²,³ .
        
Uma das possíveis permeabilidades é através da via transanexial que seriam os óstios e poros da pele, uma vez que as outras vias (intercelular e intracelular) ficam descartadas por sua características.
        
A via dos poros aquosos está rodeada ainda de maiores incertezas. O raio do poro está estimado como tendo entre 15 a 25 Å, enquanto que o diâmetro estimado para a via lipídica é maior.
        
Uma contribuição consistente com a teoria dos poros é a experiência de Sznitowska et al., que compara veículos aquosos e etanólicos para libertação de aminoácidos através da pele, à luz do processo de partição e do mecanismo de transporte através de poros7.
        
Em média, na superfície cutânea existem 40-70 folículos pilosos e 200-250 ductos sebáceos por metro quadrado de área de pele e por eles a absorção cutânea é muito intensa (CHIEN, 2005, JATO, 1997), entretanto, estes apêndices da pele representam  apenas 0,1% da superfície cutânea total, e desta maneira, a absorção percutânea pela via transepidérmica se torna a principal via de permeação de absorção de fármacos (ANSEL; POPOVICH; ALLEN, 2000).
        
Desta forma conclui-se que o colágeno vem sendo erroneamente utilizado em protocolos de revitalização, por não ser precursor de fibras colágenas, não é um reconstituinte tecidual ou antiage e sim é um excelente hidratante. A hidratação é uma das maiores necessidades da pele. Pele hidratada permite melhor permeabilidade e ação tanto de cosméticos como de correntes elétricas.
Referência: www.buonavita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário