A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ciclos do pelo


Ciclo de crescimento do pêlo







Fase Anágena ou depilação na primeira fase de crescimento: 

Neste período, a depilação só arranca o êlocondenado a cair, o pêlo novo não é suficientemente comprido.

Fase catágena ou na fase de regressão

Neste período o pêlo não estácompletamente queratinizado e só excepcionalmente é que conseguimos retira-los com a raiz.

Fase telógena ou na fase de repouso:

A fase de crescimento termina. O pêlo completamente queratinizado tem uma sólida implantação. È o momento ideal, pois esse estágio a depilação permite arrancar o pêlo com a sua bainha epitelialinterna.

Poros

Os poros ou folículos são orifícios na pele por onde as glândulas sebáceas sudoríparas exercem sebo e suor. Alguns desses poros, dependendo dalocalização no corpo, possuem pêlos, e são chamados de folículos pilosos.

Pêlos

Hastes pilosas crescem de folículos pilosos situados na derme e no tecido subcutâneo. Os pêlos crescem em toda a superfície da pele, com exceção da palma das mãos e da planta dos pés. Os pêlos têm funções protetoras e sensitivas. Os pêlos na cabeça servem para a proteção do sol e do frio , nas sobrancelhas evitam o suor da testa e dos cílios protegem os olhos da luz e da poeira. Os pêlos finos que cobrem todo o corpotêm função sensitiva, e os pêlos sexuais tem características secundárias sua quantidade é especificada de acordo com os hormônios sexuais.

O pêlo

Os pêlos são estruturas filiformes, constituídas por células queratinizadas produzidas pelos folículos pilosos.

Há dois tipos de pêlos: o pêlo fetal ou lanugo, que é a pilosidade fina e clara,identifica os pêlos pouco desenvolvidos do adulto e dominados velus, e o pêlo terminal , que corresponde espessos e pigmentado, Que compreende oscabelos, a barba a pilosidade pubiana e axilar. 

Morfologia do Folículo piloso e estrutura do Pêlo

Estima-se que haja cinco milhões de folículos pilosos no corpo de um adulto, com um milhão na cabeça, dos quais 100.000 cobrem o couro cabeludo. Nos humanos somente a pele das palmas e plantas são desprovidas de folículos pilosos. As papilas dérmicas são encontradas na base de todos os folículos pilososnormais, a papila dérmica consiste em um grupo altamente ativo de células, que possuem a capacidade de induzir o desenvolvimento do folículo a partir da epiderme e a produção da haste ou fibra do pêlo. As células epidérmicas se diferenciam e se tornam queratinizadas para formar o córtex e a cutícula da haste do pêlo, e a bainha radicular.





Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário