A BELEZA em si é fundamental! Sendo do CORPO ou da ALMA, vai depender de quem a vê. O ideal é que o conjunto da obra seja o complemento tanto do corpo como da alma, já que a BELEZA DO CORPO é passageira, enquanto que a BELEZA DA ALMA se estende além da matéria. A BELEZA vem de dentro para fora, mesmo que alguns procedimentos sejam esternos, mas é internamente que vem a satisfação da BELEZA, fazendo com que uma dependa da outra.

domingo, 17 de junho de 2012

Alimentos Afrodisíacos
















Existem diversos alimentos que supostamente agem como afrodisíacos. Alguns são assim considerados pelo seu formato sugestivo, outros pelo seu aroma, e outros ainda tem uma base química para seus efeitos na libido. A lista é grande: ostras, chocolate, morangos com creme, uma taça de champagne ou vinho, pinhão, amendoim, especiarias como manjericão, cardamomo, pimenta, gengibre, noz moscada, alho, aniz e alcaçuz, banana, aspargos, abacate, figos, semente de abóbora, pimenta, e outros mais.


Afrodisíacos – os 10 mais:


1 – Chocolate – sempre foi associado ao romance. É originário das florestas tropicais sul-americanas. Os maias veneravam o cacaueiro e chamavam o cacau de “alimento dos deuses”. Diz a lenda que o imperador asteca Montezuma bebia 50 taças de chocolate todo dia para melhorar sua capacidade sexual – haja chocolate!!! As pesquisas científicas mostraram que Montezuma sabia das coisas, pois o chocolate contém feniletilamina e serotonina, duas substâncias químicas que causam bem-estar. Elas ocorrem naturalmente no corpo e são liberadas pelo cérebro quando estamos felizes ou apaixonados. Pesquisadores do Instituto de Neurociência em San Diego, Califórnia, descobriram que o chocolate contem um neurotransmissor chamado anandamida, que se liga a receptores canabinóides no cérebro, causando certa euforia, que poderia estimular a libido. E mais, o cacau também contem metilxantina, uma substancia que torna a pele mais sensível ao toque. Prefira sempre o chocolate escuro, mais rico no precioso cacau. Não exagere, olhe as calorias! 15 a 20 gramas de chocolate são suficientes.


2 – Ostras – são ricas em zinco, um mineral ligado à produção de testosterona. Pesquisas recentes mostraram que ostras (e também mexilhões e mariscos) contêm ácido aspártico e NMDA (N-metil-D-aspartato), dois compostos que propiciam a liberação de dopamina, com o consequente aumento do nível de hormônios sexuais como a testosterona e o estrogênio. Mais hormônios, mais disposição para namorar.


3 – Melancia – é rica em citrulina, um aminoácido que melhora o fluxo de sangue, pois relaxa os vasos sanguíneos, produzindo um efeito similar ao de drogas como o sildenafil (Viagra), e o resultado é um incremento da quantidade de sangue nos órgãos genitais, com o consequente aumento do desejo. A citrulina é mais concentrada na parte branca da melancia, mas, ainda assim, tem o suficiente na deliciosa polpa vermelha.


4 – Aipo – apesar de não parecer um alimento que esteja ligado à libido, contem androstenona e androstenol, dois feromônios liberados no suor, e que contribuem para o interesse sexual. Tem pouquíssimas calorias e pode ser consumido à vontade, cru na salada ou batido em sucos. Experimente suco de melancia com aipo, é uma delícia, e funciona.


5 – Bebida alcoólica – em pequena quantidade diminui a inibição e aumenta a disponibilidade para o ato sexual, mas se exagerar na dose o efeito é contrário, podendo perturbar a capacidade de ereção do homem. O álcool também produz uma vasodilatação com aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, traduzindo em mais desejo. Uma ou duas taças de vinho já são suficientes para estimular a libido.


6 – Especiarias e ervas aromáticas (baunilha, canela, manjericão, cardamomo, gengibre, noz moscada, aniz e alcaçuz) – estimulam o cérebro através de seus óleos essenciais, com o aroma característico de cada um. De modo geral as especiarias agem ativando a circulação sanguínea, e portanto podem melhorar o fluxo de sangue e a irrigação dos órgãos genitais. Em uma pesquisa realizada em Chicago, no Smell and Taste Treatment and Research Foundation, foi estudado como aromas distintos estimulavam a excitação sexual, e o aroma do alcaçuz aumentou em 13% o fluxo sangüíneo para o pênis.


7- Ovos – são ricos em vitaminas do complexo B, principalmente B5 e B6, que ajudam a equilibrar os hormônios e a reduzir o stress, dois fatores importantíssimos na libido. Além disso, o colesterol presente na gema é precursor na produção de hormônios sexuais. Ovinhos de codorna são uma excelente opção.


8 – Amêndoas (e outras nozes) – são uma grande fonte de ácidos graxos essenciais, uma das matérias primas para a produção de hormônios sexuais. Elas também são ricas em arginina, um aminoácido que melhora o fluxo de sangue nos órgãos sexuais. O aroma das amêndoas, através de seus óleos essenciais, também é reconhecido como afrodisíaco, principalmente para as mulheres.


9 – Pimenta vermelha – em suas diversas variedades mais ou menos ardidas, é rica em capsaicina, uma substancia que aumenta o fluxo sanguíneo, libera endorfinas pró-libido e aumenta a temperatura corporal. Ela também tem uma ação local direta nos genitais, aumentando a sensibilidade. Se você não gosta do ardido, experimente a pimenta de cheiro, bem suave.


10 – Aveia – é um cereal conhecido por melhorar o desempenho sexual. Seu modo de ação é através da liberação da testosterona, que normalmente circula no corpo ligada a uma proteína. Quando a testosterona está ligada, ela não tem ação no corpo. Na sua forma livre ela se acopla aos receptores e estimula o desejo e a libido. Muitos pensam que só os homens tem testosterona, mas o desejo sexual das mulheres também depende deste hormônio.





Autor(a): Dra. Tamara Mazaracki


Referência: Disponível em: http://www.buscasaude.com.br/materias-nutricao/alimentos-afrodisiacos/ Acesso em: 17/06/2012










Nenhum comentário:

Postar um comentário