A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

sexta-feira, 30 de março de 2012

SISTEMA TEGUMENTAR


A pele ou cútis é o manto que reveste todo o corpo. Constitui uma barreira impedindo que agentes do meio externo penetrem no organismo ao mesmo tempo em que impede que o organismo perca água, eletrólitos e outras substâncias. Sua espessura varia de 0,5 a 5 mm, sendo mais espessa na palma da mão e planta do pé. O filme hidrolíptico epicutâneo é dotado de poder tamponante diante de substâncias ácidas ou básicas com as quais entra em constante contato. Tal propriedade defende a acidez normal da pele que varia de: pH=5,0 nos homens, e pH=5,5 nas mulheres. Há dois tipos de pele: GLABRA (palma das mãos e planta dos pés) e PILOSA. A pele é formada por três camadas de tecidos: uma superior, a EPIDERME; uma intermediária, DERME ou Cório; e uma profunda, HIPODERME ou Tecido Celular Subcutâneo. 14.1 – Camadas da Pele14.1.1 - Epiderme
É composta de várias camadas de células sobrepostas (epitélio estratificado). Suas células multiplicam-se, diferenciam-se e se renovam periodicamente. Tem uma variação na espessura que varia de 0,04 mm (pálpebras) até 1,6 mm (regiões palmo-plantares). As camadas da epiderme são:
- Germinativa Basal: É a camada mais profunda da epiderme. Recebe este nome porque há divisão contínua de células que asseguram a renovação da epiderme. É formada por uma fileira de células dos seguintes tipos:
- Células Basais ou Queratinócitos: a função principal é a produção de queratina (proteína elástica e flexível que consiste no principal componente da camada córnea). A queratina forma, também, uma barreira contra os agentes externos físicos e/ou químicos;
- Melanócitos: células responsáveis pela produção de melanina (responsável pela coloração da pele), cuja função pigmentogênica apresenta obstáculo na ação das radiações solares, sendo uma proteção solar natural. O processo pelo qual forma-se a melanina é conhecido por melanogênese;
- Células de Langherans: localizadas na parte externa do folículo piloso e glândula sebácea, desempenha um papel fundamental no sistema imunológico da pele, atuando no processo primário de antígenos exógenos que atingem a pele.
Espinhosa: É também conhecida como camada malpighiana ou corpo mucoso de malpighi. É formada por células que se achatam progressivamente em direção à superfície. As células são ligadas umas as outras por pontes intercelulares denominadas desmossomas.
Granulosa: É formada pelas células granulosas que recebem este nome devido ao grande número de grânulos em seu interior. Estes grânulos são formados por queratina, que são continuamente produzidas pelos queratinócitos.
Lúcida: Apresenta uma estrutura compacta e resistente, também apresenta grande quantidade de eleidina (substância oleosa responsável pelo tom translúcido da pele). É praticamente inexistente nas regiões palmo-plantares.
Córnea: Repleta de queratina e em constante escamação. É a camada mais superficial da pele.
14.1.2 – Derme
É formada principalmente por feixes de fibras colágenas, elásticas e reticulares, em cuja trama inserem-se os capilares sangüíneos e linfáticos, músculos, estruturas nervosas, células de tipos variados e formações anexas como folículos pilosos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.
Fibras colágenas: compreendem 95% do tecido conectivos da derme e está dividido em dois tipos: colágeno I (fibras mais espessas), e colágeno tipo II (fibras mais finas).
Fibras elásticas: Microfibras orientadas em diversas posições na derme, sendo responsáveis pela elasticidade da pele.
Fibras reticulares: são as mais delicadas e se ramificam formando conecções firmes e apertadas.
Capilares sangüíneos e linfáticos: A função dos vasos sangüíneos é de nutrição e regulação da temperatura da pele. Na pele, cada sistema (linfático e sangüíneo) forma dois plexos, um mais profundo (localizado no nível dermo-hipodérmico) e o plexo superficial (localizado na derme subpapilar). A termorregulação é o resultado de uma contínua alternância entre vasoconstrição e vasodilatação dos capilares em função da situação ambiental, contribuindo para o controle da temperatura orgânica.
Músculos da pele: A musculatura da pele é lisa e compreende os músculos eretores dos pêlos, os dardos do escroto e a musculatura da aréola mamária. Os músculos da pele são importantes para gerar calor.
Estruturas nervosas: Nervos sensitivos responsáveis pela sensibilidade da pele, assim como receber informações necessárias para se adequar ao meio (tato, dor, calor, frio, pressão).
Folículos pilosos: São estruturas constituídas por células queratinizadas produzidas pelo folículo piloso. Existem dois tipos de pêlos: VELUS (pêlos tipo lanugem), e TERMINAL (mais espesso e pigmentado como cabelo, barba, pilosidade pubiana e axilar). Os pêlos compõe-se de uma parte livre, a haste, e uma parte intradérmica, a raiz.
Unhas: São estruturas queratinizadas que protegem as extremidades das pontas dos dedos, áreas com muita sensibilidade. As unhas têm quatro partes: raiz, lâmina (aderente ao leito ungueal), dobras laterais e borda livre. A espessura das unhas varia de 0,5 a 0,75 mm e o crescimento é de cerca de 0,1 mm por dia nas das mãos, sendo mais lento na dos pés. Têm como funções: proteção, preensão, agressão e sensibilidade.
Glândulas Sudoríparas: Libera o suor que é incolor, inodoro, composto de 99% de água e solutos encontrados no plasma. O odor fétido do suor (bromidrose) é causado por bactérias próprias das regiões sudoríparas. É através do suor que a pele mantém a temperatura do corpo e também elimina substâncias como uréia, ácido láctico, etc. As glândulas sudoríparas podem ser:
- ÉCRINAS, que estão dispersas por todo o corpo, existindo em maior quantidade nas regiões palmo-plantares e axilas. Suas glândulas desembocam diretamente na superfície da epiderme, cujo orifício por onde é eliminado o suor chama-se poro ou crossiríngio e se apresenta rodeado de queratina;
- APÓCRINAS, que desembocam nos folículos pilossebáceos e não diretamente na superfície. Localizam-se na axila, área perimamilar e região anogenital, e, modificadamente, no conduto auditivo externo (cera), nas pálpebras (glândulas de moll) e nas mamas (glândulas mamárias).
Glândulas Sebáceas: Estão presentes em toda a pele, com exceção das regiões palmares e plantares. Desembocam sempre no folículo pilossebáceo com ou sem pêlo. O sebo evita a perda de água, tem propriedades antimicrobianas e substâncias precursoras de vitamina D.
14.1.3 – Hipoderme
A hipoderme é a camada mais profunda da pele, possui espessura variável, composta basicamente por células gordurosas que formam blocos entremeados por feixes conjuntivos que assumem disposições especiais. A hipoderme, além de tecido reserva de energia, participa no isolamento térmico, protege o organismo contra agressões mecânicas e facilita a mobilidade da pele em relação às estruturas subjacentes.
AUTORES DA ANATOMIA E FISIOLOGIA PARA MASSOTERAPEUTAS
Breve currículo:
Joelson Fachini •  Formado e Diplomado em QUIROPRAXIA � Método MATHEUS DE SOUZA � pelo IBRAQUI (Instituto Brasileiro de Quiropraxia) em 2005 � São Paulo.
•  Habilitado em TERAPIAS DAS PEDRAS NATURAIS, em 2004, pelo CENTRO HOLISTICO IDHERA � POA/RS, Registro: FEPLAM nº. 236.467.
•  ESPONDILOTERAPEUTA, em 2000, pela Escola SOS CORPO - Cx. Sul/RS, Registro: FEPLAM nº. 196.613.
•  Especializado em MASSAGEM TERAPÊUTICA, em 2000, pela Escola SOS CORPO - Caxias do Sul/RS, Registro: Escola SOS CORPO, sob nº. 94/93 009.
•  MASSOTERAPEUTA, em 1996, pela Escola SOS CORPO - Caxias do Sul/RS.
•  Registros: Fundação Educacional e Cultural Padre Landell de Moura � FEPLAM, sob o nº141.323 Departamento de Proteção a Saúde � DPS, sob o nº. 024/15ª Delegacia Regional de Saúde, Associação de Ensino Profissionalizante do Rio Grande do Sul � AEPERS, sob o nº0074/00.
•  LINFOTERAPEUTA, especializado nos MÉTODOS FÖLDI, LEDUC, VODDER E PROPELI de Drenagem Linfática Manual.
•  Palestrante desde 1999, em congressos e eventos sobre estética, massagem, eletroterapia e saúde.
•  Contribui com matérias para o site www.belezain.com.br desde 2005.
•  Mais no site www.fisiovitae.com.br
•  Membro da equipe Técnica OKL � POA/RS.
•  Fundador e Professor da Escola Fisio Vitae
Simone Korn: •  Professora de Educação Física � CREF. 07358-G/SC Reg. MEC 1760/94 � LP- UDESC
•  Pós-Graduada em Gerontologia - UFSC.
•  Pós-Graduada em Atividade Física & Saúde � UFSC.
•  Coordenadora do Projeto MEXA-SE NA SAÚDE PELA 3ª IDADE, desenvolvido pela prefeitura de Florianópolis - SC.
•  Mestranda em Ergonomia � Engenharia de Produção � EPS/UFSC
•  Membro de Bancas Examinadoras de Diversas Monografias/TCCs (UFSC � UDESC).
•  Supervisora de estágio em Educação Física na Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC.
•  Ciências Contábeis � Centro Sócio Econômico � CSE/UFSC.
•  Massoterapeuta.
•  Especializada em Drenagem Linfática Manual Método Földi � Reg. FEPLAM Nº. 23512
•  Especializada em Espondiloterapia
•  Aromaterapeuta
•  Fundadora e Professora da Escola Fisio Vitae

Nenhum comentário:

Postar um comentário