A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

QUAL É O SEU TIPO DE PELE?


A pele muda com a idade, com o clima, com o stress e também com a gravidez. Preparamos este guia para você aprender a identificá-la e descobrir do que realmente ela precisa para se manter saudável, bonita e jovem por mais tempo. Produtos de qualidade, é claro, são excelentes aliados, mas nada vale se eles não forem específicos para o seu tipo de pele.

Pele seca:
Como identificar:
Opaca, sem brilho. Esse tipo de pele muitas vezes escama, repuxa (principalmente nas bochechas), e é propensa ao aparecimento de vasinhos. Devido à textura mais fina, pode ficar irritada com facilidade.

O que usar:
Limpeza - a dermatologista Sônia Voss indica as loções à base de azuleno, aloe vera (babosa) e germe de trigo. Os sabonetes em barra são contra-indicados porque possuem soda na fórmula, o que resseca ainda mais. "Não existe sabonete em barra neutro. Para adquirir a textura de barra, o produto precisa ter pH alcalino", explica a especialista.

Hidratação - O hidratante é, mais do que nunca, imprescindível para a boa aparência da pele seca. "Ele vai impedir que ela perca ainda mais água." O ideal é usar um creme ou loção com substâncias super-hidratantes como é o caso do ácido hialurônico (além de impedir que a água da pele evapore, ele ajuda na fabricação de colágeno), óleo de uva, óleo de macadâmia e o silicone DC 1401. Segundo a farmacêutica e bioquímica Kimie Akimoto Iria, substâncias como o codiavelane e o sericin também impedem que a pele se desidrate. Bastante conhecidas, as ceramidas garantem a hidratação, formando um tipo de filme sobre a pele que impede a perda de umidade. "Já os chamados beta-hidroxiácidos de origem marinha hidratam profundamente, além de ter ação prolongada.

Pele desidratada:
Como identificar:
É preciso saber diferenciar a pele desidratada da seca. Se a sua pele nunca apresentou características de seca e, de uma hora para outra, começa a ficar esbranquiçada ou a escamar, é porque você está passando por uma fase de desidratação provocada tanto por um fator externo (excesso de sol ou de frio, banhos muito quentes, esfoliação periódicas) ou interno (stress, desequilíbrio hormonal, uso de alguma medicação) e merece mais cuidados.

O que usar:
Nesse caso, o ideal é conversar com seu dermatologista para localizar a causa. Ele provavelmente vai prescrever fórmulas noturnas à base de alfa-hidroxiácidos, que vão estimular a produção de colágeno e elastina, além de ajudar a pele a reter água. É muito importante hidratar a pele de dentro para fora, bebendo bastante líquido. Os hidratantes à base de ceramidas também ajudam a recuperar a umidade da pele.

Pele oleosa:
Como identificar:
Sempre brilhando, a pele oleosa é mais espessa, apresenta poros dilatados, tendência a cravos e até algumas inflamações (espinhas, cistos...). Quem pensa que vai demorar mais para envelhecer só porque tem pele oleosa está completamente enganado. "Colágeno e elastina, que são os responsáveis pela sustentação e o aspecto jovem da pele, não têm nada a ver com excesso de óleo", explica a dermatologista Sônia Voss.

O que usar:
Limpeza - Hoje em dia não são mais utilizadas substâncias muito agressivas para remover o excesso de gordura da pele. Isso, muitas vezes, pode provocar o efeito rebote. "Excesso de esfoliação, ou produtos abrasivos que retiram a oleosidade, acaba irritando ou fazendo com que as glândulas percebam o ressecamento da pele e passem a produzir ainda mais sebo como forma de proteção", garante Sônia. Quando acordar e perceber que a pele está exageradamente oleosa, use sabonetes em barra, à base de ácido salicílico e enxofre (faz com que as glândulas produzam menos óleo - mas o efeito é temporário). No dia-a-dia, opte por produtos anti-sépticos, como o extrato de alecrim, perfeito para esse tipo de pele. Um esfoliante também está liberado, mas não exagere na dose: uma vez por semana é o suficiente.

Tonificação - Um bom tônico ou adstringente tira o brilho da pele oleosa, preparando-a para receber o hidratante. Ele também pode ser usado em situações de emergência, quando você precisa estar com a pele saudável e não tem como lavar o rosto.

Hidratação - Já que sua pele é oleosa, não precisa ser hidratada, certo? Erradíssimo. Garantir o estoque de água da pele não tem nada a ver com estimular a produção de gordura. Só que o produto deve ser sempre em gel ou spray, que são livres de óleo (oil free), inclusive o protetor solar. Atualmente existe o gel silicone 344 que melhora o aspecto da pele com tendência à oleosidade. Existem ainda outros princípios ativos como o takallophane (impede a formação de irritações), a hamamélis (elimina a oleosidade), e uma substância chamada asebiol (funciona como um biorregulador de secreção sebácea). E, dependendo da concentração, os ácidos (retinóico e glicólico) também ajudam a normalizar a pele. Outra opção para conter o excesso de gordura na pele fica ainda por conta das microesponjas. "O princípio ativo polytrap, por exemplo, consegue absorver rapidamente todo o excesso de oleosidade", afirma Kimie Akimoto Iria.

Mas não se iluda: ainda não existe no mercado nenhum produto tópico (local) que faça reduzir o tamanho da glândula sebácea. "Os adstringentes e sabonetes abrasivos são paliativos, com efeito apenas temporário", enfatiza Sônia Voss. Para diminuir definitivamente a oleosidade excessiva da pele, só mesmo com um remédio à base de isotretinoína, substância capaz de manter a glândula sebácea atrofiada para sempre.

Pele mista:
Como identificar:
Brilha apenas na região centro-facial, também conhecida como zona T (queixo, nariz e testa). Normalmente é mais seca na bochecha.

O que usar:
Mescle produtos para pele oleosa com outros para pele normal.

Limpeza - Loção, gel ou sabonetes líquidos.

Hidratação - Creme, gel ou loção cremosa (sempre não comedogênico para não obstruir os poros). A farmacêutica e bioquímica Kimie Iria indica o biopol, substância capaz de redistribuir a oleosidade em todas as regiões do rosto.

Pele normal:
Como identificar:
Equilibrada, a pele normal é o que todo mundo quer ter. Possui textura macia, lisa e uniforme naturalmente.

O que usar:
Limpeza - Invista em loções, sabonetes líquidos ou géis, que são menos detergentes e mais suaves do que o sabonetes comuns.

Hidratação - A vitamina C, embora possa ser usada em quase todos os tipos de pele, é uma boa opção para quem tem pele normal e quer conservá-la bonita por muitos anos. "Ela estimula a síntese de colágeno, hidrata a pele, previne contra o envelhecimento precoce e ainda, quando usada diariamente, garante uma atividade fotoprotetora (isso não quer dizer que você possa abolir o uso do filtro solar)", diz Kimie Iria. No hidratante, o silício também é um princípio ativo importante, que faz com que a pele normal conserve suas belas características por anos e anos.

fonte: Obsidiana - Pesquisa: Dra. Elaine Marini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário