Uma das coisas mais difíceis do dia-a-dia é lidar com as pessoas complicadas, certo? Errado! Depois de assistir esta palavra você como será como será bem mais fácil lidar com pessoas venenosas, destrutivas, e aprende a identificar cada tipo, você conhecerátécnicas infalíveis para lidar com cada uma delas. Saberá como não se deixar ofender nem
magoar por aquilo que essas pessoas falam ou fazem. E verá que é
possível conviver com o mínimo de desgaste, com manias alheias.No contato com o publico são comuns as perguntas,
nelas moram grande perigo no atendimento. Segue perguntas abertas e
fechadas.
•Perguntas abertas: sempre clarificam a resposta.
•Perguntas fechadas: sempre deixam sinal d interrogação na resposta
não concluindo o raciocínio. Vejamos exemplo.Quatro princípios para um bom
atendimento:Para temos uma boa didática no
atendimento ao publico existem quatro princípios:Amor, ações, bem e
alegria
⇒Princípios do BEM:
ninguém é destrutivo porque
quer claro que todo publico tem momentos de raiva, vingança, egoísmo e
cinismo. Isso não significa que todos os momentos o publico em geral seja assim.
Isto nos obriga a tratá-los de forma
branda e amigável transmitindo toda harmonia, pois a maldade não se
instala quando não se reage a ela!
⇒Principio de ALEGRIA:
Ninguém é triste porque
quer, todos nós sabemos como a tristeza é
prejudicial á vida. E ninguém em sãconsciência,
deseja ser triste, mal humorado, destrutivo, na verdade nenhum de nós é assim, então em consideração ao principio de alegria,manifestemos
o do sorriso a cada publico alvo, pois mais vale um sorriso triste, que a infelicidade de nunca ter sorriso
antes! Sorria sempre!Lembre-se disso quando estiver diante de uma pessoa
que não sorrir, ela não é assim porque quer,
mas porque não consegue tirar a venda dos olhos e enxergar à vida como
ela é.
⇒Princípios do AMOR:
Ninguém odeia porque quer,
Paulo Freire fala o AMOR e o ÓDIO são irmãos
Gêmeos, o ódio nasce e cresce quando somos
profundamente humilhados, ele só fica anormal quando não vai embora,
quando bloqueia o Amor entrar. Ao publico tratá-lo com Amor é uma função fundamental para um bom atendimento,
Amar o que faz e zelar pelo carinho do contato ao publico, favorecem de
retornos positivos.
⇒Princípios de AÇÂO POSITIVA:
ninguém age de
maneira negativa porque quer. Quem sabe faz a hora não espera
acontecer!Devemos tomar cuidados com a
vingança no atendimento ao publico pois certamente o mesmo poderá voltar para te novamente o contato
com sua pessoa, o passado não deverá está presente no novo
atendimento, mostrar para seu cliente o Grande
profissional que és, é uma forma exemplificar para o próximo que:
mágoas, raivas levam a profundo poço dentro de si! Melhor falando ás vezes entramos no subsolo do poço
esquecendo-se da luz da ação positiva que existe d e cada um de
nós!Partiremos para o patamar de ação psicológica que nós cada um deve ter ao atender com nosso cliente. Qual dessas
pessoas você é ao atender o publico?
- O desligado
- O apaixonado
- O bonzinho
- O ingênuo
- O necessitado
- O Otimista
Agora que nós já conhecemos um pouco de nós
mesmos, vamos conhecer psicologicamente como é o nosso
cliente:
- O Autoritário
- O impulsivo
- O dissimulado
- O egoísta
- O inseguro
- O controlador
- O dominador
- O arrogante
Vamos conhecê-los?
O arrogante : é o tipo mais fácil de identificar: nariz empinado, expressãode
desdém, olha o mundo por cima como se fosse superior.
Como tratá-lo?
Manter a voz mansa e controlada, para dar aimpressão de que as coisas que pensa e diz são razoáveis e produtos de
muitareflexa. Trata-o com respeito, mas deixe claro que o respeito é subordinação.Quando
ele passa dos limites, diga-lhe isso com carinho e firmeza. Peça-lhe paralhe
considerar a atitude.
Autoritário: faz o possível para esconder suas verdadeiras
intenções,mesmo demonstra na fala ou gestos a linguagem da
imposição.
Como tratá-lo?
Evite confrontações com ele, quando se
julgar magoado, humilhado lembre-se dos quatro princípios
e se fortaleça. Olhe para a pessoa nos olhos, procurando transmitir
carinho, simpatia e confiança.
O impulsivo: é preciso ter cautela! Ele pode ser totalmente transparente eoferecer riscos no atendimento. O mesmo traz
dentro de si mesmoimitações a você!
Como tratá-lo?
Basta evitar qualquer palavra ou atitude que possa provocá-lo.
Afaste-se e aguarde que as coisas voltem ao normal.
O dissimulado: é o tipo mais perigoso do que o impulsivo, pois o mesmo põe a raiva para fora, o dissimulado tem o
que nos chamamos de duascaras.
Como tratá-lo?
Falar sobre a ética mantendo a
responsabilidademútua e a sinceridade. Se
perceber uma artimanha, desmonte-o calma. Aoflagrar as
mentiras desmascare-as como ética não transparecendo você“atendente”
o superior sobre o mesmo.
O egoísta:só pensa nele como a única pessoa do mundo,
esquece atémesmo que precisa da sua ajuda para resolver seu
problema.
Como tratá-lo?
Água mole e pedra dura tanto batem a te que fura! Nãoforneça platéia
para o egoísmo, pois o mesmo gosta de subir no palco da vida para
aparecer! Mostre que vivemos em sociedade egoísta, pois mesmo gostade subir no
palco da vida para aparecer! Mostre que vivemos em sociedade e precisamos
um dos outros.
O inseguro: o mesmo não tem certeza de nada do que quer!
Você iráajudá-lo a decidi o caminho! Cuidado você irá
orientá-lo, não decidi pelomesmo! Mostrar o
caminho que pode percorrer faz parte do bomatendimento ao publico!
Como tratá-lo?
Quando conseguimos a convencê-los de que não somos guia e nem protetores, devemos tomar cuidados de não sermos confundidos
como psicólogos, pois o mesmo pode até mesmo pedir orientações para sua
vida peculiar.
O controlador: No inicio o mesmo aparenta uma pessoa inocente, com isto é
uma tática para ganhar campo, realidade o mesmo controla pessoas somente para
aramar o circo e depois de longe vê-lo pegar fogo!
Como atender?
Ter um controlador por perto é o mesmo que se sentir vigiado, não
sabemos como ele pode acompanhar todos os nossos movimentos,é claro que isso é muito desagradável, pois o mesmo
cobra de uma forma quenós atendentes a lhe dever. Tomar total domínio do
atendimento é o primordial para você controlador. Firmeza na fala.
Dominador: A diferença entre o controlador e o dominador
é que o dominador exerce o poder de
controlar tudo e todos. Devemos tomar cuidado, pois potencialmente
destrutivo ele gosta da dar nó em pingo d’água, como um túmulo enterra
boas intenções s, se acha direito de tudo,se julga forte e imbatível.
Como atender?
É preciso ter muita paciência, pois é
altamentedesgastante, por outro lado podemos conversar sempre que necessário
com calma, expondo nossos pontos de vista e alertando-o quando passar dos
limites. Não podemos mudar os outros, mas podemos mudar nossa maneira
de encarar-los. Compreender suas razões e suas limitações ajuda a vê-los de um
pontode vista mais humano.
Referência:
Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao
Acesso em: 28/05/2012.
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