A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Filtros solares


Pular Links de Navegação.

Os constantes avanços da indústria cosmética transformaram o fltro solar em muito mais do que um mero protetor. A cada ano, as empresas da área buscam agregar novas tecnologias e propostas de acordo com as necessidades do mercado e com os nichos que surgem dia a dia. Com essa ampla variedade de produtos e apelos fica cada vez mais difícil escolher qual filtro solar utilizar e indicar para as clientes em cabine e/ou consultório.
        
Para escolher o melhor produto precisamos saber exatamente como funcionam os filtros e os efeitos do sol na epiderme humana. Além de deixar aquele bronzeado tão desejado, o sol também oferece benefícios para o corpo humano como ação calorífca (causada pelos raios infravermelhos que provocam a dilatação dos vasos da pele e elevação da temperatura corpórea); ação antirraquítica (por meio da síntese da vitamina D); ação antidepressiva (diminuindo a taxa humoral de melatonina, hormônio cerebral cuja produção aumenta em caso de depressão); e efeito fotoprotetor (engrossamento da epiderme com o aumento da proteção de 3 a 4 vezes mais além do aumento da produção de melanina).
AFINAL O QUE SÃO FILTROS SOLARES?
        
Os gregos antigos usavam óleo de oliva como um tipo de filtro solar. Porém apenas em 1944 o primeiro filtro solar foi produzido com a intenção de proteger os soldados na segunda guerra mundial (que sofriam queimaduras graves), Benjamin Greene tentou de forma caseira, não muito efetiva, produzir uma substância que foi o “começo” para os Filtros.
        
São produtos de uso externo que contêm substâncias químicas e/ou físicas que atuam como BARREIRAS PROTETORAS da pele contra as radiações solares. Eles são classificados conforme o FPS - FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR.O FPS identifica a proteção oferecida pelo produto contra os raios UV, de acordo com o tipo de pele. Quanto maior o número do FPS, maior a proteção. Vários estudos relacionam a exposição à radiação solar como uma das principais causas de câncer de pele tipo melanoma e não melanoma (GALLAGHER RP, LEE TK 1986).
        
Antigamente a eficácia de um protetor solar era medida em função de seu fator de proteção solar (FPS), o qual indica quantas vezes o tempo de exposição ao sol, sem o risco de eritema, pode ser aumentado com o uso do protetor (Mansur, Breder, Mansur 2006). Hoje sabemos que a sua eficácia deve ser avaliada pelo seu FPS, associada à proteção tanto para UVB (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanômetros), e UVA (entre 320 e 400 nanômetros), que causa efeitos danosos à pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro da pele. E a composição que contenha a ação biológica com seu efeito antioxidante.
        
Na indústria cosmética são utilizados diferentes métodos para determinar o FPS dos produtos, motivo pelo qual podemos encontrar diversos índices não comparáveis entre si. Dentre eles podemos destacar: FDA (Food and Drug Administration) ou americano vigente nos Estados Unidos; SAA ou australiano; e COLIPA (The European Cosmetic Toiletry na Perfumery Association) ou método europeu, aceito por quase todos os fabricantes de cosméticos europeus mesmo não tendo sua aplicação obrigatória, é o mais utilizado atualmente. Seguindo as atuais tendências do mercado de cosméticos e utilizando o método COLIPA ou FDA, os filtros solares podem ser classificados em vários tipos ou categorias de acordo com seu FPS.
Filtros solares - Proteção UVB

FPS
Porcentagem
1
50%
4
75%
8
87,5%
15
93,3%
30
96,7%
45
97,8%
60
98%

TIPOS DE FILTROS SOLARES
Filtros físicos: são impermeáveis à radiação solar atuando com a reflexão dos raios. São de amplo espectro e controlam não apenas as radiações UV, mas também a radiação visível e o infravermelho. Também são denominados de bloqueadores solares e são utilizados tanto para evitar o eritema quanto o bronzeado. Os mais utilizados são o óxido de zinco (Zinc oxide), o dióxido de titânio (Titanium dioxide) e (Eusolex T 2000 - Titanium dioxide, alumina, simethicone).
Filtros químicos: atuam absorvendo a radiação solar UV captando a energia incidente e a transformando em outro tipo de energia de longitude de onda diferente, inofensiva à pele. Os fotoprotetores químicos mais utilizados são o octil metoxinamato (Ethylexylmethoxycinnamate) e Uvinul A Plus (Diethylamino hydroxybenzoyl hexyl benzoate), Octocrylene entre outros.Os fotoprotetores químicos são os mais utilizados por serem incolores e mais aceitos pela população, porém, apresentam maior risco de causar reações por contato e por foto contato que os agentes físicos.
Filtros biológicos: nesse grupo encontramos os antioxidantes que evitam a formação de ERO (Espécies Reativas do Oxigênio e que englobam os radicais livres) protegendo o tecido dos danos provocados pelos oxidantes. Incorporando os antioxidantes em cosméticos de uso tópico, esses ativos atuam diretamente sobre a pele e alcançando concentrações suficientes sua presença suplementa a proteção antioxidante natural da pele. Nesse grupo, as substâncias mais utilizadas são as vitaminas A, C, E e as do complexo B (B3, B5, B6 entre outras) que apresentam boas qualidades para fotoproteção.

Referência: www.buonavita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário