A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ética Profissional - Depilação


Muitos autores definem a ética profissional como sendo um conjunto de normas de condutas que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.  
“Seria a ação” reguladora” da ética agindo nodesempenho das profissões, fazendo com que o profissional respeite seu semelhante quando no exercício da sua profissão. A ética profissional estudaria e regularia o relacionamento do profissional com sua clientela, visando a dignidade humana e aconstrução do bem-estar no contexto sócio-cultural onde exerce sua profissão.Ela atinge todas as profissões e quando falamos de ética profissional estamos nos referindo ao caráter normativo e até jurídico que regulamento determinada profissão a partir de estatutos e códigos específicos. Assim temos a ética médica, do advogado, do biólogo, etc. Acontece que, em geral, as profissões apresentam a ética firmada em questões muito relevantes que ultrapassam o campo profissional em si. Desta forma, a reflexão ética entra na moralidade de qualquer atividade profissional humana.

Sendo a ética inerente á vida humana, sua importância é bastanteevidenciada na vida profissional, porque cada profissional temresponsabilidades individuais e responsabilidades sociais, poisenvolvem pessoas que dela se beneficiam.A ética é ainda indispensável ao profissional, porque na ação humana “ofazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito á competência, áeficiência que á conduta do profissional, ao conjunto de atitudes quedevem assumir no desempenho de sua profissão.“A ética baseia-se em uma filosofia de valores compatíveis com anatureza e o fim de todo ser humano, por isso, “o agir” da pessoahumana está condicionado a duas premissas consideradas básicas pelaÉtica: “o que é” o homem e para que vive, logo toda capacitaçãocientífica ou técnica precisa estar em conexão com os princípiosessências da Ética. (MOTTA, 1984, p.69)Constata-se então o forte conteúdo ético presente no exercícioprofissional e sua importância na formação de recursos humanos.
Individualismo e ética profissional
Parece ser uma tendência dos e humano, como tem sido objetivo dereferências de muitos estudiosos, a de defender, em primeiro lugar, seusinteresses próprios e, quando esses interesses são de natureza poucorecomendável, ocorrerem seriíssimos problemas.O valor ético do esforço humano é variável em função de seu alcanceem fase da comunidade. SeO trabalho executado é só para auferir renda, em geral, tem seu valor restrito. Por outro lado, nosServiços realizados com amor, visando ao benefício de terceiros, dentrode vasto raio de ação, com consciência do bem comum, passa a existir a expressão social do mesmo.Aquele que só se preocupa com os lucros, geralmente, tende a ter menor consciência de grupo.
Cetep CaxiasApostila de Depilação6
 
Fascinado pela preocupação monetária, a ele pouco importa o queocorre com a sua comunidadeE muito menos com a sociedade.Para ilustrar essa questão, citaremos um caso, muito conhecido, porémde autor anônimo.
Dizem que um sábio procurava encontrar um ser integral, emrelação a seu trabalho. Entrou, então, em uma obra e começou aindagar. Ao primeiro operário perguntou o que fazia e esterespondeu que procurava ganhar seu salário; ao segundo repetiu apergunta e obteve a resposta de que ele preenchia seu tempo;finalmente, sempre repetindo a pergunta, encontrou um que lhedisse: “Estou construindo uma catedral para a minha cidade”.
A este último, o sábio teria atribuído a qualidade de ser integral em facedo trabalho, como instrumento do bem comum.Como o número dos que trabalham, todavia, visando primordialmente aorendimento, é grande, as classes procuram defender-se contar adilapidação de seus conceitos, tutelando o trabalho e zelando para queuma encarniçada não ocorra na disputa dos serviços. Isto porque ficamvulneráveis ao individualismo.A consciência de grupo tem surgido, então, quase sempre, mais por interesse de defesa do que por altruísmo.Isto porque, garantia a liberdade de trabalho, se não regular e tutelar aconduta, o individualismo pode transformar a vida dos profissionais emreciprocidades de agressão.Tal luta quase sempre se processa através de aviltamento de preços,propaganda enganosa, calúnia, difamações, tramas, tudo na ânsia deganhar mercado e subtrair clientela e oportunidades do colega,reduzindo a concorrência. Igualmente, para maiores lucros, pode estar oindivíduo tentado a práticas viciosas, mas rentáveis.Em nome dessas ambições, podem ser praticadas quebras de sigilo,ameaçadas de revelações de segredos dos negócios, simulação depagamentos de impostos não recolhidos, etc. Para dar espaço a ambições de poder, podem ser amadas tramascontra instituições de classe, com denúncias falsas pela impressas paraganhar eleições, ataque a nomes de lideres impolutos para ganhar prestígio, etc. 
Cetep CaxiasApostila de Depilação7
 
Os traidores e ambiciosos, quando deixados livres completamente livres,podem cometer muitos desatinados, pois muitas são as variáveis queexistem no caminho do prejuízo a terceiros.A tutela do trabalho, pois se processa pelo caminho da exigência deuma ética, imposta atravésdos conselhos profissionais e de agremiações classistas. As normasdevem ser condizentes com as diversas formas de prestar o serviço deorganizar o profissional para esse fim.Dentro de uma mesma classe, os indivíduos podem exercer suasatividades como empresários, autônomos e associados. Podem tambémdedicar-se a partes menos ou mais refinadas do conhecimento.A conduta profissional, muitas vezes, podem pode tornar-se agressiva einconveniente e esta é uma das fortes razões pelas quais os códigos deética quase sempre buscam maior abrangência. Tão poderosos podem ser os escritório, hospitais, firmas de engenharia,etc., que a ganância dos mesmos pode chegar ao domínio dasentidades de classes e até ao congresso e ao executivo das nações.A força do favoritismo, acionada, nos instrumentos do poder através deagentes intermediários, de corrupção, de artimanha políticas, podeassumir proporções asfixiantes para o profissionais menores, que são amaioria.Tais grupos podem como vimos, inclusive, ser, profissionais, pois,nestes encontramos também o poder econômico acumulado, tão comoconluios com outras poderosas organizações empresárias.Portanto, quando nos referimos á classe, ao social, não, nos reportamosapenas a situaçõesIsoladas, a modelos particulares, mas a situações gerais.O egoísmo desenfreado de poucos pode atingir um número expressivode pessoas e até, através delas, influenciar o destino de nações,partindo da ausência de conduta virtuosa de minoriasPoderosas, preocupadas apenas com seus lucros.Sabemos que a conduta do ser humano pode tender ao egoísmo, mas,para os interesses de uma classe, de toda uma sociedade, é precisoque se acomode ás normas, porque estas devem estar apoiadas emprincípios de virtude.
Cetep CaxiasApostila de Depilação8
 
Como as atitudes podem garantir o bem comum, a Ética tem sido ocaminho justo, adequado, para o beneficio geral.
Vocação para o coletivo
Egresso de uma vida inculta, desorganizada, baseada apenas eminstintos, homem, sobre a terra, foi-se organizando, na busca de amor estabilidade vital. Foi cedendo parcelas do referido individualismo parase beneficiar da união do trabalho, da proteção da vida em comum.A organização social foi um progresso, como continua a ser a evoluçãoda mesma, na mesma, na definição, cada vez maior, das funções doscidadãos e tal definição acentua, gradativamente, o limite de ação dasclasses.Sabemos que entre a sociedade de hoje e aquela primitiva não existemmais níveis de comparação, quanto á complexidade; devemosreconhecer, porém, que, nos núcleos menores, o sentido desolidariedade era bem mais acentuado, assim como os rigores éticos epoucas cidadesDe maior dimensão possui, na atualidade, o espírito comunitário;também, como dificuldades enfrentam as questões classistas. Avocação para o coletivo já não se encontra, nos dias atuais, com amesma pujança nos grandes centros.Parece-me pouco entendido, por um número expressivo de pessoas,que existe um bem comumA defender e do qual elas dependem para o bem-estar próprio e o deseus semelhantes, havendo uma inequívoca interação que sempre écompreendida pelos que possuem espírito egoísta.Quem lidera entidades de classe bem sabe a dificuldade para reunir colegas, para delegar tarefas de utilidade geral.Tal posicionamento termina, quase sempre, em uma oligarquia dos quese sacrificam, e o poder das entidades tende sempre a permanecer emmãos desse grupo, por longo tempo.O egoísmo parece ainda vigorar a sua reversão não nos parece fácil,diante da massificação que se tem promovido propositalmente, para aconservação dos grupos dominantes no poder.
Cetep CaxiasApostila de Depilação9
 
Como o progresso do individualismo gera sempre o risco datransgressão ética, imperativa se faz a necessidade de uma tutela sobreo trabalho, através de normas éticas.É sabido que uma disciplina de conduta protege todos, evitando o caosque pode imperar quando se outorga ao individuo o direito de tudo fazer,ainda que prejudicando terceiros.É preciso que cada um ceda alguma coisa para receber muitas outras eesse é um principio que sustenta e justifica a prática virtuosa perante acomunidade.O homem não deve construir seu bem a custa de destruir o de outros,nem admitir que só existe a sua em sua perseguição de bem queimagina ser só seu. 
Classes Profissionais
Uma classe profissional caracteriza-se pela homogeneidade do trabalhoexecutado, pela natureza do conhecimento exigido preferencialmentepara tal execução e pela identidade de habilitação para o exercício damesma. A classe profissional é, pois, um grupo dentro da sociedade,específico, definido por sua especialidade de desempenho de tarefa.A questão, pois, dos agrupamentos, sem dúvida, decorre de umaespecialização, motivada por seleção natural ou habilidade própria, ehoje se constitui em inequívoca força dentro das sociedades.A formação das classes profissionais decorreu de forma natural, hámilênio, e se dividiram cada vez mais.Historicamente, atribui-se a Idade Média a organização das classestrabalhadoras, notadamente as de artesãos, que se reuniram emcorporações.A divisão do trabalho é antiga, ligada que está á vocação e cada umpara determinadas tarefas e ás circunstâncias que obrigam, ás vezes, aassumir esse ou aquele trabalho; fiou prático para o homem, emcomunidade, transferir tarefas e executar a sua.A união dos que realizam o mesmo trabalho foi uma evolução natural ehoje se acha não só regular por lei, mas consolidada em instituições fortíssimas de classe.
Cetep CaxiasApostila de Depilação10
 
Virtude profissional, os quais são obrigatórios, devem ser levadas emconta as qualidades pessoais queTambém concorrem para o enriquecimento de sua atuação profissional,algumas delas facilitando o exercício da profissão.Muitas destas qualidades poderão ser adquiridas com esforço e boavontade, aumentando neste caso o mérito do profissional que, nodecorrer de sua atividade profissional, consegue incorporá-la ás suapersonalidade, procurando vivenciá-las aos lado dos deveresprofissionais.Em recente artigo publicado na revista EXAME o consultor dinamarquêsClauss MOLLER1996, p.103-104) faz uma associação entre as virtudes lealdade,responsabilidade e iniciativa como fundamentais para a formação derecursos humanos. Segundo Clauss Moller o futuro de uma carreiradepende dessas virtudes. l Vejamos:O Senso de responsabilidade é o elementoFundamental da empregabilidade. SemResponsabilidade a pessoa não pode demonstrar Lealdade, nem espírito de iniciativa [...]. Uma pessoaQue se sinta responsável pelos resultados da equipeterá maior probabilidade de agir de maneira maisFavoráveis aos interesses da equipe e de seus clientes,dentro e fora da organização [...]. A consciênciaDe que se possui uma influência real conste uma experiênciapessoal muito importante.As pessoas que optam em não assumir responsabilidades podem ter dificuldades em encontrar significado em suas vidas. Seucomportamento é regido pelas recompensas e sanções de outraspessoas-chefes e pares (...). Pessoas desse tipo jamais serão boasintegrantes de equipes.
A LEALDADE
 É o segundo dos três principais elementos que compõem a empregabilidade. Umfuncionário leal se alegra quando a organização ou seu departamento é bemsucedido, defende a organização, tomando medidas concretas quando ela éameaçada,tem orgulho de fazer parte da organização,fala positivamente sobreela e a defende contra críticas.
Cetep CaxiasApostila de Depilação11
 
Lealdade não quer dizer necessariamente fazer o que a pessoa ou organização àqual você quer ser fiel quer que você faça. Lealdade não é sinônimo deobediência cega. Lealdade significa críticas construtivas, mas as manter dentrodo âmbito da organização. Significa agir com a convicção que seucomportamento vai promover os legítimos interesses da organização. Assim, ser leal ás vezes pode significar a recusa em fazer algo que você acha que poderá prejudicar a organização, a equipe de funcionários.No Reino Unido, por exemplo, essa idéia é expressa pelo termo “Oposição LealSua Majestade”. Em outras palavras, é perfeitamente possível ser leal a suaMajestade – e, mesmo assim, fazer parte da oposição. Do mesmo modo, é possível ser leal a uma organização ou a uma equipe mesmo que você discordedos méritos usados para alcançar determinados objetos. Na verdade, seriadesleal deixar o sentimento de que algo está errado, se é isso que você sente.
As virtudes da responsabilidade e da lealdade são complementadas por umaterceira, a iniciativa, capaz de colocá-las em movimentos.
Tomar a
iniciativa
de fazer algo no interesse daOrganizacional significa ao mesmo tempo, demonstrar Lealdade pela organização. Em um contexto deEmpregabilidade, tomar iniciativa não quer dizer Apenas iniciar um projeto no interesse da organizaçãoOu da equipe, mas também assumir responsabilidadePor sua complementação e implementação.
Gostaria ainda, de acrescentar outras qualidades que consideramosimportantes no exercício de uma profissão. São elas:
Honestidade:
A honestidade está relacionada com a confiança que nos é depositada, com aresponsabilidade perante o bem de terceiros e a manutenção de seus direitos.É muito fácil encontrar a falta de honestidade quanto existe a fascinação peloslucros, privilégios e benefícios fáceis, pelo enriquecimento ilícito em cargos queoutorgam autoridade e que tem a confiança coletiva de uma coletiva de umacoletividade. Já Aristóteles (1992, p.75) em sua “Ética a Nicômano, analisava aquestão da honestidade.Outras pessoas se excedem no sentido de obter qualquer coisa e de qualquer fonte - por exemploque fazem negócios sórdidos, os exemplos os
Cetep CaxiasApostila de Depilação12
 
que fazem negócios sórdidos, os proxenetas e demais pessoas desse tipo, bem como os usuários, queemprestam pequenas importância a juros altos.A pessoa deste tipo obtém mais do que merecem ede fontes erradas. O que há de comum entreelas é obviamente uma ganância sórdida, e todas carregamum alvejante por causa do ganho – e um pequenoganho, aliás. Com efeitos, aquelas pessoas que ganhammuito em fonte erradas, e cujos ganhos não são justos- por exemplo, os tiranos quando saqueiam cidades eroubam templos, não são chamados de avarentos, masde maus, ímpios e injustos.São inúmeros os exemplos de falta de honestidade no exercício de uma profissão. Um psicanalista, abusando de sua profissão ao induzir um paciente acometer adultério, está sendo desonesto. Um contabilista que, para conseguir aumentos de honorários, retém os livros de um comerciante, está sendodesonesto.A honestidade é a primeira virtude no campo profissional. É um princípio quenão admite relatividade, tolerância ou interpretações circunstanciais.
Sigilo:
O respeito aos segredos das pessoas, dos negócios, das empresas, deve ser desenvolvido na formação de futuros profissionais, pois se trata de algo muitoimportante. Uma informação sigilosa á algo que nos é confiado e cuja preservação de silêncio é obrigatória. Revelar detalhes ou mesmo frívola ocorrência dos locais de trabalho, em geral,nada interessa a terceiros e ainda existe o agravante de que planos e projetos deuma empresa que os concebeu tenha tido oportunidade de lançá-los.Documentos, registros contábeis, planos de marketing, pesquisas científicas,hábitos pessoais, dentre outros, devem ser mantidos em sigilo e sua revelação pode representar sérios problemas para a empresa ou para os clientes do profissional.
Competência:
Competência, sob o ponto de vista funcional, é o exercício de conhecimento deforma adequada e persistente a um trabalho ou profissão. Devemos buscá-la
Cetep CaxiasApostila de Depilação13
 
sempre. “A função de um citarista é tocar cítara, e a de um bom citarista é tocá-la bem.” (ARISTÓTELES, P24).É extrema importância a busca da competência profissional em qualquer área deatuação. Recursos humanos devem ser incentivados a buscar sua competência emaestria através do aprimoramento contínuo de suas habilidades econhecimentos.O conhecimento da ciência, da tecnologia, das técnicas e práticas profissionais é pré-requisito para a prestação de serviços de boa qualidade. Nem sempre é possível acumular todo conhecimento exigido por determinação por determinada tarefa, mas é necessário que se tenha a postura ética de recusaserviços quando não se tem a devida capacitação para executá-lo.Pacientes que morrem ou ficam aleijados por incompetência médica, causas quesão perdidas pela incompetência de advogados, prédios que desabam por errosde cálculos em engenharia, são apenas alguns exemplos de quanto se deveinvestir na busca da competência.
Prudência:
Todo trabalho, para ser executado, exige muitas segurança.A prudência, fazendo com que o profissional analisa situações complexas edifíceis com mais facilidade e de forma mais profunda e minuciosa, contribui para a maior segurança, principalmente das decisões a serem tomadas a prudência é indispensável nos casos de decisões sérias e graves, pois evita os julgamentos e as lutas ou discussões inúteis.
Coragem:
Todo profissional precisa ter coragem, pois ‘o homem que evita e teme a tudo,não enfrenta coisa alguma, torna-se um covarde’(ARISTÓTELES, p.37). Acoragem nos ajuda a reagir ás critica, quando injustas, e a nos defender dignamente quando estamos cônscios de nosso dever. Ajuda-nos a não ter medode defender a verdade e a justiça, principalmente quando estas forem de realinteresse para outrem ou para o bem comum. Temos que ter coragem para tomar decisões, indispensáveis e importantes, ara a eficiência do trabalho, sem levar em conta possíveis atitudes ou atos de desagrado dos chefes ou colegas.
Cetep CaxiasApostila de Depilação14
 
Perseverança:
Qualidades difícil de ser encontrada, mas necessária, pois todo trabalho estásujeito a incompreensões, insucessos e fracassos que precisam ser superados, prosseguindo o profissional em seu trabalho, sem entregar-se a decepções oumágoas. É louvável a perseverança dos profissionais que precisam enfrentar os problemas do subdesenvolvimento.
Compreensão:
 Qualidade que ajuda muito um profissional, porque é bem aceito pelos que deledependem, em termos de trabalho, facilitando a aproximação e o diálogo, tãoimportante no relacionamento profissional.É bom, porém não confundir compreensão com fraqueza, para que o profissionalnão se deixe levar por opiniões ou atitudes, nem sempre, válidas para eficiênciado seu trabalho, para que não se percam os verdadeiros objetivos a seremalcançados pela profissão.Vê-se que a compreensão precisa ser condicionada, muita vezes, pela prudênciade uma atividade profissional, dependendo de ser conveniente dosada.
Humildade:
O profissional precisa ter humildade suficiente para admitir que não é dono daverdade e que o bom senso e a inteligência são propriedade de um grandenúmero de pessoas.Representa a auto-análise que todo profissional deve praticar em função de suaatividade profissional, a fim de reconhecer melhor suas limitações, buscando acolaboração de outros profissionais mais capazes, se tiver esta necessidade,dispor-se a aprender coisas novas, numa busca constante de aperfeiçoamento.Humildade é qualidade que carece de melhor interpretação, dada a suaimportância, pois muitos a confundem com subserviência, dependência? Quasesempre lhe é atribuídos um depreciativo. Como exemplo, ouve-sefreqüentemente, a respeito determinadas pessoas, frases com estas: Fulano émuito humilde, coitado!Muito simples! Humildade está significando nestas frases pessoas carente quequalquer coisa, dependente e até infeliz.Conceito errôneo que precisa ser superado, para que humildade adquiradefinitivamente a sua autenticidade.
Cetep CaxiasApostila de Depilação15
 
Imparcialidade:

É uma qualidade tão importante que assume as características do dever, pois se destina a se contrapor aos preceitos, a agir contra os mitos (em nossa época dinheiro, técnica, sexo...), a defender os verdadeiros valores sociais e éticos, assumindo principalmente uma posição justa nas situações que terá que enfrentar. Para ser justos é preciso ser imparcial, logo a justiça depende muito da imparcialidade.

Otimismo:

Em face das perspectivas das sociedades modernas, o profissional precisa e deve  ser otimista, para acreditar na capacidade de realização das pessoa humana, no poder do desenvolvimento, enfrentando o futuro com energia e bom- humor.



Referência: Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/44506421/apostila-de-depilacao Acesso em: 28/05/2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário