A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Crioterapia - Corporal


Pular Links de Navegação.

Definição        De acordo com Rodrigues e Guimarães (1998), é o resfriamento e ou diminuição da temperatura dos tecidos com finalidades específicas, proporcionando uma variedade de benefícios. O termo crioterapia significa, literalmente, “terapia pelo frio”, onde os profissionais de estética se valem de seus efeitos para realizar tratamentos.
        
Um dos principais benefícios está relacionado com a diminuição de adiposidade localizada, para Ciporkin e Paschoal (1992). O panorama histórico da Crioterapia, segundo Knight (2000),mostra que antes de Cristo (a.C.) os gregos e romanos utilizavam a neve e o gelo natural para curar os problemas médicos, já em 1800 foram escritos livros e artigos sobre a crioterapia; as compressas geladas são usadas para ferimentos infamados.
Ação
        
Quando o tecido é submetido ao frio o organismo tende a termogênese, com isto a primeira ação do organismo é aumentar esta temperatura, por isto, utiliza sua maior reserva energética que é a gordura corporal, produzindo localmente uma reação termodinâmica provocada pela combustão dos lipídeos (sejam os que circulam ou os que estão depositados nos tecidos), a energia utilizada pelo nosso organismo, em grande parte, é oriunda de degradação da glicose.
        
Nessa tentativa de compensar o diferencial calórico, é utilizado o nível da glicose plasmática (obviamente não em sua totalidade) e quando esses níveis estiverem em queda, os mecanismos de regulação endócrina da glicemia se encarregarão de mobilizar as reservas calóricas (gordura), daí sua indicação para tratamento de Lipodistrofa Localizada. Segundo Guirro e Guirro (2002) a redução da temperatura local causada pela crioterapia, diminui o metabolismo que, por sua vez, diminui a demanda de oxigênio e nutrição para as células. A partir do resfriamento o sistema nervoso periférico, estimula receptores térmicos e induz a vasodilatação, essa indução também acarreta um aumento no metabolismo e no consumo das reservas energéticas a fim de manter a temperatura habitual.
        
Método criado na França, e consiste basicamente na aplicação de um produto Crioterápico (líquido ou gel) no local em que se quer a ação. Ao aplicar diretamente o frio à pele, os vasos cutâneos contraem-se cada vez mais até chegar à máxima vasoconstrição (determinada pela evaporação do produto) provocando redução da temperatura do corpo (de 36,5°C para 30°C).
        
Vasoconstrição periférica: é um efeito direto sobre os termorreceptores cutâneos, que assimilando a queda da temperatura, levarão aos vasos uma informação para evitar a perda de calor, o que representa prejuízo para a atividade celular.
        
Vasodilatação profunda: conseqüência do que ocorre superficialmente, pois tende, através da dilatação dos vasos mais calibrosos, compensar a baixa temperatura dos tecidos, para manter a homeostase (equilíbrio) corporal.
Forma de utilização        Para Guirro e Guirro (2002, p. 102) a forma mais utilizada da crioterapia que tende a apresentar um melhor resultado é a bandagem fria e o gel crioterápico que tem como principio básico reduzir a temperatura local.
        
O enfaixamento além de proporcionar uma melhora qualitativa do resfriamento, mantém a área resfriada por um período de tempo maior. O tempo de aplicação varia de acordo com a espessura, podendo oscilar entre trinta e sessenta minutos.
Indicações  Lipodistrofa localizada,  Flacidez tissular.
Contraindicações     Hipertensão  arterial,     Diabetes,     Gravidez,     Patologias da pele,     Logo após as refeições,     Processos infamatórios,     Região dos rins,     Articulações,     Pulmões,     Asma e bronquite,     Intolerância ou hipersensibilidade ao frio,  Período menstrual.

Referência: www.buonavita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário