A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estrutura da pele


A pele é um órgão externo que reveste o organismo humano e da proteçãoás estruturas internas com relação ao meio exterior.
A pele desempenha inúmeras funções no organismo humano como:eliminação de toxina através das glândulas sudoríparas proteção do organismo termorregulação sensorial renovação dos tecidos de revestimento. Como sabemos a pele é constituída por três camadas de fora para dentro que são epiderme, derme e hipoderme. A epidemia formada por tecido epitelial estratificado córneo tem uma estrutura diversificada que é constituída por células como queratonócitos (responsáveis pela produção da queratina), melanócitos (responsável pela pigmentação da pele), anexos cutâneos (pelos, unhas, glândulas)apresentando, ainda cinco camadas como: Camada basal ou germinativa: é a região onde estão as células jovens com intensa capacidade de reprodução ou mitose. Camada espinhosa: onde estão presentes as células de Malpighi, responsáveis pela produção de queratina, camada granulosa: é área onde são encontradas células achatadas formadas por grânulos de queratina camada córneos: é formada por diversas células mortas que constituem uma capa de queratina que queratina e que se renova continuamente. Esta camada é responsável pelo aumento da espessura da pele, principalmente na palma da mão e soa dos pés. É a camada da pele que protege o organismo contra agressão física, química e biológica do meio ambiente. A renovação constante da epiderme ocorre para manter a sua integrante e se inicia a partir das células basais que levam de 60 a 75 dias para chegar até a camada córnea.Além do sistema queratínico a pele também é formada pelo sistema melanocítico que tem com célula de importância primordial o melanócito,responsável pela síntese da melanina que é pigmento da pele.Estes melanócitos estão no nível da camada basal e se encontram na proporção de 1 para cada 10 queratinócitos basais nos indivíduos mulatos e negros. A luz auxilia no processo de ativação da síntese de melanina na pele tornando-se mais bronzeada.Ainda na epiderme e derme estão presentes as células de Langherans quetem função imunológica porque atuam como fagócito nos processos e infecciosos como micoses provocadas por fungos.

Anexos da epiderme
Os anexos da epiderme são o folículo pilos sebáceo, a glândula sudoríparae a unha.O folículo pilos sebáceo é composto pelo pêlo, glândula sebácea emúsculo ereto do pêlo que tem estrutura muscular.Os folículos pilos sebáceos estão diversos por várias regiões do organismosendo que existem regiões como barba e couro cabeludo onde os pêlos sãomais espessos, porém as glândulas sebáceas são menores enquanto que naface há predomínio de pêlos finos, mas com glândulas sebáceas bemdesenvolvidas.As unhas são lâminas de queratina que recobrem as falanges e originam-se da matriz ungueal seu crescimento é contínuo servindo como elementode proteção das pontas dos dedos.As glândulas sudoríparas são de dois tipos: apócrinas e écrinas.As glândulas sudoríparas apócrinas desembocam nos folículos pilo-sebaceos e secretam um liquido leitoso constituído protéicas, lipídicas eglicídicas.Estas glândulas estão presentes em regiões do corpo como axilas,genitais, etc. e sua secreção apresenta odor típico que proveniente dadecomposição pela ação das enzimas bacterianas.As glândulas do tipo écrinas estão presentes nas regiões palmo plantares eem toda extensão do corpo lançando sua secreção diretamente sobre aepiderme.
Fisiologia da pele
A pele apresenta diversas funções que atuam de forma importante namanutenção dos mecanismos por ela exercidos.
Entre as principais funções da pele estão:
 Proteção: É a função primordial que a pele realiza porque preserva asestruturas internas contra a agressão do meio ambiente comotraumatismo e contra as radiações solares através do sistema melânico. A camada córnea impermeabiliza a pele contra perdas excessivas deágua e sais minerais mantendo o equilíbrio de hidratação. A atuação da pele como elemento de defesa do organismo. Termorregulação: controlede temperatura.
Cetep CaxiasApostila de Depilação28
 
Derme:

É camada intermediária entre a epiderme e a hipoderme sendo construída por substância fundamental, fibra, vasos e nervos e, ainda, folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas. A derme apresenta três camadas diferentes que são: Camada papilar: é a região onde estão presentes as células e as fibras colágenas, ficha reticulares também associadas ás colágeno com intensaelasticidade. Estas fibras associadas se entrelaçam formando uma tramana derme que é responsável pela elasticidade e resistência da pele. Ainda na derme são encontrados os vasos sanguíneos e linfáticos, células como fibroblastos, histiócitos e mastócitos que tem funções como síntesede fibras colágenas, elásticas e reticulares e de defesa da pele.

Hipoderme ou tecido subcutâneo:

É formado por células adiposas que se agrupam formando lóbulos separados por filamentos de colágenos e por vasos sanguíneos. A constituição celular dos adipósitos apresenta basicamente os lipídeosdo tipo triglicerídeos e colesterol, vitaminas e água. A hipoderme importância como proteger o organismo contra choques e traumatismo, atuando ainda como reserva energética e isolante térmico.

Fisiologia da pele:

A pele apresenta diversas funções que atuam de forma importante na manutenção dos mecanismos por ela exercidos. 
Entre funções principais da pele estão:

Proteção: É a função primordial que a pele realiza porque preserva as estruturas internas contra agressões do meio ambiente como traumatismos e contra as radiações solares e contra as radiações solares através do sistema melânico. A camada córnea impermeabiliza a pele contra perdas excessivas de água e de eletrólitos mantendo o equilíbrio hidroeletro-Lítico. A atuação da pele como elemento de defesa do organismo é a garantida pelas células de Langherans, pelos linfócitos, Macrófagos e mastócitos que tem atividade Antimicrobiana.

Percepção: como a pele apresenta-se ricamente inervada devido a presença de inúmeras terminações provenientes da medula espinhal as sensações de frio, pressão, calor,dor e outras podem ser captadas. As sensações táteis, dolorosas, térmicas são atribuídas a certos corpúsculos nervosas presentes em diversas, partes do organismo.

Termorregulação e hemorregulação: a pele apresenta plexos vasculatório. No mecanismo de termorregulação existe a participação das glândulas sudoríparas é crinas que liberando a secreção sobre a pele ajudam a refrigerá-la.

Metabolização: a pele auxilia na metabolização de hormônios como testosterona, Progesterona e vitamina D.

Secreção: a pele sintetiza substâncias como melanina, queratina, gordura, suor que tem inúmeras funções no funcionamento normal de suas atividades.

Excreção : as glândulas sudoríparas écrinas produzem suor é constituído por excretas e eletrólitos que devem ser eliminados do organismo.

Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário