A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Permeabilidade Cutânea


Pular Links de Navegação.

A pele, mesmo sem restringir a maleabilidade do corpo humano, constitui uma barreira eficiente contra agressões exógenas, de natureza química ou biológica e impede a perda de água e de proteínas para o exterior. (KEDE e SABATOVICH, 2004).
        
Anatomicamente a pele está dividida em três camadas segundo alguns autores, porém as citações mais recentes colocam da seguinte maneira a, Epiderme e Derme como sendo as camadas da pele e a antiga Hipoderme agora como Tela Subcutânea, sendo estas três camadas consideradas uma barreira única para a permeabilidade através da pele. A penetração ocorrerá de três formas:1.  Intercelular – entre as células 2.  Transcelular – através das células3.  Transanexial – pelos anexos cutâneos (óstios e poros)

        
A pele é permeável de modo geral, aos gases verdadeiros e a substâncias voláteis (éter, por exemplo). O mecanismo pelo qual atravessam a pele é o da difusão seguindo as leis da Física. Relativamente permeável a determinadas substâncias lipossolúveis como hormônios esteróides, vitamina D e provavelmente vitamina A. Também os derivados fenólicos (resorcina, hidroquinona e o próprio Fenol) são absorvidos em graus variados.
        
Praticamente impermeável a eletrólitos, proteínas e carboidratos. Por exemplo, a penetração de sais é desprezível, a menos que sejam ionizados. No caso das proteínas e carboidratos, sua impermeabilidade se deve ao tamanho de suas moléculas e à pouca lipossolubilidade.
        
Sendo a principal função da pele agir como uma barreira, nada terá fácil permeabilidade através dela e, além disto, fatores diversos podem influenciar:• Espessura da epiderme • Idade• Fluxo sanguíneo • Hidratação • Região da pele • Capacidade de associação• pH da pele• Peso molecular (PM)• Emulsões O/A (óleo em água)• Estado de ionização• Concentração do ativo• pH alcalino• Temperatura elevada Fonte: Rebello e Bezerra, 2001

        
O EC – Estrato Córneo apresenta uma considerável barreira lipofílica à permeação de substâncias químicas. A absorção cutânea é afetada por fatores como tipo, condição e a presença de umidade da pele, a natureza dos ativos (propriedades físicas e químicas) e da base utilizada. Quanto maior for a afinidade da base cosmética em relação às características das células teciduais maior será a absorção dos cosméticos.
        
A habilidade de um soluto em uma formulação tópica permear a pele e exercer seu efeito depende tanto das propriedades físico-químicas do agente bioativo, quanto de outros fatores relacionados com a composição do veículo (BRINON et al., 1999).
        
Segundo Jocélia Jansen, para uma substância permear, precisa estar em seu estado molecular, mantendo a solubilidade constante, químicos com baixo peso molecular (PM 100) penetram de 100x a 1000x mais rápido que moléculas de peso molecular elevado (PM 400 ou mais).
        
As bases cosméticas utilizadas na estética são Emulsões, Géis, Serum e Iontos, estas podem influenciar na velocidade e o nível de absorção dos princípios ativos. Os veículos naturalmente podem modificar as propriedades do EC, por exemplo, aumentar a hidratação, a qual pode influenciar no perfil da penetração dos ingredientes ativos.
        
Diminui a TEWL e Aumenta o EFA - mais eficácia em resultados.
        
O pH – Potencial Hidrogeniônico, de uma solução é a forma de medir o grau de acidez ou alcalinidade do meio. Ou seja, mede a concentração de íons com carga positiva (cátions) e íons com carga negativa (ânions) deste meio. (Periotto, 2008).
        
A reação de um ácido e uma base é chamada de neutralização e produz a formação de um sal e água. NaOH + HCL ->NaCl + H²O. O sal formado normalmente é muito higroscópico e aumenta a ação hidratante do produto, quando executamos uma limpeza e esfoliação do tecido epicutâneo, provavelmente ocorrerá uma alteração do pH fisiológico e faz-se necessário então a utilização de uma loção tônica para promover o seu reequilíbrio.

        
pH da pele:
        
• Um dos mais importantes mecanismos de defesa por seu grau de acidez
        
• Está entre 5,2 e 5,5
        
• Devido à composição média entre o suor, que após sua evaporação deixa uma quantidade elevada de ácidos orgânicos na superfície da pele.
       
        
pH dos cosméticos:
        
• Cosméticos limpadores: pH neutro ou alcalino (contrário ao pH da pele) -> promovem a detergência, emulsionam as gorduras e removem as impurezas. Eles não devem permanecer na pele além do tempo necessário.
        
• Cosméticos tônicos: Equilibram o pH da pele (retornam e corrigem o pH da pele).
        
• Outros cosméticos: pH próximo ao da pele 5,2 a 5,5 para que não ocorra modificação dos mecanismos de defesa da pele.

Referência: www.buonavita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário