A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

sábado, 29 de setembro de 2012

AGACHAMENTO RETO: Quais músculos são estimulados durante a execução


AGACHAMENTO RETO = Bíceps Femoral, Glúteo Máximo, Vasto Medial, Vasto Lateral

Um dos exercícios mais conhecidos no treinamento resistido com pesos, o AGACHAMENTO RETO causa um grande número de questionamentos e controvérsias com relação a quais músculos são estimulados.
Utiliza-se o exercício de agachamento reto para desenvolver a musculatura do quadríceps, isquiotibiais, glúteos máximo e coluna lombar, é utilizado também na reabilitação de lesões.
Os movimentos e o posicionamento utilizado no agachamento são fundamentais para muitas atividades e situações do dia-a-dia como, por exemplo, sentar e levantar de uma cadeira ou pegar um objeto no chão.
Apresento uma analise da ativação muscular nos diferentes ângulos de trabalho desse exercício.
Legenda:
  •   BF  – bíceps femoral (isquiotibiais)
  •   GM – glúteo máximo
  •   VM – vasto medial
  •    VL – vasto lateral
Utilizo o agachamento reto como exercício básico para qualquer aluno, desde o iniciante ao avançado, mudando apenas os ângulos e a sobrecarga de acordo com a individualidade de cada ser humano. Na área da musculação terapêutica em conjunto com a quiropraxia esse é um dos exercícios básicos para fortalecimento da musculatura das pernas, abdômen e coluna, o que é a base do nosso corpo e que nos mantém em pé.
“Não pense que você não precisa de pernas fortes, um dia seu tronco pode precisar de estabilidade e não terá uma base sólida”. Imagine um lutador de boxe trabalhando somente membros superiores, pois na hora da luta só pode usar as mãos, você acha que ele teria a mesma estabilidade se não trabalhasse os membros inferiores?

Autor: André Luiz Zamberlan Hirota – CREF 015383-G/SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário