A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

BIOSSEGURANÇA - DEPILAÇÃO



O profissional de estética durante a realização de limpezas de pele está exposto á uma grande variedade de microorganismos, que podem ser causadores de doenças infectocontagiosas. Essa exposição acaba sendo facilitada, derivo á proximidade profissional, cliente durante o atendimento, no qual um período de contato prolongado, aumentadoas chances de exposição do profissional a fluidos orgânicos, provenientes do cliente e de contato com lesões presente na pele do mesmo. Além disso, a alta rotatividade no atendimento e a omissão ou até mesmo o desenvolvimento, por  parte do próprio cliente de que possui alguma doença infecto-contagiosa, podem contribuir para o contagio do profissional. Levando em conta fatores de risco, é de fundamental Importância para o profissional adotar medidas de biossegurança, dentre elas, ouso dos equipamentos de proteção individual (EPI’8), os quais incluem: luvas,avental, gorro, máscara e óculos de proteção. O objetivo do trabalho é abordar, através da revisão de proteção do profissional, contar doenças como: herpes simples, hepatite B, Hepatite C, gripe, resfriado, tuberculose, até mesmo a AIDS. Levando em consideração os fatores de risco, é que a biossegurança visa ações voltadas para a proteção da vida é o uso dos equipamentos de proteção individual, os quais incluem: luvas, óculos de proteção, máscara, avental e gorro. Esses equipamentos agem como verdadeiras “barreiras” contramicroorganismos patogênicos e, tornam-se deficientes. Quando são usados de forma incorreta ou de forma incompleta.
Biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção,minimização ou de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, as quais possam comprometer a saúde do homem, dos animais, das plantas, do ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Biossegurança deve ser restar como a realização de práticas destinadas a conhecer e controlar os riscos que o trabalho em saúde, e também em estética, pode aportar ao ambiente e a vida, e deve ser um dos principalmente objetivosde uma empresa. A precaução com a biossegurança faz parte de uma tendência mundial, não estando restrita somente a área da saúde. Está apoiada em uma tendência de paradigma cultural, promovendo nossos padrões decomportamento, no que diz respeito á prevenção do meio- ambiente e da própria vida.Uma das ações de biossegurança para a proteção da saúde humana, durante a prestação serviços é a utilização dos EPI’s os.
 
De acordo com as precauções Universais os profissionais devem evitar contato direto com matéria orgânica, através do uso de barreiras protetoras como luvas,aventais, máscaras, gorro e óculos, os quais irão reduzir as chamas de exposição da pele e mucosas a materiais infectados. As precauções universais têm por objetivos imitar que trabalhadores da área da saúde, considerando também os que trabalham na área de estética, entrem em contato com fluídos orgânicos como sangue, exsudatos e secreções contaminadas, por real parental, por ria da membrana mucosa ou da pele não intacta. As barreiras a proteção reduzem o risco de exposição tanto da pele como das membranas mucosas do profissional da saúde ao material infectante. A seguir serão abordados todos os equipamentos de proteção individual, que devem ser utilizados pelo profissional de estética.

Gorro: Evita queda dos cabelos ( que representam uma importante fonte de infecção, já que podem conter inúmeros microrganismo), na área do procedimento. 

Aventais : os vários tipos de aventais são usados para formar uma barreira de proteção reduzir a oportunidade de transmissão de microorganismo. Previnem a contaminação das roupas dos profissionais, protegendo a pele da exposição a fluidos como sangue, executados e secreções orgânicas.

Máscara: a máscara representa uma importante forma de proteção das mucosas da boca e do nariz, contra a ingestão ou inalação de microorganismos, a máscara também a mais importante medida de proteção das mais superiores, contra os microorganismos presentes durante a fala, tosse ou espirro. Devem ser sempre utilizados no atendimento de todos os clientes e são obrigatoriamente descartáveis, e devem apresentar boa qualidade de filtração e ser segurança durante duas horas de uso.

Luvas: as luvas servem como barreiras mecânicas para as mãos, sendo considerada como uma “segunda pele”. É uma medida de proteção, tanto para o profissional, tanto para o cliente, sempre que houver a possibilidade de contato com o sangue, secreções, mucosas e tecidos, devendo ser trocadas a cada cliente. As mãos devem ser lavadas de forma criteriosa, antes da colocação de luvas, pois irá diminuir a quantidade de bactérias presentes nas mesmas, prevenindo possíveis irritações causadas por microorganismos, presentes abaixo das luvas.


Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.


6 comentários:

  1. Horrivel a forma de expor as informações e escreve muito errado!!

    ResponderExcluir
  2. Horrivel a forma de expor as informações e escreve muito errado!!

    ResponderExcluir
  3. Li e entendi tudo. Não vi nada de horrível.

    ResponderExcluir
  4. Li e entendi tudo. Não vi nada de horrível.

    ResponderExcluir
  5. tbm nao vi nada de errado nem liga e recalque

    ResponderExcluir
  6. Achei muito satisfatório e me ajudou no entendimento, obrigado.

    ResponderExcluir