A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ciclo de crescimento do pêlo/Doenças


O pêlo é singular quando comparado a outras sistemas de órgão ,porém cada pêlo submete-se repetitivamente á obsolescência e ao renascimento planejado. Em circunstâncias normais , a produção do cabelo em cada folículo ocorrede maneira cíclica, com três fases: anágena, telógena e catágema.A fibra do pêlo é produzida na fase anágena ou fase de crescimento ativo. Esta pode ser subdividida em proánagena (que marca a iniciação do crescimento), meságena e metanágena. Segundo-se á fase anágena, o folículo entra emcatágena, um período de regressão controloada do folículo. Após, folículo entraem telógena, seu estado de repouso, antes de ciclar de volta para anágena. A velocidade normal de produção de produção da haste do pêlo é de 0,35mm/diae usualmente varia de seis mm a 1,2cm por mês. Essa velocidade vai depender da localização do folículo piloso, da idade e sexo. Período de crescimento(anágena) duram entre 2 e 8 anos, são seguidos por um breve período de 2 a 4semanas de degradação (catágena) e então passam para a fase de repouso(telógena) que dura de 2 a 4 meses.

Dermatoses foliculares e hipertricoses:

São alterações morfológicas e/ou estruturais dos pêlos, hereditárias ou não,congênitas ou adquiridas, e de solução terapêutica muitas vezes difícil.

Moniletrix-cabelos em conta de rosáceo:

É afecção rara, hereditária, que surge na infância, caracteriza por dilatação e estreitamentos alternados nos cabelos e pêlos, que são curtos pelas fraturas queocorrem. Os cabelos apresentam variação regular na espessura, adquirindo aparência de nodosidades; afetam particularmente o dorso do couro cabeludo, embora o couro cabeludo inteiro e até mesmo os pêlos corporais possam ser afetados.Há uma alopecia parcial com queratose pilar;Pode ser reconhecida pelo exame do pêlo com lupa; Não há tratamento efetivo.

Hipertricoses: É um crescimento desproporcional de pêlos em qualquer parte do corpo. Pode ser congênita ou adquirida, difusa ou localizada. A distribuição e o número de pêlos variam conforme a raça (pretos e amarelos te menos pilosidade que brancos), cor, influência genética e constitucional.

Hipertricoses congênita generalizada: Quadro raro, autossômico dominantes, em que o corpo é recoberto, inclusive aface, por lanugos bem desenvolvidos. É associada a distúrbios, á síndrome deCornélia de Lange ao leprechaunismo.

Hiperticoses Lanuginosa: Caracteriza-se pelo aparecimento súbito de pêlos finos, lanugos, na face egeneralizados.

Paraneoplastica: Mais comum em mulheres, é síndrome paraneoplástica associada com tumores malignos (linfomas).

Hiperticoses em doenças sistêmicas e dermatoses: aumento de pêlos que podem ser encontrado em desnutridos, endocrinopatias, dermatomiosite e acronidia. Na Porfíria ocorre principalmente na face. É também observada na epidermólese bolhosa distrófica, liposistrofia e no mixedema pré-tibial.

Hiperticoses adquirida localizada: Traumas repetidos, como mordedura, atrito, coceira, processos inflamatórios edepilação (por eletro coagulação, eletrólise) podem induzir aumento localizadode pêlos.

Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário